ED Nº 069 – 05/12/2014

Informativo semanal do projeto “Pensar a Educação, Pensar o Brasil – 1822/2022”

Ano II – Edição 069 / sexta-feira, 05 de dezembro de 2014

Formação profissional além das salas de aula e os casos de machismo, racismo, violência sexual no meio universitário – Ana Luiza Jesus da Costa – EXCLUSIVO

Nas últimas semanas, vieram à tona pela imprensa, nas redes sociais, como pauta de audiência pública e de comissão de inquérito, casos de abuso sexual ocorridos na Faculdade de Medicina da USP.

Quem é o “galo” da escola? – Aleluia Heringer Lisboa Teixeira – EXCLUSIVO

O que leva as escolas a ensinarem aquilo que ensinam? De onde parte a orientação para que as disciplinas tenham determinada carga horária e não outra?  Qual o motivo de termos currículos que se diferenciam de uma escola para outra? 

Universidade Administrada (II)  – Alexandre Fernandez Vaz – EXCLUSIVO

O direito do autor sobre sua obra é, como demonstra Michel Schneider, um problema da modernidade, do nascimento do indivíduo, quando a propriedade privada se expande também para o campo das ideias e da obra. Se um certo individualismo está ausente antes da experiência moderna, é também porque pouco interesse havia na cópia como falsificação de autoria.

De que carece a educação brasileira? – Luiz Roberto Alves – EXCLUSIVO

O ser educado até supera provas e exames, mas faz muito mais como ser político, pois a sinergia entre o aprendizado eficiente e a dinâmica dos valores e das atitudes rompe apatias, conformismos e até estruturas.

A diferença Brasileira: notas sobre la construcción/aprendizaje de la Memoria Histórica en torno a la Dictadura Militar en Brasil – Felipe Zurita Garrido – EXCLUSIVO

Ciertamente que las diferentes Dictaduras Latinoamericanas tuvieron sus particularidades, lo que pone un freno a cualquier intento de generalización. Aceptar esto no excluye, por supuesto, la posibilidad de que efectivamente existieran similitudes entre estas.

Enad como nota final da Graduação? – Marcus Aurélio Taborda de Oliveira

Muitas instituições privadas utilizaram o resultado do ENAD de 2014 como nota final na conclusão de graduação. A decisão desagradou muitos estudantes e o Professor Marcus Taborda comentou o assunto na Coluna educação em Pauta com o Jornalista Vinicius Luiz.

Legalização de escolas com pedagogia de alternância é debatida no MEC – Jornal da Ciência

Os centros são uma rede de escolas comunitárias rurais que têm como metodologia a pedagogia da alternância. Esse modelo permite aos estudantes alternar determinado período na escola rural, geralmente de 15 dias, com períodos nos quais ele permanece integralmente com a família, participando das atividades de produção agrícola.

“A sexualidade deve ser entendida como direito e trabalhada na autonomia dos indivíduos” – Por Ana Luiza Basílio – Centro de Referência em Educação Integral

Para a educadora, é fundamental um trabalho pedagógico, sobretudo nas escolas, que lide com a sexualidade como direito, por ser inerente ao ser humano, buscando sempre a autonomia dos indivíduos nesse processo.

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