Ano III – Edição 085 / quarta-feira, 03 de junho de 2015
Série: Pensar a educação na China, Pensar o nosso tempo – Matheus da Cruz e Zica EXCLUSIVO
Muito se tem dito sobre o papel econômico da China em relação ao mundo, no entanto temos pensado muito pouco nas questões relativas à cultura e educação naquele país e de seu papel no contexto de internacionalização e globalização.
Parques Infantis: seguros, previsíveis e estéreis? – Aleluia Heringer Lisboa – EXCLUSIVO
Infelizmente idealizamos e olhamos para esses espaços a partir de nossos receios e medos de adultos. Pensamos sempre no pior e, assim, nossa tendência é retirar do caminho tudo aquilo que representa a mais simples ameaça.
Rota Morávia: o percurso da mudança – Juliana Santos Botelho – EXCLUSIVO
Lado a lado com a apropriação social do conhecimento científico para a recuperação ambiental local, Morávia vem lutando também pela apropriação dos espaços públicos pela comunidade local.
Greves nas Universidades Federais – Marcus Taborda
Mais de 50 universidades federias do Brasil já estão em greve. Entre as reivindicações de professores e servidores técnicos administrativos destacam-se melhores condições de trabalho, garantia de financiamento público estável e suficiente às instituições, abertura de concursos públicos e a reestruturação da carreira.
Cientistas voltam à escola – Isaac Roitman
A educação científica estimula a curiosidade, a imaginação, desenvolve habilidades, estimula o jovem a observar, questionar, investigar e entender de maneira lógica os seres vivos e os eventos do dia a dia. Um ensino de ciências de qualidade na educação básica certamente seria beneficiado pela presença constante não só de professores e pesquisadores das universidades nas escolas, mas também de bolsistas de iniciação científica e estudantes de pós-graduação (mestrandos e doutorandos).
Carreirismo Acadêmico,Ongueiro e Estatal – ZAGAIA
única coisa que interessa e está no horizonte de muitos desses parasitas é o próximo evento, a próxima publicação, a próxima pontuação no currículo, o próximo lobby acadêmico, o próximo edital ou concurso, o próximo passo de sua carreira individual…
Desafios educativos: humanizar, incluir, socializar – Boletim UFMG
Muitas são as condições existenciais que devem ser criadas coletivamente na inserção e socialização do deficiente. Diante das “limitações”, processos de inclusão são construídos, desconstruídos e reconstruídos pela sociedade civil organizada e pelo poder público.
Das quebradas às aldeias, um recado: novo modelo de comunicação passa pela Juventude – Carta Capital
Iniciativas de comunicação independentes de jovens das periferias ganham relevância ao denunciar violações de direitos e tornam-se fundamentais na transformação de territórios
Brasilianas avalia plano “Brasil, pátria educadora” – Jornal GGN
Ao tomar posse do seu segundo mandato, a presidente Dilma Rousseff anunciou como principal desafio elevar a qualidade e formação no campo educacional com o lema “Brasil, pátria educadora”.
Abisogun: Até quando nossa cor será motivo de piada? – VIOMUNDO
Nosso repúdio vai de encontro à utilização do “blackface”, que consiste na prática de vestir, caracterizar e pintar a pele com tinta preta, atenuando os traços do corpo negro, criando uma imagem caricata.
De tijolo em tijolo, Sem Terra construíram a primeira escola do campo em MT – Carta Maior
A Escola Madre Cristina, a primeira escola do campo no Mato Grosso, traz a realidade do campo para dentro da sala de aula.
Vai sair o Canal da Educação. Mas não era um canal público? – Carta Capital
Concebido para integrar o sistema público de TV, canal terá programação produzida pelo MEC, secretarias de educação e universidades federais
Professores de SP em greve se acorrentam à secretaria – Carta Capital
Após quase três meses de greve, docentes permanecem na luta por direitos trabalhistas e dizem faltar diálogo por parte do governo Alckmin