[Eleições UFMG 2017] As candidaturas que já se apresentaram

Imagem

Imagem: Óleo sobre tela do pintor Gentil Garcez, que reproduz cena de promulgação da lei 956, de 7 de setembro de 1927, que criou a Universidade de Minas Gerais (Fonte: https://www.ufmg.br/90anos/historia-da-ufmg/)

Por Luciano Mendes de Faria Filho

Como ocorreu nas eleições anteriores para a Reitoria da UFMG, as articulações para a constituição e lançamento das candidaturas se iniciaram já no final de 2016. Nos bastidores, atualmente,  as discussões são intensas!

Conforme apurou a equipe do Blog, pelo menos três candidaturas já são dadas como certas para as eleições de outubro.  Por ordem alfabética dos nomes dos(as) candidatos(as),  a primeira delas é a da profa. Andrea Mara Macedo, atual Diretora do Instituto de Ciências Biológicas. A segunda é a do prof. Jaime Arturo Ramirez, professor da Escola de Engenharia e atual Reitor da UFMG. A terceira é a do prof. Renato de Lima Santos, atual diretor da Escola de Veterinária.

No que se refere à candidatura à vice-Reitor(a), parece que o único que já conta com uma vice definida é o prof. Jaime Ramirez, que buscará um segundo mandato à frente da Reitoria em companhia da profa. Sandra Regina Goulart Almeida, professora da Faculdade de  Letras e  atual vice-Reitora.

Nas conversas que se travam sobre o assunto, é dado como certo o surgimento de, pelo menos, uma quarta candidatura ligada, agora, ao movimento sindical dos professores,  mas não necessariamente á associação sindical dos docentes, a APUBH.  No pleito anterior, uma candidatura apresentada pelo movimento sindical dos professores somente foi definida quando se aproximava o momento final de inscrição das chapas.

Com se pode observar, uma novidade nas eleições desse ano em relação ás anteriores é que, pela primeira vez na história da UFMG, podemos ter  o mesmo professor no comando da instituição por dois mandatos seguidos, caso o prof. Jaime Ramirez venha a ser (re)eleito. Do mesmo modo, pela primeira vez  podemos ter um professor da Escola de Veterinária à frente da UFMG, se o candidato escolhido pela comunidade universitária for o prof. Renato Santos. Já Andrea Macedo, caso seja eleita, será apenas a 3ª mulher a ocupar o cargo de Reitora, numa longa galeria de reitores homens.

A esse respeito, a título de informação, o quadro abaixo apresenta a  vinculação dos 23 reitores, incluindo o atual,  e das 2 reitoras que dirigiram a UFMG ao longo de sua história. Observe-se que os 25 dirigentes da UFMG são oriundos de 26 unidades porque  um dos Reitores, Aluísio Pimenta, era simultaneamente catedrático da  Faculdade de Odontologia e Farmácia e da Faculdade de Filosofia. Talvez haja outros reitores com esse duplo pertencimento, mas não foi possível averiguar essa informação.

Escola Reitores
Escola de Engenharia 05
Faculdade de Medicina 04
Faculdade de Direito 04
Faculdade de Filosofia  (até 1968) 03
Faculdade de Filosofia (pós 1968) 01
Odontologia e Farmácia (até 1963) 02
Instituto de Ciências Biológicas – ICB 02
Instituto de Ciências Exatas – ICEx, Faculdade de Educação, Escola de Arquitetura, Faculdade de Letras, Faculdade de C. Econômicas 1
Total 26

Fonte: https://www.ufmg.br/90anos/galeria-de-reitores/

Há uma nítida e compreensível supremacia de docentes oriundos das Escolas e Faculdades que foram reunidas para a fundação da Universidade de Minas Gerais, ou que a ela foram incorporadas nas décadas seguintes, caso da Faculdade de Filosofia, na direção da Universidade.  Esse quadro muda um pouco quando se considera apenas o período pós 1968, ano da reforma universitária. Nesse caso, há uma maior diluição da origem dos dirigentes da Universidade por 9 unidades diferentes, sendo que apenas a Escola de Engenharia, a Faculdade de Medicina,  o Instituto de Ciências Biológicas e a Escola de Engenharia tiverem dois de seus docentes á frente da UFMG.

***

Colabore com a discussão deste e de outros assuntos que você considera importante serem abordados nas Eleições UFMG 2017 enviando seu texto para o e-mail eleicaoufmg2017@gmail.com.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *