ED Nº 132 – 19/08/2016

Ano 4 – Nº 132 / sexta-feira, 19 de agosto de 2016 

Blog Pensar a Educação

A Educação voltou a sofrer cortes de verbas nos últimos dias e o Blog do Pensar apresenta os desdobramentos para as novas gerações. Com o anúncio de um corte de até 45% das verbas das universidades, o cenário não é dos melhores, uma vez que é esperado o aprofundamento dos desmontes das políticas de Educação e C&T no país. Além disso, o Blog compartilhou a carta da Presidenta eleita, Dilma Rousseff, ao povo brasileiro. Na semana em que o processo de impeachment avança no Senado Federal, a Presidenta enfatiza, entre outras coisas, a necessidade de fortalecimento do Estado Democrático de Direito. 

Individualização dos percursos e currículos-jabuticaba no Ensino Médio – Roberto Rafael Dias da Silva – EXCLUSIVO

Em entrevista recente a uma revista informativa de grande circulação, o ministro da Educação do governo interino de nosso país, declarou que uma de suas principais metas é “trocar o modelo ‘jabuticaba’ por um sistema mais flexível”.

Por que ensinamos o que ensinamos? – Tiago Tristão Artero – EXCLUSIVO

Buscar um sentido para a educação escolar é imprescindível para que se defina qualquer tipo de ação nesta área. Dessa forma, fazer com que o conhecimento trabalhado na escola tenha sentido é algo que desafia educadores e sociedade em busca de uma justificativa para que exista o ensino regular.

O impeachment da Constituição Federal – Dalvit Greiner – EXCLUSIVO

Os últimos acontecimentos vêm deixando claro que o processo de impedimento não é da presidente eleita. É dessa Constituição como um todo: imperfeita como o gênero humano, mas melhor que as demais. A Constituição não está sendo rasgada. Ela vem sofrendo atentados desde que ficou pronta em 1988.

Análise do site do projeto “Escola sem Partido”: notas sobre falta de fundamentos básicos – Giam C. C. Miceli – EXCLUSIVO

Os autores do projeto “Escola sem Partido”, de modo aparentemente proposital, fazem uma confusão entre a “liberdade para ensinar” e a “liberdade para aprender”, ambas previstas na Constituição Federal (Art. 206) e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN – Lei N. 9394/96).

“Olimpiadas e Educação” – Educação em Pauta – Luciano Mendes de Faria Filho 

Mais da metade das escolas públicas brasileiras não oferece quadras esportivas para a inclusão social dos alunos. Faltam ainda programas de incentivo ao esporte de alto rendimento.Em conversa com o jornalista Gustavo Cunha, o professor Luciano Mendes discute a presença do esporte no cenário escolar.

 

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