Marta Avancini na UFMG: o jornalismo de educação na era da desinformação

A editora-pública da JEDUCA estará na Fafich no próximo dia 02 de outubro

Como cobrir as pautas da educação em meio a democracias fragilizadas, fake news e um fluxo informacional cada dia mais intenso? O que é o jornalismo de educação e que lugar ele tem ocupado na mídia e na imprensa?

Essas e outras questões serão o ponto de partida da conferência O jornalismo de educação na era da desinformação no dia 02 de outubro. Na ocasião, o Observatório da Comunicação Pública da Ciência recebe a jornalista Marta Avancini para falar sobre o tema. Marta já foi repórter, editora e correspondente internacional, além de ser mestre em História pela Unicamp. Hoje, a jornalista é editora pública da Associação de Jornalistas em Educação (JEDUCA).

Ancorada em duas pesquisas recentes – Análise da educação na mídia 2016-2017 (ANDI/Unesco) e Cobertura jornalística sobre educação: como impacta o público? (Rede Conhecimento Social) -, um levantamento quantitativo feito pelo Datafolha e discussões realizadas no último Congresso da JEDUCA, Marta Avancini trará reflexões sobre o cenário contemporâneo da cobertura de educação. A era da desinformação, os desafios de se fazer jornalismo hoje e o lugar da pauta da educação em meio ao governo Bolsonaro serão pontos importantes para a conferência.

A conferência O jornalismo de educação na era da desinformação acontece no dia 02 de outubro, quarta-feira, às 10h no Auditório Sônia Viegas. O Auditório da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FAFICH) fica no térreo e é acessível pela Faculdade de Letras. 

Mais informações podem ser solicitadas no email observatoriopensar@gmail.com.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *