ED Nº 143 – 04/11/2016

Blog Pensar a Educação

Em mais uma semana em que muito se discute as medidas de cortes adotadas pelo Governo Federal, o Blog do Pensar continua a compartilhar debates e opiniões sobre o assunto. Exemplo disso é o texto da professora da UFMG, Renata Aspis, sobre minorias, territórios e a forma como as ocupações são determinantes neste momento. O Blog divulgou, ainda, uma nota elaborada pelo Observatório da Juventude da UFMG em apoio aos estudantes do Colégio Estadual Central e das ocupações das escolas mineiras. E para encerrar, o professor Luciano Mendes de Faria Filho publicou um apelo à sociedade internacional contra a tortura de estudantes brasileiros. O texto, que pode ser lido em português, inglês e espanhol, denuncia a autorização do uso de tortura como forma de combater as ocupações.

Educação e Catolicismo, tema da nova edição do Pensar a Educação em Revista – Evelyn de Almeida Orlando e Alexandra Lima da Silva – EXCLUSIVO

Acaba de ser lançado mais um número do periódico de revisão bibliográfica Pensar a Educação em Revista sobre o tema Educação e Catolicismo. Este número nos provoca a refletir sobre a presença da Igreja Católica na educação brasileira e seus desdobramentos nos processos de escolarização da sociedade em diferentes momentos da história.

Um poder legislativo sem ideologia nem convicção – Dalvit Greiner – EXCLUSIVO

Comecemos pelo lado que considero positivo: a eleição de quatro mulheres vereadoras. Sai uma totalmente alinhada com a direita e entram duas mulheres de esquerda, Áurea Carolina e Cida Falabella, ambas do PSOL. Isso é muito bom, porém significa uma luta bastante renhida contra 37 machos num espaço que deveria ser, no mínimo, meio a meio.

Parceria Universidade-Escola Básica: Olhares sobre a Educação Infantil – Isabel de Oliveira e Silva

Ao nos associarmos a esse projeto, tínhamos em vista o fortalecimento de ações que já vinham sendo desenvolvidas naquele território e, em especial, nas UMEIs Grajaú e Silva Lobo. E esse fortalecimento ocorreu naquilo que é competência e dever da universidade: construir conhecimentos sobre a realidade com compromisso com a transformação da realidade e com a construção de uma sociedade mais justa.

“As expectativas para a prefeitura de Alexandre Kalil” – Educação em Pauta – Luciano Mendes de Faria Filho

A eleição do empresário Alexandre Kalil para a prefeitura de belo Horizonte deixa algumas dúvidas sobre o futuro da educação na capital mineira. Em conversa com o Jornalista Vinicius Luiz, o professor Luciano Mendes avalia as propostas feitas durante a campanha do então candidato do PHS. A coluna foi ao ar no Jornal UFMG do dia 31 de outubro pela Rádio UFMG Educativa .

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *