Edição 262

EDITORIAL

FORA WEINTRAUB!

Em alguns dos seus discursos, o Presidente Jair Bolsonaro disse que o seu governo não veio construir nada, mas destruir tudo. E, de fato, não se pode dizer, infelizmente, que ele estava mentindo: diuturnamente, as práticas de destruição têm sido a tônica de seu governo.

Leia mais.

XIII SEMINÁRIO ANUAL – EDUCAÇÃO NO BRASIL: TRADIÇÕES DEMOCRÁTICAS

Educação Democrática: a luta constante pela democratização da escola
No dia 28 de novembro, o professor Fernando Penna (UFF) vem à Belo Horizonte para discutir a Educação Democrática como bandeira política e como campo de pesquisa.

NAS ONDAS DA EDUCAÇÃO
No programa de rádio do dia 25 de novembro vamos conversar sobre o projeto Escola Sem Partido em Belo Horizonte, também conhecido como Lei da Mordaça. Para isso vamos receber representantes do Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Rede Pública Municipal de Belo Horizonte.

Segunda-feira ainda tem a Sessão Especial Ciência e Tecnologia, a coluna Pensando Bem e a Agenda da Educação com os principais eventos da semana.

Todas as segundas-feiras, das 20h00 às 22h00, o programa Pensar a Educação, Pensar o Brasil vai ao ar pela Rádio UFMG Educativa 104,5 FM.

ENTREVISTA
Em defesa da Ciência e Tecnologia em Minas Gerais – Luciano Mendes de Faria Filho, Zélia Profeta e Andre Ricardo Massensini.
O programa de rádio Pensar a Educação, Pensar o Brasil do dia 18 de novembro conversou sobre as mobilizações em defesa da Ciência e Tecnologia em Minas Gerais.

EDUCAÇÃO EM DEBATE
Livro e filmes sobre Educação do Campo – Eugênio Magno – EXCLUSIVO
São olhares diferenciados, tangenciando várias dimensões.

Corpos que já não podem falar – Alexandre Fernandez Vaz – EXCLUSIVO
Durante todo o percurso sentíamos um cheiro forte que emanava do tal líquido e com o qual não pudemos nos acostumar.

Observar para absorver o mundo: A Filosofia como forma de leitura e apropriação da sociedade – Vagner Luciano de Andrade – EXCLUSIVO
Num delicado momento, onde o discurso de ódio se tornou o irmão gêmeo da liberdade de expressão, urge aos licenciados e professores, em especial aos filósofos pensar a Filosofia, como mecanismo de complementar, e completar a formação democrática dos indivíduos.

Dia da consciência humana: a mentira de quem não conhece a luta do povo negro, do mestre Moa do Katendê – Tiago Tristão Artero – EXCLUSIVO
E não estamos bem, do ponto de vista social, vivemos genocídios cotidianos.

O ministro da Educação não gosta de educação – CBN
É muito triste, este talvez seja o pior ministro da história da República, comenta Fernando Abrucio. Ele também fala sobre o projeto de criação de um canal de denúncias contra professores, proposto pela ministra Damares Alves. Qual vai ser o clima nas escolas? Pessoas evitando o diálogo, avalia.

Fechamento de turmas nas escolas de Minas Gerais – Denise Romano
Na coluna desta semana a coordenadora do SindiUTE-Minas denuncia o plano de Atendimento do governo Zema e relata a situação de fechamento de turmas, turnos e salas em todo o estado.

Declarações do ministro da Educação sobre as universidades federais – ANDIFES
O ministro da educação do Brasil, Abraham Weintraub, parece nutrir ódio pelas universidades federais brasileiras.

Leia mais.

CONVITE À LEITURA
A morte é viver debaixo das botas dos outros – Antônio Eustáquio de Oliveira Fam e Vagner Francisco Martelo – EXCLUSIVO
Se estas histórias não forem contadas nas escolas, não forem retratadas nos filmes e peças teatrais, se elas não estiverem nos livros didáticos e na lei que deveria servir ao povo, com certeza vai resistir nas canções de roda da capoeira, no “boca a boca” do povo.

ENTREMEMÓRIAS
Sobre a boniteza de ser professor – Júlio Emílio Diniz Pereira – EXCLUSIVO
Exigiam que seus filhos tivessem bons professores, mas não queriam que seus filhos se tornassem professores.

LIVRE EXPRESSÃO
Didática da violência – parte II – Ivane Laurete Perotti – EXCLUSIVO
Neste dia, por razões apenas suas, Tina compareceu à aula. A mesma mochila vazia, ausente do conhecido caderno.

PESQUISA EDUCACIONAL
Interações Químicas – Matheus Philipp – EXCLUSIVO
O projeto de extensão “Interações Químicas” busca em uma maior articulação entre a universidade e as escolas.

CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Seminário Ciência, Tecnologia e Inovação para o desenvolvimento econômico e social de Minas Gerais: algumas reflexões – Dilza Porto Gonçalves – EXCLUSIVO
Organizou-se um Seminário para a discussão de propostas e elaboração de um Plano de Ciência, Tecnologia e Inovação para o desenvolvimento econômico e social de Minas Gerais.

Instituições de ciência se reúnem para planejar calendário de lutas contra o desmonte da Ciência e em defesa da educação – Fiocruz Minas (via APUBH)
A ideia deste encontro é planejar as atividades do próximo ano, de forma a pensar em estruturas comuns de ações em ciência e tecnologia, com o intuito de potencializar os recursos e criar condições de termos visibilidade regional.

Leia mais.

EDUCAÇÃO PELO BRASIL
A universidade, a ciência e o combate ao racismo – Nexo
A diversidade de mentes, culturas e experiências é o caminho mais rápido para chegarmos às respostas para os desafios gigantescos que a humanidade enfrenta

Leia mais.

​AMÉRICA LATINA
La ciencia alza su voz ante las elecciones en Uruguay – SicDevNet
Dos semanas antes de las elecciones nacionales en Uruguay, la comunidad científica realizó varias acciones públicas para lograr que la investigación tenga un lugar más destacado en los planes de gobierno de quien resulte electo presidente el 24 de noviembre.

Leia mais.

​PENSAR INDICA
Um dos cursos mais procurados da EaD Freiriana, do Instituto Paulo Freire, em 2019, teve como resultado o e-book produzido com artigos e projetos de intervenção de 75 autores e autoras. O livro “Paulo Freire em tempos de fake news” analisa, sob diferentes pontos de vista, as fake news em relação ao pensamento, à obra e até mesmo à pessoa de Paulo Freire. O livro está disponível para download gratuitamente.

INDICAÇÃO DO LEITOR
Yolanda Assunção – O Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação Infantil e Infâncias, convida para o debate “Educação, Infância e Interseccionalidade” com a Profª Anete Abramowicz da USP dia 29 de novembro na Faculdade de Educação/UFMG.

Analise Silva – O Núcleo de Educação de Jovens e Adultos: pesquisa e formação FaE/UFMG convida para o lançamento do Caderno Pedagógico Gênero na EJA no dia 29 de novembro, às 19h, na Faculdade de Educação da UFMG.

TIRINHA
Armandinho