Edição 264

EDITORIAL

Paraisópolis e PISA: mais do mesmo, tudo junto e misturado

Esta semana, duas tragédias chamaram a atenção da mídia e da sociedade brasileira: o massacre de jovens negros brasileiros e os resultados do PISA divulgados internacionalmente. São acontecimentos diferentes em quase tudo, mas cujo entrelaçamento mostra muito profundamente o que é o país que nossas elites políticas e empresariais insistem em construir e perpetuar por aqui.

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NAS ONDAS DA EDUCAÇÃO
No programa de rádio do dia 09 de dezembro, vamos receber a professora e escritora Ivane Perotti para conversar sobre Literatura e arte na escola.

Segunda-feira ainda tem a coluna Pensando Bem e a Agenda da Educação com os principais eventos da semana.

Todas as segundas-feiras, das 20h00 às 22h00, o programa Pensar a Educação, Pensar o Brasil vai ao ar pela Rádio UFMG Educativa 104,5 FM.

ENTREVISTA
Mudanças no Ensino Médio em Minas Gerais: Sociologia e Filosofia em questão – Kelson Bueno
O programa de rádio Pensar a Educação, Pensar o Brasil do dia 02 de dezembro conversou com o professor da rede estadual de Minas Gerais sobre as mudanças no percurso curricular do Ensino Médio no Estado.

EDUCAÇÃO EM DEBATE
Lembranças dos direitos – Francisco de Sousa Coelho – EXCLUSIVO
Talvez o cansaço do corpo ou a saudade do tempo onde preocupações fossem menos relevante, traz a paz de um tempo passado em sonhado presente e incerto futuro.

Poderia ser um dia para comemoração, mas terá de ser de luta! – Romerito Costa Nascimento – EXCLUSIVO
O dia 3 de dezembro de 2019, dia internacional da pessoa com deficiência, mais do que nunca, é um dia para recordarmos a luta e para continuarmos lutando.

Economia popular solidária – Eugênio Magno – EXCLUSIVO
Para ampliar a capacidade política e de articulação dos setores populares na esfera econômica, estão sendo criadas diversas redes de solidariedade.

A legitimidade das escolas cívico-militares I – Antonio Carlos Will Ludwig – EXCLUSIVO
Por sua vez, as escolas cívico-militares revelam a existência de uma militarização do ensino incidente nas escolas públicas  da educação fundamental e média.

O bairro como laboratório pedagógico: percepção das políticas públicas enquanto agentes de presença/ausência do Estado – Vagner Luciano de Andrade – EXCLUSIVO
Educar, sem política, é preparar seres para serem marionetes do sistema perverso e escravista.

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SESSÃO ESPECIAL – PISA
Pisa: culpa do Paulo Freire? – Tiago Tristão Artero – EXCLUSIVO
Sabemos que estes argumentos têm ganhado espaço nas discussões relativas

PISA: muita importância para uma avaliação questionável – Rodrigo Ratier
Não há dúvida de que a educação brasileira segue patinando. Mas tirar essa conclusão apenas pelos resultados do PISA é questionável.

Daniel Cara sobre Pisa: a escola pública tira leite de pedra, mas não dá para fazer milagre – Brasil 247
Na visão do educador, investimentos em educação pública e cumprimento de leis estratégicas são passos fundamentais para avançar nos indicadores apontados no ranking.

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CONVITE À LEITURA
Para pensar a educação com Bourdieu – Maria das Dores Daros – EXCLUSIVO
O livro foi lançado pela editora da UFSC em agosto e os artigos que compõem a obra foram traduzidos por integrantes do Laboratório de Pesquisas Sociológicas Pierre Bourdieu (LAPSB/UFSC)

EDUCAÇÃO E DIREITOS HUMANOS
Uma reflexão sobre os/as defensores de direitos humanos – Manuela Abreu Corradi – EXCLUSIVO
Os(as) defensores(as) de direitos humanos são pessoas ativas, que atuam em diferentes partes do mundo, buscando promover e proteger os direitos humanos, nos mais diferentes contextos.

ENTREMEMÓRIAS
A professora Maria do Carmo – Laís Patrocínio – EXCLUSIVO
Mas nenhuma outra figura causou efeito parecido em minha vida como ela, minha professora da 3ª série, no final dos anos 90.

LIVRE EXPRESSÃO
A gente se escreve – Ivane Laurete Perotti – EXCLUSIVO
Queria saber quem a escrevera. Como a escrevera ali, tão grande e profunda. E o que a pessoa queria dizer? Só uma palavra.

PESQUISA EDUCACIONAL
CEDOC – Pesquisa e memória – Matheus Phillip – EXCLUSIVO
O Centro de Documentação e Memória (CEDOC) possui, sob sua guarda, fontes documentais que subsidiam os estudos e as pesquisas referentes à educação, à formação docente e à história e memória da Faculdade de Educação.

CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Pesquisadores comentam as ameaças ao programa brasileiro de HIV/aids – Agência Fiocruz
Segundo historiadores, para que os avanços das últimas décadas não sejam perdidos as políticas voltadas para o combate ao HIV/aids devem ser encaradas como de Estado e não de governo.

Governistas articulam na Câmara fusão de Capes e CNPq, mas Maia rejeita proposta – Andréia Sadi (via G1)
Se a proposta for enviada via MP, o texto precisa ser aprovado pela Câmara e pelo Senado em até 120 dias após a sua edição pelo Executivo. Caso contrário, perde a validade.

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EDUCAÇÃO PELO BRASIL
Já está disponível o resultado da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas – EBC
Todos os alunos medalhistas serão convidados a participar do Programa de Iniciação Científica, do Instituto de Matemática Pura Aplicada, como incentivo e promoção do desenvolvimento acadêmico dos participantes.

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​AMÉRICA LATINA
Pruebas PISA: todo sigue igual – Guillermo Jaim Etcheverry (via Clarin) – Argentina
Confiemos en que estos datos resulten de utilidad para tratar de encaminar la maltrecha educación argentina.

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​PENSAR INDICA
Agência Lupa se aliou a outras oito plataformas de checagem da América Latina para verificar desinformação sobre educação sexual na região. As informações erradas mais difundidas na América Latina a respeito do tema são que a educação sexual promove a homossexualidade e o aborto e que incentiva condutas inapropriadas entre as crianças.

INDICAÇÃO DO LEITOR
Priscilla Bahiense – Com o objetivo de promover atualização em ciências da natureza mediante as demandas da BNCC, estão abertas as matrículas para o curso Ciências e as Pedagogas.

Antonio Carlos Will Ludwig – O livro Reforma Do Ensino Médio e a Formação para a Cidadania, lançado pela Pontes Editora, trata da formação para o exercício da cidadania no ensino médio segundo as diretrizes curriculares da última reforma.

OPINIÃO DO LEITOR
Eudasio Cavalcante Melo em 05/12/2019, em resposta a João em 01/12/2019 – (EDUCAÇÃO EM DEBATE – Edição 261 – 14/11/2019 – O Brasil que nega seus intelectuais)
Caro João, gostaria de sugerir que conhecesse melhor o pensamento de Paulo Freire, para que possas construir uma ideia mais condizente com o que realmente este grande educador fez e representa para a educação no Brasil.
Abraços

Cesar em 04/12/2019 – (EDUCAÇÃO EM DEBATE – Edição 254 – 27/09/2019 – Educação moral e cívica – triste memória)
Quer dizer que alunos aprendendo sobre civismo e respeito ao próximo é uma “triste lembrança”? Bom é aluno fazendo sexo na sala de aula, usando drogas e batendo no professor, não é mesmo, seus esquerdistas filhos da puta?

Tiago Tristão Artero em 06/12/2019, em resposta a Luís André em 03/12/2019 – (EDUCAÇÃO EM DEBATE –  Edição 068 – 28/11/2014 – Professor: até que ponto contribui para a decadência do ensino no Brasil?)

Saudações, obrigado por comentar.
Vamos elencar alguns pontos sobre o comentário.

Luís André em 03/12/2019 – (EDUCAÇÃO EM DEBATE – Edição 068 – 28/11/2014 – Professor: até que ponto contribui para a decadência do ensino no Brasil?)

Bom dia!
Isso é um trabalho de décadas de descaso e doutrinação de “artistas”, “intelectuais” e políticos. Os “artistas” elogiam a ignorância e a sexualidade com músicas atacam a língua portuguesa e elogiando a sexualidade.

João em 01/12/2019 – (EDUCAÇÃO EM DEBATE – Edição 261 – 14/11/2019 – O Brasil que nega seus intelectuais)
Paulo freire uma bosta! Por isso nossa educação tá entre as piores.

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TIRINHA
Gilmar