ED Nº 091 – 07/08/2015

Ano III – Edição 091 / sexta-feira, 07 de agosto de 2015 

O papel do coordenador pedagógico no contexto escolar: implicações da sobrecarga de trabalho e dos desvios de função  – Renata Simões  EXCLUSIVO

O coordenador é agente de transformação no cotidiano escolar, responsável pela mediação de um trabalho planejado e colaborativo, onde os membros de um grupo, ao trabalharem juntos, se apoiando, têm como meta principal atingir objetivos comuns negociados pelo coletivo.

O contexto histórico da Educação no Brasil e a alienação atual – Tiago Tristão Artero  EXCLUSIVO

Há que se buscar meios para que os(as) professores(as) tenham acesso a reflexões pertinentes ao caráter de sua função que, por estar subjugado a ideologias que afastam a reflexão do próprio ato educativo, dificultam sua melhor atuação.

Universidades e espaço público no Brasil: tensões e conexões – III  – Marcus V.Carvalho  EXCLUSIVO

O lugar do saber sendo considerado vazio e, por isso passível da aspiração de todos, não pertence a ninguém, estando franqueado ao encontro que permite que o diálogo com o saber não seja o ponto de partida, mas o ponto de chegada.

As universidades e o orgulho paulista – Bruno Bontempi – EXCLUSIVO

A suposta má reputação das estaduais “na boca do povo” parece dar apoio às insistentes investidas do governador do estado no sucateamento do ensino superior público paulista.

Educadores do Brasil: Bem-vindos ao Oiapoque – AP – Nilton Ferreira Bittencourt Jr. – EXCLUSIVO

O desafio atual é consolidar estes cursos e ampliar a infraestrutura possibilitando o pleno desenvolvimento dentro das características cultural, regional e amazônico, garantindo o acesso ao ensino superior de qualidade, mas sem perder a identidade.

Crianças, jovens e bananas verdes – Aleluia Heringer Lisboa

Não são poucos os pais que chegam à educação infantil, não interessados em saber se seus filhos sabem dividir o material, se respeitam as regras ou combinados de um jogo, se se relacionam bem com os colegas. Ao contrário, querem saber do resultado do ENEM da escola!

Protagonismo mineiro na educação – Isaac Roitman – Academia Brasileira de Ciências

Minas Gerais, que foi palco de episódios importantes na historia brasileira, como a Inconfidência, tem a vocação de desempenhar um protagonismo importante para proporcionar um ensino básico de qualidade para todas as crianças e jovens brasileiros.

Paradoxo da Educação – Revista Gestão Universitária 

A educação sempre foi vista como chave mestra para abrir as portas da transformação, portas estas que levariam o homem ignorante por natureza a uma criticidade e evolução.

Os educadores e a redução da maioridade penal – Revista Carta na Escola       Porque a escola e os educadores devem dizer não à redução da maioridade penal.

Educação à distância deixa claro desafio por ensino em rede – Jornal Folha de S. Paulo  

A desconfiança é ressonância do histórico da EaD, que tem por referência o ensino por correspondência, via rádio ou por televisão, realizado no decorrer do século 20, com o objetivo de promover a alfabetização e a formação profissionalizante.

Documento das Entidades de Estudos e Pesquisa em Educação encaminhado ao Ministro da Educação e ao Secretário da SASE

Considerações sobre a proposta de Política Nacional de Formação dos Profissionais da Educação

 

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