Coordenação

Prof. Dr. Luciano Mendes de Faria Filho

Sou formado em Pedagogia pela UFMG (1984-1988), instituição onde realizei o Mestrado em Educação (1989-1991), defendendo dissertação sobre a política de assistência e a educação para meninos pobres em Minas Gerais no período de 1909 a 1994.

Em 1995 deixei a UFMG, onde trabalhava como funcionário técnico-administrativo, para ingressar na Associação Movimento de Educação Popular Paulo Englert, organização não-governamental que trabalha na defesa dos direitos da criança e do adolescente. Na AMEPPE trabalhei até 1995 desenvolvendo projetos relacionados, sobretudo, à educação infantil atuando na formação de educadores de creches e pré-escolas comunitárias e desenvolvendo pesquisas sobre a história da escola pública em Minas Gerais. Nessa instituição, coordenei projetos financiados pelo INEP, pela Inter-American Foundation, Fundação Van Leer, Fundação Kellog’s, dentre outras.

Em 1993 iniciei meu doutorado na USP, tendo defendido a tese, no início de 1996, sobre a história da escola pública em Belo Horizonte na Primeira República. Em meados de 1996 ingressei na UFMG como Professor Adjunto, em concurso para a disciplina de História da Educação do Departamento de Ciências Aplicadas à Educação da Faculdade de Educação. Na UFMG organizei e coordenei o Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Educação (GEPHE), grupo do qual participo até hoje,atueicomo Vice Chefe de Departamento e como Coordenador do Programa de Pós Graduação em Educação e ministro aulas na graduação e na pós graduação (8 dissertações de mestradoe 06 teses de doutorado concluídas).

Atualmente coordeno o Núcleo de Apoio à Pesquisa da Faculdade de Educação. Fora da UFMG fui Coordenador do Grupo de Trabalho História da Educação da ANPEd (1998-2001) e Vice Presidente da Sociedade Brasileira de História da Educação (2003-2007). Sou Pesquisador Bolsista de Produtividade do CNPq (1B), desde 1997 e, já coordenei projeto de Cooperação Internacional financiado pela CAPES e pelo GRICES (Portugal), envolvendo professores e alunas da UFMG, UERJ, USP, USF, Fundação Carlos Chagas, Universidade de Lisboa, Universidade de Coimbra e Universidade do Porto.

Atualmente coordeno amplo projeto de pesquisa sobre a história da educação em Minas Gerais, financiado pela FAPEMIG e pelo CNPq, o qual conta com a participação de pesquisadores e alunos da UFMG, PUC-Minas, UFJF, UFU, UNIMONTES e CEFET-MG. Participo, também, de um projeto de intercâmbio de alunos e professores que envolve a UFMG, USP, UERJ, UNESP-Araraquara e UFPR. Sou consultor Ad Hoc da CAPES, da FAPEMIG, do CNPq, da FAPESP, dentre outras, e participo do Conselho Editorial de periódicos da área de educação, dentre eles a Revista Brasileira de História da Educação, a revista História da Educação, a revista Pesquisa e Educação e a revista Presença Pedagógica.

Já publiquei e/ou organizei vários livros, dentre eles 500 anos de educação no Brasil (Ed. Autêntica, 2000), Dos pardieiros aos palácios (EdUPF, 2000), República, trabalho e educação (Ed USF, 2001), A infância e sua educação (Ed. Autêntica, 2004), As lentes da história (Ed. Autores Associados, 2005), Pensadores sociais e história da educação (Ed. Autêntica, 2005) e Educação Elementar (Ed. UFMG, 2006). Tenho artigos e capítulos de livros publicados no Brasil, na Argentina, em Portugal, na Bélgica, nos EUA e na Inglaterra.

Tenho contribuído, também, com regularidade, com a revista de divulgação Presença Pedagógica.

 

Prof. Dr. Tarcísio Mauro Vago

Professor Titular do Departamento de Educação Física da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional da Universidade Federal de Minas Gerais. Professor do Programa de Pós-graduação “Conhecimento e Inclusão Social”, da Faculdade de Educação da UFMG. Possui Licenciatura em Educação Física pela UFMG (1983), mestrado em Educação pela UFMG (1993) e doutorado em História da Educação pela USP (1999).

Realiza em 2009 o Estágio Pós-doutoral no Centro de Pesquisa e Documentação em História Contemporânea do Brasil (CPDOC), da Fundação Getúlio Vargas, com bolsa Pós-Doutorado Sênior (PDS), do CNPq. Membro do CEMEF – Centro de Memória da Educação Física da UFMG. Pesquisador do GEPHE – Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Educação, da Faculdade de Educação da UFMG. Coordenador do Projeto Pensar a Educação, Pensar o Brasil (1822-2022), na UFMG.

Coordenador do Colegiado de Curso de Graduação em Educação Física da UFMG (2004-2006). Coordenador, de 1997 a 1999, do Grupo de Trabalho Temático Educação Física e Escola, do CBCE – Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte, do qual foi também Vice-Presidente (1997-2001). Atuou por 18 anos como Professor de Educação Física na Educação Básica, em escolas públicas e particulares de Belo Horizonte, especialmente no Centro Pedagógico da UFMG, do qual foi diretor (1993-1995).

Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Física, pesquisando e publicando principalmente sobre os seguintes temas: Educação Física na Educação Básica; História da Educação e da Educação Física, com financiamentos obtidos no CNPq, na FINEP/MCT e na Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (FAPEMIG / Programa Pesquisador Mineiro).

Na Graduação em Educação Física, ministra as disciplinas “História da Educação Física”, “Educação Física, Infância e Juventude” e “Educação Física na Educação Básica” e orienta Trabalhos de Conclusão do Curso. Na Pós-Graduação, oferece disciplinas que articulam Cultura Escolar, História da Educação Física e Educação dos Corpos, e orienta trabalhos acadêmicos de mestrado e de doutorado.