ED Nº 135 – 09/09/2016

Ano 4 – Nº 135 / sexta-feira, 9 de setembro de 2016 

Blog Pensar a Educação

O Blog do Pensar trouxe, durante essa semana, quatro textos que apresentam reflexões sobre os impactos do Golpe sobre a educação e a democracia no Brasil. O doloroso artigo: Estamos de luto, nos traz os argumentos pelos quais nosso jornal está de luto frente ao Golpe.  No artigo O impacto da PEC 241 na Educação, o Prof. Luciano Mendes de Faria Filho reflete sobre a inconstitucionalidade da PEC 241 apontada por Paulo Sena, Assessor Parlamentar da Câmara dos Deputados.  O texto Ciência, Tecnologia e Inovação: um elogio às humanidades fala sobre o lugar das humanidades entre as áreas do conhecimento na atualidade. O texto Ameaça ao PNE e rumos da BNCC, de autoria das professoras Isabel Cristina Alves da Silva Frade e Maria Zélia Versiani Machado, da FaE UFMG, é uma nota de alerta sobre as ameaças ao PNE e sobre os novos rumos da BNCC e foi compartilhado pelo Blog. Há ainda uma breve análise a partir dos dados do Ideb

Série Golpe da coalizão PiG/PBBB no Brasil (2016) em diálogo com O 18 Brumário de Luís Bonarparte (1852) –  O papel do Partido da Imprensa Golpista – Matheus da Cruz e Zica – EXCLUSIVO

Nesse segundo texto pretendemos trazer o foco para outro importante elemento dessa conjuntura: o papel da grande mídia brasileira nos momentos que antecederam o golpe, preparando o terreno mental dos brasileiros, para aceitarem tal procedimento forjando-o como um passo legítimo, inclusive contra toda a também tendenciosa imprensa internacional que nesse caso específico não se atreveu a apoiá-lo.

Dos juízos sobre a irresponsabilidadeAna Luiza Jesus da Costa – EXCLUSIVO

Quero falar de responsabilidade em um registro mais geral, tanto dos governos como da sociedade civil. Se fossemos julgar a falta de responsabilidade vigorosa e vigorante, não apenas pelo que alguns sujeitos fazem, mas pelo que amplos setores da sociedade deixam de fazer, haveria muitas condenações.

Sobre a política: o que pode, afinal, a educação?Marcus Aurelio Taborda de OliveiraEXCLUSIVO

Um dos aspectos que mais tem chamado a atenção nas polarizações atuais diz respeito à agressividade, na melhor das hipóteses, mas até mesmo à sua violência. Não é possível discutir aqui os motivos dessa explosão de ódio, e isso seria tema para uma equipe muldisciplinar de especialistas em comportamento humano ou, talvez, animal.

Família e poder paterno: (des)construindo conceitos em tempos de projeto Escola sem partidoChristian Lindberg L. do NascimentoEXCLUSIVO

O texto constitucional é explícito, em seu artigo 205, quando afirma que a educação é um direito de todos e dever do Estado e da família. Por outro lado, a legislação infraconstitucional faculta, aos pais, o envio de sua prole para a instituição escolar, desde que o jovem cidadão submeta-se aos exames nacionais, com o intuito de ele ascender aos diversos níveis da educação formal. Mesmo com esta normativa, a maioria esmagadora dos pais e/ou responsáveis envia as crianças e adolescentes para a escola, consagrando-a como o espaço mais legítimo para educar alguém.

Mudaram a regra ou mudaram o jogo? Dalvit Greiner – EXCLUSIVO

Se tivéssemos perdido nosso projeto político nas urnas, no voto popular, dentro das regras a Democracia brasileira teria vivido a sua mais brilhante experiência. A troca de projetos pelo desejo do povo, legítimo e soberano detentor do poder necessário para promover suas vontades é o que existe de mais salutar para as instituições de um país que se quer democrático.

89 anos da UFMG– Educação em Pauta – Luciano Mendes de Faria Filho

UFMG faz aniversário em setembro abrindo contagem regressiva para comemoração de nove décadas de história. Na coluna de hoje, o professor Luciano Mendes faz uma análise de como a universidade pode reforçar os laços com Belo Horizonte e região. A entrevista é do jornalista Vinícius Luiz.

“O golpe e seus efeitos” – Pensando Bem – Beatriz Cerqueira

A coluna de Beatriz Cerqueira fala sobre a expectativa para a administração de Michel Temer e seu plano de governo. A coluna Pensando Bem é uma parceria do Pensar a Educação, Pensar o Brasil com o Sind-UTE MG.

 

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