ED Nº 067 – 21/11/2014

Informativo semanal do projeto “Pensar a Educação, Pensar o Brasil – 1822/2022”

Ano II – Edição 067 / sexta-feira, 21 de novembro de 2014 

Universidade administrada (I) – Alexandre Fernandez Vaz – EXCLUSIVO

A vida acadêmica parece incompatível com o mundo intelectual, pelo menos quando consideramos que ela se refere a ocupar-se de grandes questões da sociedade. Ou mesmo das que poderiam ser chamadas de pequenas, cotidianas, mas que evocam a liberdade de pensamento, de análise reflexiva criativa, livre, expansiva.

Horror no México – Marcus Aurélio Taborda de Oliveira

Polícia entrega a narcotraficantes estudantes mexicanos após protestos contra prefeitura da cidade de Iguala. Colunista fala das mortes de estudantes por narcotraficantes que mobilizou os mexicanos.

Avaliação em larga escala: o que elas avaliam? – Portal da  ANPEd

A Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped) vem manifestar seu repúdio à adoção e a institucionalização de uma avaliação em larga escala de habilidades não cognitivas de crianças e jovens, no âmbito de iniciativas de avaliação em larga escala em curso no Brasil.

A USP e a imprensa – Por Paula – Folha de São Paulo

Nos jornais impressos, segundo o repórter da Folha, a universidade é mais citada em matérias sobre problemas financeiros, estruturais ou episódios de violência do que em reportagens a respeito de sua produção científica.

Democracia nas escolas: não como tática, e sim como estratégia – Por Luiz Claudio Romanelli – Gazeta do Povo

Atualmente, os diretores são eleitos a cada três anos. Podem votar os professores, funcionários, pais de alunos menores de 16 anos e alunos com idade igual ou superior. É eleita a chapa que obtiver maior resultado, conforme fórmula que estabelece pesos para votos de pais/alunos e professores/funcionários.

Os benefícios do celular como ferramenta pedagógica – Revista Profissão Mestre

Tulio Drumond, revela neste podcast os benefícios que o uso do celular como ferramenta pedagógica pode trazer para a sala de aula. Segundo Drumond, a ferramenta é essencial para aproximar aluno e professor na questão do uso das novas tecnologias e melhorar a aprendizagem.

“Ayotzinapa” – Centro de Análisis y Coyuntura Económica, Política y Social (CACEPS)

Es posible que logremos que no se cumpla el objetivo político buscado por este acto de terror, que para nosotros es el exterminio a toda la oposición a sus proyectos de eliminación de derechos sociales y remate de nuestro patrimonio (recursos naturales y riquezas del país),  y la aniquilación de nuestra soberanía.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *