ED Nº 062 – 17/10/2014

Informativo semanal do projeto “Pensar a Educação, Pensar o Brasil – 1822/2022”

Ano II – Edição 062 / sexta-feira, 17 de outubro de 2014 

Segundo Aécio Neves, o problema da qualidade da educação no Brasil não está relacionado ao baixo investimento na área– Equipe do Pensar a Educação em Pauta –  EXCLUSIVO

A falácia da afirmação do Programa do candidato Aécio Neves está em se referir apenas no montante do PIB a ser investido em educação, e compará-lo com o investimento de países como Austrália e França, sem se referir, por exemplo, ao valor do PIB destes países e ao tamanho da popular escolar dos mesmos.

O processo de legitimação do ensino da dança na escola e a formação de professores – Por Renata Duarte Simões – EXCLUSIVO

Afinal, qual é o papel da dança na escola? A dança deve ser ensinada nas aulas de Arte ou de Educação Física? Quem está habilitado para ensinar dança na escola?

Motivação para a aprendizagem: é possível? – Por Tiago Tristão Artero – EXCLUSIVO

Para entendermos os processos relacionados à motivação, é preciso saber que existe fatores motivantes e desmotivantes no ambiente escolar, percebidos desde a política educacional empregada que envolve a escola, a relação professor-aluno, a metodologia de ensino e as diferenças sociais e culturais.

Ser professor nos dias de hoje. O que significa? – Por Marcus Aurélio Taborda de Oliveira

Especialista analisa o papel do docente na educação pública brasileira.

Creches, pré-escolas e o direito à informação – Por Ademilson de Sousa, Isabel de Oliveira e Silva,  Iza Luiz, Lívia Fraga Vieira, Maria Cristina Gouvea, Maria Inez Mafra, Mônica Correia Baptista 

Passamos de uma oferta de 9,5% da população de 0 a 3 anos, para mais de 23,5%, o que representa 109% a mais de vagas em creches do que em 2000.

Educação para o futuro em Cingapura – Por Paulo Yokota – Carta Capital

Respeitada universidade criada em colaboração com o norte-americano MIT já enviou dois alunos para estágios na Embraer.

Professores para o bem do Brasil – Jornal da Ciência

Em momentos como o atual, celebrar o dia do professor nos leva a refletir sobre a missão de ensinar e educar neste Brasil continental.

O Professor Aprendiz – Débora Izé Balsemão – Zero Hora

Professores bem-sucedidos são aqueles que conseguem reverter o investimento feito nos seus estudos em compartilhamento de saberes, em qualificação e em salário.

Ensino Médio e Profissional: quais são os fatos? – Por Simon Schwartzman – Simon’s Site

Os cursos profissionalizantes que fazem parte do ensino médio são chamados legalmente de “técnicos”, e os de nível superior, de curta duração, são chamados de “tecnológicos”, ainda que sejam na área das profissões sociais ou de saúde.

Por que Aécio Neves está errado em defender redução da maioridade penal? – Por Wagner Francesco – Jus Brasil

Um candidato a presidente deveria se preocupar em reduzir as desigualdades e proteger as crianças e os adolescentes de seu país, e não em jogá-los numa prisão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *