EB Nº 080 – 30/04/2015

Ano III – Edição 080 / quinta-feira, 30 de abril de 2015 

Pátria Educadora é plano da presidente, diz MangabeiraJornal O Globo

A ausência do ministro Renato Janine Ribeiro (Educação) nos debates em torno do plano da “Pátria Educadora” foi criticada por entidades e especialistas durante a reunião convocada pelo governo para debater a proposta.

Violência da PM deixa mais de 200 feridos no ParanáCarta Capital

A repressão da Polícia Militar do Paraná aos manifestantes que faziam ato nesta quarta-feira 29 no Centro Cívico, em frente à Assembleia Legislativa, em Curitiba, deixou ao menos 200 feridos, segundo o jornal Gazeta do Povo, sendo ao menos oito deles em estado grave.

Professores interditam rodovias em protestos no interior de SPJornal O Estado de São Paulo

Em greve há mais de 40 dias, os docentes querem reajuste de 75% e melhores condições de trabalho.

Ministro defende o bom uso de recursos públicos para educaçãoRevista Gestão Universitária“

Nós temos um caminho a seguir, o Plano Nacional de Educação (PNE), que foi amplamente discutido no Congresso Nacional e sancionado sem vetos pela presidenta”, disse o ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro, na reunião do Fórum Nacional de Educação (FNE) e coordenadores dos fóruns estaduais e distrital de educação, nesta quarta-feira, 29, em Brasília.

MEC alerta estados e municípios para elaboração dos planos de educação no prazoPortal JC Notícias

Estados e municípios têm prazo de apenas um mês para elaborar seus planos de educação, conforme determina o Plano Nacional de Educação (PNE) do Ministério da Educação (MEC), aprovado em junho de 2014. No entanto, até fevereiro deste ano, apenas 55 dos 5.570 municípios brasileiros tinham finalizado o plano, bem como três das 27 unidades federativas.

CCJ da Câmara aprova acesso a notas para todos os vestibulandos Portal G1

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (28), em caráter conclusivo, projeto de lei que concede a todos os vestibulandos – inclusive os reprovados no processo seletivo – acesso à classificação e às notas nas provas.

Ji-Paraná: Município é referência nacional em Educação Portal SGC (RO)

A ênfase na formação é uma das medidas que levou à melhoria da aprendizagem dos alunos do município, que hoje tem o melhor Ideb do Estado, de 6,3 – desempenho seria a meta municipal para 2021 e supera o 5,1 de Rondônia.

Paralisação na capital: Sindicato estima que 85% das escolas e Cmeis devem fechar; Segundo presidente, meritocracia é prejudicial à EducaçãoJornal Conexão Tocantins

A Educação no Tocantins está numa semana de mobilização e paralisação aderindo à orientação da Confederação Nacional da Educação. 

Professores cogitam greve após protesto sem retorno de secretários Jornal Correio do Povo (RS)

Cpers pede que governo gaúcho pressione o Congresso Nacional para liberação de royalties do petróleo.

Educação é alternativa à redução da maioridade penal, diz AntonietaPortal Campo Grande News

A deputada estadual Antonieta Amorim (PMDB) ocupou a tribuna na manhã desta quarta-feira para expor seu posicionamento contrário à proposta de redução da maioridade penal que tramita no Congresso.

UFMG na lista das 100 melhores do mundoJornal Hoje em Dia

Os rankings tomam por base índices de citações de pesquisas, além de estudos de reputação entre empregadores e acadêmicos. O trabalho é realizado pelo QS desde 2011.

MEC lamenta fatos ocorridos nos últimos dias em Curitiba – Portal MEC

O Ministério da Educação lamenta os fatos ocorridos recentemente em Curitiba e reitera a convicção de que o diálogo é o caminho para solucionar os conflitos.

Nota de Repúdio da ANPEd – A democracia ferida no Paraná – Notícias ANPED

A Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) vem a público expressar o seu repúdio ao Governo do Estado do Paraná que lançou tropas da Polícia Militar sobre manifestantes contrários à política do governo daquele estado. 

Plano é para ‘sacudir a mediocridade’ na educação, diz MangabeiraFolha de São Paulo

O ministro participou de uma audiência pública na Câmara dos Deputados, nesta quarta-feira (29), por cerca de três horas. Mangabeira indicou o que o seu ministério está fazendo para pôr em prática o lema do segundo mandato da presidente Dilma Rousseff, Pátria Educadora.

Do lixão ao doutorado: “Eu era um ser invisível”, diz ex-catador de reciclagem – Último Segundo

Dorival Gonçalves dos Santos, de 32 anos, passou quase um terço da vida recolhendo lixo para sobreviver e agora está prestes a concluir o doutorado em uma universidade pública

Governo do DF proíbe que professores falem com a imprensa sem autorizaçãoPortal UOL

A SEDF (Secretaria de Educação do Distrito Federal) lançou uma circular (carta destinada a setores internos) proibindo que professores, diretores e funcionários públicos deem entrevistas para a imprensa sem a autorização expressa da Assessoria de Comunicação do Órgão. A ordem, que foi publicada no dia 23 de abril, também proíbe o acesso da imprensa a escolar sem autorização prévia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *