Gestão de risco na Pandemia: Gênero e Práticas Sexuais

O Pensar ao vivo da próxima quarta-feira, 28 de julho, tem como tema “Gestão de risco na Pandemia: Gênero e Práticas Sexuais“.  A live, que acontece às 17h, no canal do Youtube do Pensar a Educação, Pensar o Brasil traz os resultados parciais do projeto de pesquisa SEXVID, organizada por diversas instituições e grupos de pesquisa em todo o país, incluindo o Núcleo de Direitos Humanos e Cidadania LGBT (NUH), da UFMG.

A pesquisa foi realizada no contexto global de pandemia da COVID-19 e tem por objetivo investigar a gestão de risco envolvendo as práticas sexuais desde a declaração pela OMS do estado pandêmico que perdura até os dias atuais. O projeto SEXVID visa compreender as mudanças que o distanciamento social (uma das medidas mais eficazes para a contenção da COVID-19) causou nas experiências, hábitos e narrativas relacionadas a sexualidade em diferentes grupos sociais.

Conheça os convidados e as convidadas:

Paula Sandrine Machado (UFRGS) é graduada em Psicologia, Doutora em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora do Departamento de Psicologia Social e Institucional do Instituto de Psicologia da UFRGS e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional (PPGPSI/UFRGS) e Antropologia Social (PPGAS/UFRGS). Coordenadora adjunta do Núcleo de Pesquisa em Sexualidade e Relações de Gênero (NUPSEX/UFRGS) e do Centro de Referência em Direitos Humanos: Relações de Gênero, Diversidade Sexual e Raça (CRDH/UFRGS).

Marco Aurélio Máximo Prado (FAFICH/UFMG) tem pós-Doutorado na Universidade de Massachusetts/Amherst. Doutor em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professor junto ao Programa de Pós-Graduação em Psicologia e coordenador do Núcleo de Direitos Humanos e Cidadania LGBT (NUH/UFMG). Membro da Comissão de Direitos Humanos do Conselho Federal de Psicologia (2014/2015).

Anna Paula Vencato (FAE/UFMG) é doutora em Antropologia pelo PPGSA/UFRJ, mestre em Antropologia Social pelo PPGAS/UFSC e licenciada em Pedagogia pela FAED/UDESC. Professora Adjunta da FaE – UFMG. Coordenadora do Grupo de Pesquisa “Gênero, sexualidades, socialidades e subjetivações” da FaE/UFMG. Membro do Comitê Deficiência e Acessibilidade e do Comitê Gênero e Sexualidade da Associação Brasileira de Antropologia.

A mediação fica por conta de João Victor Oliveira, mestrando em História pela UFMG e professor de História da Rede Estadual de Educação de Minas Gerais, nos níveis fundamental e médio. Ele também é coordenador executivo do Programa “Pensar a Educação, Pensar o Brasil (1822-2022)”.

A Live “Gestão de risco na Pandemia: Gênero e Práticas Sexuais” será no dia 28 de julho, às 17h, no canal do Pensar a Educação Pensar o Brasil do YouTube (www.youtube.com/pensaredu). Haverá emissão de certificados para os participantes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *