ED Nº 068 – 28/11/2014

Informativo semanal do projeto “Pensar a Educação, Pensar o Brasil – 1822/2022”

Ano II – Edição 068 / sexta-feira, 28 de novembro de 2014 

Professor e aluno: os dois lados da mesma moeda – Evelyn da Almeida Orlando – EXCLUSIVO

Tomando como pressuposto que um dos objetivos que perpassa boa parte dos discursos educacionais aponta para a necessidade de se formar indivíduos que sejam autônomos e responsáveis, a colaboração se torna uma ferramenta pedagógica, no mínimo, interessante e potencialmente eficaz.

O professor: até que ponto contribui para a decadência do ensino no Brasil – Tiago Tristão Artero – EXCLUSIVO

Os profissionais da educação encontram dificuldade até mesmo em dizer sob qual olhar pedagógico atuam, não pelas possibilidades de manifestação da educação, mas porque, em muitos casos, nem mesmo sabem sob quais olhares a educação se desenvolveu.

No encerramento da CONAE, balanço aponta como principais resultados a articulação do Sistema Nacional da Educação e as diretrizes para estados e municípios aplicarem o Plano Nacional de Educação – Marcus Aurélio Taborda de Oliveira

Colunista analisa como as propostas podem contribuir no avanço do ensino público no Brasil.

Confira depoimento de António Nóvoa sobre autonomia universitária – PROIFES

Em depoimento exclusivo ao PROIFES-Federação, no primeiro semestre, António Nóvoa falou sobre a importância da autonomia universitária e analisou questões essenciais da educação no mundo atual, considerando as realidades de Portugal e do Brasil. 

Esperança via educação – Por Delano Franco – Boletim UFMG 

Muito se tem discutido a queda do potencial de crescimento da economia brasileira nos últimos anos. Piora na qualidade regulatória, incerteza jurídica, subsídios sem critérios claros, proteção comercial, controle de preços – todos são fatores que contribuem para a má alocação de insumos de produção. Com isso, o país, que poupa e investe pouco, tem fraca evolução da produtividade e é impedido de sustentar taxas de crescimento, ainda que modestas.

O peso fundamental da educação na alavancagem do IDH das grandes cidades brasileiras – Diário do Centro do Mundo

Principal responsável por alavancar o crescimento do IDHM (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal) nas grandes cidades, o fator educação é medido pelas instituições com base em dois aspectos: a escolaridade dos adultos já fora do sistema educacional, e a frequência escolar de crianças e jovens às séries corretas com suas idades.

Resposta ABED ao Editorial Educação Acelerada da Folha de São Paulo – Jornal da Ciência

O fato de o governo brasileiro não liberar a possibilidade do FIES para alunos de cursos EAD é também mais uma demonstração de um preconceito, ainda arraigado segundo uma visão elitista do papel que a Educação deve ter na sociedade.

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