ED Nº 124 – 03/06/2016

Ano 4 – Nº 124 / sexta-feira, 3 de junho de 2016 

Série Avaliação da Pós-Graduação em Educação  A internacionalização nos interessa – Luciano Mendes de Faria Filho – EXCLUSIVO

O assunto é importante, porque a internacionalização é um dos principais vetores das políticas contemporâneas de C&TI desenvolvidas no Brasil nas últimas décadas. Apesar de não ser uma experiência nova para os pesquisadores brasileiros, a intensidade e o enquadramento propostos para a internacionalização nas atuais políticas não conhecem antecedentes em nossa história acadêmico-científica.

O que devem fazer os professores em tempos de crise?Dalvit GreinerEXCLUSIVO

Estamos vivendo um tempo temeroso, onde a força substitui a lei. Onde a Bancada BBB – boi, bíblia e bala, no Congresso Nacional, pretende encarcerar meninos e meninas. Onde o linchamento físico e verbal campeia solto em nossa sociedade. Onde o clima de guerra civil se instaurou desde as eleições presidenciais de 2014, com uma mídia insuflando a população a novos linchamentos.

Da educação pública e seus defensores (ou o difícil equilíbrio entre ignorância e ideologia) Marcus Aurélio Taborda de Oliveira EXCLUSIVO

Então, se esse país investe tanto tempo e recursos na formação de quadros qualificados para a educação, porque não começar por ouvi-los, ministro? O ministério poderia ter inovado, no sentido democrático, recebendo professores escolares, por exemplo, quem mais entende dos problemas das salas de aula brasileiras, e a quem tecnocratas, políticos e muitos especialistas costumam ignorar. Mas preferiu começar pelo achismo carregado de senso comum, preconceito e agressividade…  

Apontamentos sobre a crise na educação das novas gerações – Elaine Teixeira Pereira – EXCLUSIVO

Uma das crises que vivemos, e que precisa estar em pauta, é a crise da educação. E aqui me refiro não apenas aos mais variados problemas enfrentados diariamente nas/pelas escolas brasileiras, mas à crise na educação falando de forma mais ampla – que ultrapassa o ambiente escolar, mas não o exclui.

“Os novos rumos da Educação” – Educação em Pauta – Luciano Mendes de Faria Filho

Alexandre Frota visita Ministro e apresenta proposta de escola sem partido. Colunista comenta visita e proposta inusitada do ator. O professor Luciano Mendes conversou com o jornalista Vinicius Luiz sobre estas e outras questões em torno do Ministério da Educação.

Nota de esclarecimento e manifestação de posicionamento do comitê assessor e equipe de especialistas que atuaram na elaboração da Base Nacional Comum Curricular

O comitê assessor e a equipe de especialistas que atuaram na produção da primeira e segunda versões da Base Nacional Comum Curricular vêm, por meio desta, prestar alguns esclarecimentos sobre o processo de elaboração da Base e manifestar posicionamento frente a alguns encaminhamentos recentes do debate e reformulação do referido documento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *