ED Nº 139 – 07/10/2016

Blog Pensar a Educação

O Blog do Pensar a Educação continua a debater a reforma do Ensino Médio imposta por Medida Provisória. Sobre isso, o Blog traz uma discussão sobre o  tom catequético dos documentos enviados pela Equipe do MEC aos responsáveis, nos Estados, por interpretar e operacionalizar as determinações da MP do Ensino Médio em seus respectivos sistemas de ensino. Além disso, compartilhamos o  Posicionamento da Associação Brasileira de Currículo sobre a Medida Provisória 746/2016 sobre o ensino médio.  

Uma refutação ao projeto Escola Sem Partido (Parte II) – Matheus da Cruz e Zica – EXCLUSIVO

Defender ideias pautadas nas nobres garantias de um destino comum satisfatório da comunidade passa necessariamente por participar de manifestações, atos públicos e passeatas. Portanto, podemos afirmar com toda segurança que essa cláusula é apolitizante e antidemocrática.

Meu candidato perdeu, porque o povo é burro! – Dalvit Greiner – EXCLUSIVO

Se meu candidato ganha, completou-se a Festa da Democracia. Ficamos felizes e contentes. Vamos para a Rua Facebook – o nosso espaço público atual – e fazemos a maior festa. Então, o povo que nos ajudou a eleger o candidato da minha preferência, que é sempre progressista, é um povo inteligente, ordeiro, sabe o que é e dá valor à Democracia. Caso contrário…

Um fisiologismo descarado – Wojciech Andrzej Kulesza – EXCLUSIVO

O fato da reforma se realizar no âmbito da educação não implica que seus pressupostos principais, ou mesmo suas motivações, se inspirem ou dependam de proposições advindas do campo das ciências da educação, ou seja, geralmente a autoridade proponente não é educacional.

De qual Educação Física estamos falando? – Aleluia Heringer Lisboa – EXCLUSIVO

O ensino do esporte educacional na escola demanda outra lógica na organização e implementação das aulas. É conduzido por um professor que passou por uma licenciatura, daí, falar-se em professor (autorizado pelo MEC) e não técnico; estudante e não atleta. Trabalha-se na escola com grupos heterogêneos, com espaços escolares (e não oficiais), o que requer, muitas vezes, a necessidade de adaptar as regras e espaços para atender a todos.

O IDEB e a realidade do Estado do Ceará: o exemplo de Sobral – Pergentina Parente Jardim e Virginia Pereira da Silva de Ávila – EXCLUSIVO

Em setembro de 2016, com a divulgação dos resultados do IDEB, Índice de Desenvolvimento da Educação Brasileira, nossos olhos se voltaram para a terra de excelentes humoristas, cantores, intelectuais e poetas. Esse índice é calculado com base na taxa de rendimento escolar (aprovação e evasão) e no desempenho dos alunos no SAEB (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica) e na Prova Brasil.

“As lições no pleito de BH”  – Educação em Pauta – Luciano Mendes de Faria Filho

Eleições de BH deixam uma lição de educação cívica para os moradores. Na conversa com o Jornalista Vinicius Luiz, o professor Luciano Mendes avalia que a educação infantil será o maior desafio para novo prefeito da cidade. A coluna foi ao ar no Jornal UFMG do dia 03 de outubro pela Rádio UFMG Educativa .

“PEC 241” – Pensando Bem Beatriz Cerqueira

Esta semana Beatriz Cerqueira continua a discutir a Proposta de Emenda à Constituição número 241 de 2016. A proposta faz parte de um pacote de reajustes fiscal e prevê, entre outras coisas, a flexibilização da verba destinada à saúde e educação. A presidente do SIND-UTE comenta sobre os impactos da proposta para os trabalhadores da Educação.

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