Posicionamento do CNPq quanto a Informações Veiculadas pela CAPES

A estratégia do Ministro da Educação é enfraquecer o CNPq para, assim, facilitar a (con) fusão dele com a CAPES. Se tal ocorre, o Ministro da Educação, que é inimigo da educação e detesta ciência, ficaria com o controle das…

Democracia e Educação do corpo em tempos de (contra)reformas educacionais

Artigo apresentado pelo professor Tarcísio Mauro Vago no XXI Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VII Congresso Internacional de Ciências do Esporte, realizado no Colégio Brasileiro de Ciências Do Esporte (CBCE) de 16 a 20 de setembro de 2019…

ÁREA DE EDUCAÇÃO NA CAPES: SOBRE O SEMINÁRIO DE MEIO-TERMO: um alerta ao Forpred sobre a métrica presente na simulação de meio-termo e alguns questionamentos

  Os colegas e as colegas do Programa de Pós Graduação em Educação da UFG produziram um importante documento como subsídio à discussão das propostas da Coordenação da Área de Educação da CAPES relativas  à próxima  Avaliação Quadrienal (2017-2020) dos…

O Future-se e o futuro das Universidades Públicas

Por Luciano Mendes Desde o século XIX o ensino superior foi pensado e organizado, no Brasil, como o ápice da formação das “elites condutoras”, ou seja, um lugar para poucos e privilegiados filhos – homens! – das elites brancas brasileiras.…

A Pedagogia da Faca

– a propósito da morte do jornalista Paulo Henrique Amorim – Por Matheus da Cruz e Zica Nessa quarta-feira, dez de julho de 2019, o jornalismo brasileiro acordou menos afiado. Um pequeno vídeo com duração de alguns segundos se repetia…

Notas a partir dos escombros dos três poderes no Brasil atual

por Matheus da Cruz e Zica A teoria tripartite de Montesquieu vingou em fins do século XVIII quando considerada a melhor maneira de se organizar os nascentes Estados democráticos por parte de uma burguesia ascendente que procurava minar as monarquias…

Carta Aberta em defesa do Censo Demográfico de 2020

Nós, estudiosos e estudiosas dos temas populacionais e sociais no Brasil abaixo assinados, vimos a público externar nosso apoio incondicional ao movimento em defesa do Censo Demográfico de 2020 e da ação nessa direção da atual diretoria da Associação Brasileira…

Não podemos aceitar Bois de Piranha

Pro Luciano Mendes de Faria Filho Desde que começaram a aparecer os arquivos do #VazaJato, e diante da inequívoca ação criminosa e miliciana dos agentes públicos até aqui envolvidos, tenho a impressão de que parte significativa de nossas elites resolveu entregar…

Políticas atuais de C&T: o federalismo em questão

Por Luciano Mendes de Faria Filho Já é amplamente estabelecida no Brasil a ideia de que nosso federalismo não deu certo ou, no mínimo, que é muito canhestro. As imensas desigualdades entre os estados acabam, no plano da Federação, por…

Não deixemos os novatos e os velhacos fecharem a FAPEMIG!

Luciano Mendes de Faria Filho* A minha trajetória pessoal de professor e pesquisador está umbilicalmente ligada à FAPEMIG.  Fui da primeira “turma” de bolsistas de iniciação científica da Fundação, em 1987. Na época, desenvolvi uma pesquisa sobre a formação de…

Ciências na Escola, do MCTIC, excluirá ciências humanas e sociais.

  Por Luciano Mendes Incluído como uma das ações prioritárias dos 100 dias do governo Bolsonaro, o Programa Ciências na Escola, em elaboração no Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicação, não incluirá as Ciências Humanas e Sociais. Segundo vári@s…

A dissolução do Brasil e o imperialismo internacional.

  Por Luciano Mendes de Faria Filho Ontem li uma mensagem de uma colega dizendo que “o Brasil está se dissolvendo”. No mesmo dia, leio uma manchete que informa que as tropas dos EUA já cercaram a Venezuela e, outra,…

Combater o Obscurantismo II – rumo a um/a intelectual coletivo em educação.

  Por Luciano Mendes de Faria Filho Ontem eu publiquei, no meu FaceBook, o texto Combater o Obscurantismo – que “compartilho” novamente abaixo – em que defendo a necessidade de construirmos um/a “intelectual coletivo” em educação e algumas colegas –…

O Ensaio Geral do Governo Bolsonaro e a Resistência Democrática

  Por Luciano Mendes de Faria Filho Como era de se esperar, a segunda semana do governo Bolsonaro vem sendo marcada por duas tônicas: a agressão aos direitos, por um lado, e as ações pirotécnicas e estapafúrdias de membros do…

Editoras, Livros e Políticas Culturais no Exterior: para onde caminhará o Brasil?

Luciano Mendes de Faria Filho Uma das pesquisas que estou desenvolvendo no México é sobre a publicação de autores e autoras brasileiras pela editora Fondo de Cultura Econômica nas décadas de 1940 e 1950. Um dos resultados da pesquisa é…

México e Brasil 2018: a vitória da alegria e a tristeza dos ressentidos.

Tenho comentado com amig@s e colegas o quanto o México e o Brasil se parecem, tanto em suas qualidades quanto em seus defeitos. Em ambos os países a violência grassa, as desigualdades são imensas*, a presença do narcotráfico é ostensiva…

O lugar da Universidade em tempos de obscurantismo

Afastado do Brasil e aguardando a posse do Presidente eleito do México, Manuel Andrés Lopes Obrador, tenho acompanhado, na medida do possível, presencial ou virtualmente, várias discussões que se fazem sobre  o Brasil dos últimos tempos. Por dever de ofício,…

Bicentenário da Independência: organizar um 2022 alternativo e popular!

No final de 2006, quando organizamos o Projeto Pensar a Educação Pensar o Brasil – 1822/2022 com o objetivo de disputar os sentidos da educação no espaço público e problematizar o seu lugar no transcorrer dos 200 anos do Brasil…

Ódio ao PT, fake news e engajamento fascista

Luciano Mendes de Faria Filho Apesar do medo e do desconsolo, os acontecimentos violentos dos últimos tempos, inclusive de ontem, e as primeiras iniciativas bolsonaristas, do discurso à convocação para que os estudantes filmem as aulas para denunciar @s professores,…

Organizar a Resistência na Educação: uma agenda democrata

Por Luciano Mendes de Faria Filho Com a vitória da extrema direita nas eleições presidenciais e em muito estados da República, há que se organizar as resistência societárias à violência fascista, à oficialização do autoritarismo como política de Estado, ao desmonte…

Outubro de 2018 e anos vindouros: @s professor@s e a resistência ao fascismo

Por Luciano Mendes Em Memórias de um Chauffeur de Praça de Moacyr Andrade, o narrador, lá pelas tantas, afirma que as reformas da educação em Minas Gerais só não atrapalhavam mais as escolas, só não comprometiam mais a educação, porque os(as) professores(as)…

A democracia tutelada pela farda

Por Luciano Mendes Nestes últimos dias o General da Reserva, Paulo Chagas, colocou em dúvida uma vitória de Haddad sem que haja fraudes, sem que o TSE, mais uma vez, se pronuncie. Além disso, e bem ao estilo da “família…

Estratégias para combater o fascismo

Por Luciano Mendes Ao longo da manhã dessa segunda-feira (08/10) aqui no México, tenho recebido, pelo Whatsapp e também pelo Facebook um conjunto muito expressivo de sugestões de como enfrentar, e vencer, o fascismo no segundo turno. A respeito disso,…

Bolsonaristas, não podemos fugir do problema!

Por Luciano Mendes Como aumentou o número de apoiadores do #EleNão aparecendo na minha página do Facebook, comentando meus posts e, eventualmente, fazendo propaganda do #coiso, resolvi passar pelas páginas deles para ver o que diziam e postavam, com a…

Educação e Cidadania: que educação? Que cidadania?

Por Luciano Mendes Saí há pouco de um seminário em que um grupo professoras(es) da Universidade Pedagógica Nacional discutiam os textos de um livro que estão preparando sobre ensino de história e formação cidadã. Chegando, entrei aqui no Facebook e…

Explicando o Brasil para um estrangeiro.

Por Luciano Mendes Daqui de longe, tão longe quanto permitem, por um lado, a distância e o trabalho e, por outro, os contatos virtuais com colegas e com aquilo que se passa no Brasil, outro dia tive que tentar explicar…

Economia e verniz democrático: alta escolaridade e definhamento da política

Por Matheus da Cruz e Zica Durante essa semana a Europa acompanhou estarrecida os noticiários a respeito da batalha que se desenrolou na cidade alemã de Chemnitz que deve ser considerada no mínimo preocupante. A cena da praça em fogo…

Silvia Torres Castilleja: Mulheres na Ciência e Avaliação das Universidades na América Latina

  Posições interessantes de Silvia Torres Cartilleja, astrônoma mexicana. Gostei muito de uma entrevista que vi   dessa pesquisadora, Silvia Torres, no dia 25/08. Ela falou do lugar das mulheres na ciência e disse que não acha muito importante o lugar…

O DIREITO À MORADIA E O DIREITO À CIDADE: a propósito de um uma cerimônia de premiação de tese e de dissertação em urbanismo e arquitetura.

  Luciano Mendes* Cutucado pelo Facebook pela profa. Angélica B. Alvim, da Universidade Mackenzie (SP),  na quarta feira que passou, dia 21/08, fui à Universidade Nacional Autônoma do México – UNAM, assistir à cerimônia de Premiación de las Tesis de…

Direitos Humanos, Anistia a Presos Políticos e os Estados Nacionais – a propósito de uma Tertúlia Mexicana.

Por Luciano Mendes* Nesta sexta feira, dia 17 de agosto, foi aberta, no centro da Cidade do México, a 8ª Feira do Livro. A feira vai até do dia 26 e é promovida pela Brigada para Leer em Liberdade, uma…

História das eleições no México e no Brasil: comentários acerca de uma exposição.

Por Luciano Mendes* Está em aberta, no Museo del Objeto, na Cidade do México, uma muito interessante exposição para aqueles(as) que se interessam pelas eleições como um símbolo da democracia representativa. Sob o título de Ciudadanía, Democracia y Propaganda Electoral…

Carta às Professoras da Educação Infantil

Importante documento sobre formação de professoras da Educação Infantil produzido e divulgado pelo Projeto Leitura e Escrita na Educação Infantil realizado por colegas da UFMG, UNIRIO e UFRJ.

Avaliação da Pós-Graduação em Educação no CTC-ES da CAPES e a não observância das normas vigentes

Por Marcos Francisco Martins[1]   A divulgação dos resultados da avaliação dos programas de pós-graduação costuma gerar discussões, até porque avaliar é dar valor e os valores não são uníssonos. É justamente por isso que o processo avaliativo deve ser…

Avaliação da Pós Graduação em Educação: inconsistência, incoerência e ilegalidade nas decisões do CTC-ES da CAPES.

Por Luciano Mendes de Faria Filho* Ficamos sabendo, hoje, que o CTC-ES  da CAPES não acolheu o recurso interposto pela UFMG em que solicitávamos que fosse mantida a nota 7 atribuída pela Comissão de Área ao Programa de Pós Graduação…

Uma inovação virtuosa na educação brasileira

Por Isaac Roitman* O sistema educacional está superado. O ambiente escolar não é prazeroso para estudantes e professores. As avaliações de aprendizagem são pífias, a violência é crescente e a evasão alcança níveis alarmantes. O  modelo educacional vigente, concebido em…

Magda Soares é agraciada com prêmio Jabuti

A professora emérita da Faculdade de Educação da UFMG, Magda Becker Soares, foi agraciada no dia 30 de novembro, pela 59ª edição do prêmio Jabuti na categoria livro do ano de não-ficção. O livro “Alfabetização: a questão dos métodos” foi publicado …

Aulas de religião na escola pública após a famigerada decisão do STF: de quem será a primazia?

Em carta, a Arquidiocese de Vitória(ES) convida os Secretários de Educação dos Municípios capixabas para uma discussão sobre “ENSINO RELIGIOSO CONFESSIONAL CATÓLICO NAS ESCOLAS DE ENSINO PÚBLICO”. No documento fica exposto o entendimento da igreja católica sobre as formas de…

O Indecoroso Parlamentar

[Editorial do Jornal Pensar a Educação em Pauta]   Esta foi uma semana de atentados contra a democracia, o Estado de Direito e contra os direitos civis e sociais no Brasil. Na segunda feira, uma Portaria do Ministério do Trabalho…

Obscuros Horizontes

[Editorial do Jornal Pensar a Educação em Pauta, n. 177]   A Prefeitura de Belo Horizonte cedeu à pressão de obscurantistas vereadores cristãos e publicou decreto em que retira da Secretaria da Educação a atribuição de estabelecer diretrizes, políticas e…

Avaliação Quadrienal CAPES

Luciano Mendes de Faria Filho Saiu o resultado da avaliação quadrienal da CAPES referente ao período 2013-2016. Houve muita “movimentação” de Programas em relação à avaliação anterior. Infelizmente nosso Programa (Educação UFMG) caiu da nota 07 para a nota 06.…

[Eleições UFMG 2017] A universidade na mídia e as eleições na UFMG

Até muito recentemente, ao contrário do que fazia com a escola básica, a imprensa apresentava uma muito boa imagem da universidade pública brasileira. Mesmo quando fazia crítica, sobretudo em momentos como os das sucessivas greves que paralisavam as instituições, a…

[Eleições UFMG 2017] Definidas diretrizes para escolha do futuro Reitorado

O Conselho Universitário da UFMG definiu as diretrizes básicas para a consulta à comunidade universitária a respeito da escolha do novo reitorado.  Em relação às últimas consultas, as regras não trazem nenhuma mudança substantiva. Sobre o mais fundamental dos aspectos,…

Ciência e Tecnologia: crônica de um desastre anunciado!

Editorial do jornal Pensar a Educação em Pauta, 11 de agosto de 2017. Há pouco mais de um ano – e que ano! – uma das primeiras providências do governo golpista foi a de tentar entregar o comando do Ministério…

[Eleições UFMG 2017] Enquete/Debate: Reeleição para a Reitoria: o que lhe parece?

Recentemente, durante a Reunião Anual da SBPC, ocorrida na UFMG, numa sessão de Comemorativa dos 90 anos da Universidade, o ex-Reitor Francisco César de Sá Barreto falou que dentre as inúmeras e boas tradições da UFMG aqui nunca ouve reeleição…

Carta de Natal – IV Colóquio Nacional e I Colóquio Internacional A Produção do Conhecimento em Educação Profissional: a reforma do ensino médio e suas implicações para a educação profissional,

Carta de Natal – IV Colóquio Nós, participantes do IV Colóquio Nacional e I Colóquio Internacional A Produção do Conhecimento em Educação Profissional: a reforma do ensino médio e suas implicações para a educação profissional, coletivo integrado por pesquisadores, pesquisadoras,…

[Eleições UFMG 2017] A quem interessa a eleição para a Reitoria?

Por Luciano Mendes de Faria Filho A universidade entrou de férias, ainda que esteja acontecendo a SBPC e muitos de nós estejamos presente no Campus Pampulha ao longo de toda  a semana. E entrou sem que a discussão sobre a…

Convocatória papa construção da Conferência Nocional Popular de Educação (CONAPE 2018)

Após a publicação no Diário Oficial da União do Decreto Executivo de 26 de abril de 2017 e da Portaria No. 577 de 27 de abril de 2017, que, respectivamente, desconstrói o calendário da Conferência Nacional de Educação de 2018…

Sobre Avaliação da Pós Graduação em Educação – Carta da Diretoria da ANPEd à Coordenação de Área da CAPES

Carta da Diretoria da ANPED ao Coordenador da área de Educação na CAPES Assunto: Processo de avaliação de livros e periódicos na área de educação Data: 07.07.2017 Prezado Prof. Dr. Romualdo Portela, Coordenador da área de Educação na CAPES O…

A avaliação da Pós Graduação em Educação

[Editorial do jornal Pensar a Educação em Pauta, Ano 5 – Nº 167 / sexta-feira, 07 de julho de 2017] No ano passado o Pensar a Educação em Pauta publicou uma série* de textos a respeito da avaliação quadrienal da Área de Educação.…

Por que as universidades? Por Umberto Eco.

Reproduzido do Blog do Marco Aurélio Nogueira Tive a oportunidade de ler, no último fim de semana, o discurso que Umberto Eco proferiu em 20 de setembro de 2013, na Aula Magna de Santa Lucia, Universidade de Bolonha, Itália, por…

FNE: um gesto republicano!

[Editorial do jornal Pensar a Educação em Pauta – Ano 5 – Nº 163 / sexta-feira, 09 de junho de 2017 ] Essa semana os(as) representantes da Sociedade Civil no Fórum Nacional de Educação renunciaram, coletivamente, ao mandato. A decisão foi tomada…

O MEC e a EAD na Educação Básica

[Editorial do Jornal Pensar a Educação em Pauta, Ano 5 – Nº 162 / sexta-feira, 02 de junho de 2017] ​O recente bate-cabeça da equipe do MEC a respeito do Decreto sobre educação à distância expõe duas faces nada elogiosas da desastrada…

[Eleições UFMG 2017] UFMG: é preciso cuidar da memória!

Por Luciano Mendes de Faria Filho Participo de um grupo de pesquisa que, em continuidade a pesquisas anteriores, busca entender a história da UFMG a partir da interrogação sobre sua fundação, a história de alguns de seus departamentos e unidades…

Democracia Universitária e Órgãos Colegiados

Por Matheus Anchieta Ramirez – Professor do Departamento de Zootecnia da Escola de Veterinária da UFMG No âmbito das discussões sobre as eleições para a Reitoria, quando se pensa na “Democracia Universitária” algumas questões vêm a tona, tais como: como…

[Eleições UFMG 2017] Por uma política de Pós-graduação

Há alguns dias publicamos aqui um post em que defendíamos a necessidade de que a UFMG elabore uma política de Licenciatura como uma condição para que a Universidade possa melhor organizar a formação de professores. Agora, neste texto, voltamos nosso…

[Eleições UFMG 2017] Normas da Eleição de 2013

As pessoas têm perguntado sobre os prazos e normas para as eleições para reitor na UFMG que ocorrerão este ano. Tais normas, incluindo o calendário, não foram ainda definidas pelo Conselho Universitário. Mas, para informação, vale a pena conferir as…

Todos pela educação, todos?

Por  Carlos Henrique Tretel ,   para o Jornal Pensar a Educação em Pauta (Ano 5 – Nº 160 / sexta-feira, 19 de maio de 2017) “Fica cada vez mais claro que precisamos construir um projeto de nação, com a efetiva participação de todos.…

[Eleições UFMG 2017] Novidade na Composição das Chapas.

O Blog apurou que o prof. Renato de Lima Santos, que já anunciou sua disposição de disputar as eleições para a Reitoria da UFMG, convidou para sua vice a professora Carmela Maria Polito Braga, professora da Escola de Engenharia e…

[Eleições UFMG 2017] Por uma Diretoria (ou Pró-reitoria) de Política de Formação de Professores na UFMG!

Por Alexandre Borges Miranda – Professor do Departamento de Administração Escolar da Faculdade de Educação. O artigo “Por uma política para as Licenciaturas!”, de Luciano Mendes de Faria Filho, publicado em 16 de maio de 2017, no Blog do Pensar…

[Eleições UFMG 2017] Democracia por um fio: eleição para a Reitoria em tempos de crise.

    Por Pablo Luiz de Oliveira Lima, Prof. de Ensino de História do DMTE/FaE/UFMG Neste ano em que celebramos o nonagésimo aniversário da UFMG poderíamos estar também comemorando a consolidação de um país inclusivo, soberano, no caminho da superação…

[Eleições UFMG 2017] Por uma política para as Licenciaturas!

Por Luciano Mendes de Faria Filho A maior parte dos coordenadores de Colegiados responsáveis pelos 17 cursos de licenciatura oferecidos pela UFMG está correndo contra o tempo para adaptar seus respectivos cursos às Diretrizes estabelecidas pela Resolução 02/2015 do CNE.…

[Eleições UFMG 2017] Uma Nova Reitoria para uma Nova Universidade

Por Matheus Anchieta Ramirez – Professor do Departamento de Zootecnia da Escola de Veterinária da UFMG A universidade pública no Brasil passou por significativas mudanças nos últimos anos. Mudanças que em maior ou menor grau podem ser remetidas a ampliação…

Nota das entidades sobre dissolução do FNE

Fonte: Nota das entidades sobre dissolução do FNE

[Eleições UFMG 2017] As candidaturas que já se apresentaram

Imagem: Óleo sobre tela do pintor Gentil Garcez, que reproduz cena de promulgação da lei 956, de 7 de setembro de 1927, que criou a Universidade de Minas Gerais (Fonte: https://www.ufmg.br/90anos/historia-da-ufmg/) Por Luciano Mendes de Faria Filho Como ocorreu nas…

[Eleições 2017] UFMG, conheça-te a ti mesma!

Por Luciano Mendes de Faria Filho A administração de instituições de grande complexidade exige a mobilização de conhecimentos os mais diversos para que os diagnósticos sejam os melhores possíveis e as políticas e ações institucionais sejam minimamente eficientes.  Em uma…

[Eleições UFMG 2017] Eleição anterior: propostas das 03 chapas (2014-2018)

  A capa do Boletim da UFMG de 14 de outubro de 2013 informava: PROPOSTAS PARA 2014-2018 A comunidade acadêmica vai às urnas no final de outubro, em processo de consulta que vai culminar na escolha de reitor e vice-reitor…

Eleições na UFMG 2017 – (UFMG) Presente para a cidade (Reedição)

[Texto publicado o Boletim da UFMG Nº 1955 – Ano 42 de 05.09.2016 a propósito dos 89 ano da Universidade] Luciano Mendes de Faria Filho* A criação da Universidade de Minas Gerais, em 1927, fazia parte de um movimento intelectual…

Eleições na UFMG: o caos do campus!

Por Luciano Mendes de Faria Filho Um dos grandes problemas a ser enfrentado pelo futuro reitorado é o caos em que se transformou o Campus da Pampulha, o maior dos câmpus da UFMG. A ausência de placas de informação, o…

As Bases da Política

[Editorial do Jornal Pensar a Educação em Pauta Ano 5 – Nº 155 / quarta-feira, 12 de abril de 2017 ] Na semana que passou o MEC encaminhou ao Conselho Nacional de Educação a 3ª versão da Base Nacional Comum…

Democracia para quem, cara pálida? [Reedição – texto de 2008]

[Texto publicado no Boletim da UFMG Nº 1599 – Ano 34, de 03.03.2008] Bruno Pinheiro Wanderley  Reis Há vinte e poucos anos, no fim da ditadura, um slogan ganhou curso nas universidades brasileiras e terminou emplacando: Diretas pra reitor. Estou…

Eleições na UFMG: alargar a nossa capacidade de fazer política!

Por Luciano Mendes de Faria Filho Este ano, como vem ocorrendo há algumas décadas, temos eleições para Reitor(a) da UFMG! Como  já tive ocasião de explicitar noutro texto,  nesse ano o pleito ocorre num momento particularmente sensível para a instituição…

A Pós Graduação em Educação e a Educação Básica

 A Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd) realizou nos dias 04 e 5 de abril, em Fortaleza, um seminário sobre a avaliação da pós graduação em educação no país. Preocupava as(os) pesquisadoras(es) que lá se encontraram a…

Os números da educação e as políticas educacionais

[Editorial do jornal Pensar a Educação em Pauta n. 153] Uma das grandes ilusões da modernidade é a de que é possível reduzir tudo a números.  Da produção material aos gostos, passando pela política e pelos sentimentos, tudo, ao fim…

UM PRESENTE PARA O FUTURO!

[Apresentação do livro Gênero na Educação Infantil, de Joaquim Ramos (Paco Editorial, 2017)] Luciano Mendes de Faria Filho “O regulamento estabelece a preferência da professora para o ensino primário – é o meio de abrir à mulher mineira uma carreira…

Os golpes na educação básica

[Editorial do jornal Pensar a Educação em Pauta] Há muito tempo, muito se fala da importância da educação básica. No entanto, não há época em nossa história que não faça um diagnóstico muito negativo sobre a educação que efetivamente temos e/ou…

O debate público sobre educação

[Editorial do jornal Pensar a Educação em Pauta, n. 150) Nos últimos 200 anos a temática da educação escolar tem comparecido de forma sistemática nos debates públicos sobre os projetos para o Brasil. Sobretudo após a instalação da imprensa, nos…

Revista Brasileira de Educação Básica – novo número

Por Luiza Oliveira –  Editora Executiva da Revista Brasileira de Educação Básica O Projeto Pensar a Educação Pensar o Brasil – 1822/2022, em parceria com o Mestrado Profissional Educação e Docência – PROMESTRE e uma Rede de Mestrados Profissionais em Educação, lança hoje…

CIDADÃOS ANTES DA CIDADANIA!

Por  Luciano Mendes de Faria Filho   Há pouco mais de um ano, em viagem ao México, deparei-me um livro que, já pelo título, imediatamente me cativou: Ciudadanos Inesperados! Imersos que estamos num universo escolar que há pelo menos dois…

Educação em Belo Horizonte: o que pensa a nova Secretária de Educação Ângela Dalben

  O que esperar da nova administração municipal na educação? Em entrevista, a secretária de Educação, Ângela Dalben, fala quais serão suas prioridades pelos próximos quatro anos. A entrevista é com a jornalista Paula Alkmin, da Rádio UFMG Educativa.  …

Dossiê Gêneros e Sexualidades: desafios e potencialidade para a Educação em tempos de conservadorismos (Revista Ártemis)

Frederico Cardos.  Professor Adjunto da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Anderson Ferrari. Professor Adjunto da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) Em 2015, fomos convidados por estudantes do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Viçosa (UFV) para…

Retrospectiva 2016: C&T e Educação

Por Luciano Mendes de Faria Filho Há alguns  anos dedico-me, alternando com meu amigo o prof. Marcus Taborda,  à coluna de Educação do Jornal da UFMG, na Rádio UFMG Educativa. A coluna vai ao ar toda segunda feira. Na última…

Educação em BH: novo Prefeito, velhas soluções!

Ficou patente nos debates ocorridos durante a campanha para as eleições para a Prefeitura de Belo Horizonte, ocorridas neste ano, a pobreza das propostas de quase todos os candidatos para o enfrentamento dos problemas da educação em BH, notadamente a…

Reforma do Ensino Médio – MP 746/2016 – Texto para discussão

Um grupo de professoras(es) da Faculdade de Educação da UFMG produziu um texto muito interessante sobre a MP do Ensino Médio. É um texto para discussão,  contendo esclarecimentos e , também, proposições. Afirmam as(os) autores(as) : Apresentamos para discussão da…

Blog do Freitas: BNCC- MEC abre o jogo

Paulo Saldaña, da Folha, revela que o “Currículo terá habilidades socioemocionais”. “A preocupação em desenvolver na escola competências socioemocionais, como resiliência, liderança ou cooperação, … Fonte: BNCC: MEC abre o jogo

2016 numa Dimensão Geracional

Por Luciano Mendes de Faria Filho Sou de uma geração que entrou para a política ali pelos finais da década de 1970, cujo primeiro grande investimento foi o fim do regime militar e a primeira grande manifestação, e derrota, foram…

Educação é Área com mais Grupos de Pesquisa segundo Censo CNPq 2016

Por Luciano Mendes de Faria Filho O  CNPq acaba de publicar o resultado do Censo de Grupos de Pesquisa 2016. São inúmeras informações importantes a desafiar as análises dos(as) interessados(as) em entender a comunidade científica nacional. Infelizmente, apesar da massa…

Memória visual da Greve na UFMG – 2016

Veja, aqui parte da memória visual da Greve dos(as) Docentes da UFMG contra a PEC 55, o Governo Temer e a favor das políticas sociais. Essa memória foi produzida pelo Comando de Greve e apresentada na Assembléia que aprovou o encerramento do…

2017-2027: construir a UFMG Centenária*

Por Luciano Mendes de Faria Filho O movimento de ocupação de várias unidades pelos(as)  alunos(as) e de greve  dos docentes e Técnicos Administrativos em Educação da UFMG chega em sua fase final tendo sido conduzido, internamente, de forma razoável por todas…

Um 2016 para entender! Um 2017 para combater!!

[Editorial do Jornal Pensar a Educação em Pauta Ano 4 – Nº 149 / sexta-feira, 16 de dezembro de 2016 ] Ao longo do ano, acompanhamos com apreensão e vivo interesse os movimentos políticos, intelectuais e pedagógicos que fizeram de 2016 um dos…

Nota do Comando de Greve dos Docentes da UFMG eleito em Assembleia

A nossa luta contra a PEC 55 se deu em condições desiguais, pois temos um Congresso que voltou as costas à maioria da população brasileira; uma grande mídia totalitária a serviço dos interesses hegemônicos e surda às vozes contrárias à…

SIND-UTE/MG: NOTA PÚBLICA SOBRE A PEC 55

Nesta terça-feira, 13/12, o Congresso Nacional finalizou a votação da alteração da Constituição Federal de modo que, nos próximos 20 anos, todos os investimentos do Estado estarão congelados. A proposta de Emenda à Constituição 55 (número 241 na Câmara dos…

Qual o limite do investimento de nossas elites na desigualdade?

Por Luciano Mendes de Faria Filho Hoje é um dia muito triste para todos(as) que sonham e lutam com um Brasil menos desigual e mais democrático! Quis a fortuna que a aprovação da PEC 55 se desse no mesmo dia…

2016, a política perdeu pra polícia!

(Editorial do jornal Pensar a Educação em Pauta n. 148, de 09/12/2016] Ano 4 – Nº 148 / sexta-feira, 09 de dezembro de 2016 Ano 4 – Nº 148 / sexta-feira, 09 de dezembro de 2016 No último editorial do ano passado, desejamos 2016: Mais política, menos…

Políticas atuais de C&T: o federalismo em questão.

         Por Luciano Mendes de Faria Filho Já é amplamente estabelecida no Brasil a ideia de que nosso federalismo não deu certo ou, no mínimo, que é muito canhestro. As imensas desigualdades entre os estados  acabam, no…

Educação, violência e destruição!

[Editorial do jornal Pensar a Educação em Pauta] Nem em nossos piores pesadelos o ano de 2016 seria tão desastroso como tem sido para o conjunto da vida nacional. E, a considerar a eleição dos EUA e o que vem…

COOPERAÇÃO INTERNACIONAL SUL-SUL: a experiência do PPGE-UFMG  com a Universidade 11 de Novembro (Cabinda/Angola)

Por Maria de Fátima Cardoso Gomes* Esse texto trata do Programa de Pró-Mobilidade Internacional de docentes e discentes CAPES/AULP iniciou-se em 2013, concebido pelos professores da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, Maria de Fátima Cardoso Gomes,…

RED ESTRADO – DECLARACIÓN PÚBLICA [Sobre la educación en Latinoamérica hoy]

XI SEMINARIO DE LA RED  LATINOAMERICANA DE ESTUDIOS SOBRE EL TRABAJO DOCENTE(RED  ESTRADO)  CARTA  DE LA CIUDAD  DE MÉXICO El XI Seminario de la RED ESTRADO: Movimientos pedagógicos y trabajo docente en tiempos deestandarización, fue convocado con el objetivo de…

Escola de qualidade: como fazer?

[Editorial do Jornal Pensar a Educação em Pauta, Ano 4 – Nº 146 / sexta-feira, 25 de novembro de 2016 ] Ao longo do século XX configurou-se um imaginário de que todos os problemas brasileiros eram decorrentes da falta de educação, confundida esta com…

Novos tempos: a judicialização da Educação Infantil e o “terceiro turno” para as crianças pequenas!

Neste final de semana, andando por BH, dois panfletos nos chamaram a atenção: no primeiro dele, distribuído na porta de uma UMEI, uma empresa de advocacia se oferece para conseguir uma vaga numa Unidade de Educação Infantil em Belo Horizonte…

Carta abierta en defensa de la democracia en la escuela brasilera

Estimado/a colega: Tenemos la intención de enviar en los próximos días a las autoridades brasileñas la carta abierta que figura al final de este correo. Si está de acuerdo con nuestro posicionamiento, le pedimos por favor que envíe un correo…

AVALIAÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO: uma proposta para avaliação de 2021!

Por Luciano Mendes de Faria Filho Acaba de sair uma versão preliminar, mas quase definitiva, do documento  que vai nortear a avaliação, relativa ao quadriênio 2013-2016, da pós-graduação em educação.  Há, nele, uma interessante caracterização da área. Há muitas novidades,…

10 Livros + 01 que ajudam a entender a relação entre República e Educação no Brasil

No dia em que comemoramos o 127º aniversário da República brasileira, e justamente num momento em que a República, mais uma vez, vive profunda crise e que esta atinge diretamente a educação, não custa relembrarmos trabalhos que buscaram, ao longo…

Against Torture of Students in Brazil -An outcry for International Solidarity; Contra la Tortura de Estudiantes en Brasil – Apelo a la Solidaridad Internacional

Por Luciano Mendes de Faria Filho English version: Against Torture of Students in Brazil – An outcry for International Solidarity Versión española: Contra la Tortura de Estudiantes en Brasil -Apelo a la Solidaridad Internacional ***** Caras(os) amigas(os) do mundo todo e…

NOTA EM APOIO AOS ESTUDANTES DO COLÉGIO ESTADUAL CENTRAL E DAS OCUPAÇÕES DAS ESCOLAS MINEIRAS

NOTA DO OBSERVATÓRIO DA JUVENTUDE  UFMG EM APOIO AOS ESTUDANTES DO COLÉGIO ESTADUAL CENTRAL E DAS OCUPAÇÕES DAS ESCOLAS MINEIRAS Estamos acompanhando, com entusiasmo e esperança, a mobilização de estudantes secundaristas e universitários que ocupam suas escolas em praticamente todos os…

Minorias e territórios: ocupações

Por Renata Lima Aspis (FaE – UFMG) – toc, toc, toc! Pausa. Ninguém responde. – toctoctoc, toc, toc (bem mais vigoroso). – Tá ocupado! –  uma voz certeira responde. Está ocupado pelo “povo por vir”, está ocupado por aqueles que…

Impacto da PEC 241 no Financiamento da Educação – mais argumentos

Nosso colega Paulo de Sena Martins socializou, hoje, um conjunto de trabalho que nos ajudam a entender melhor, e dimensionar, o impacto da PEC 241 na educação. São estudos de instituições variadas, mas todos concordam com a ideia de um impacto nefasto…

PRÊMIO ANÍSIO TEIXEIRA 2016

Quatro colegas nossos(as) da área da educação foram agraciados(as) pela CAPES com o Prêmio Anísio Teixeira. Vejam,abaixo, a relação dos homenageados. A atribuição do Prêmio neste ano foi muito mais democrática e diversa do que da última vez, quando foram…

No banquete do golpe, a quem são servidas as migalhas?

Por Luciano Mendes de Faria Filho Tenho acompanhado nos últimos dez anos a “relação” da imprensa com a educação e posso afirmar que a cobertura melhorou muito. Apesar de ainda ser pequeno o número de jornalistas especializados em educação (vida…

A UFMG são muitas!

Por Luciano Mendes de Faria Filho Ontem(22/10), na caminhada com meu amigo Tarcisio Mauro de que resultou as fotos postadas no Facebook sobre a Lagoa da Pampulha, em Belo Horizonte,  conversávamos sobre o fato de a UFMG, onde trabalhamos, ter mudado…

A Educação e a Imprensa – A Educação na Imprensa

Por Luciano Mendes de Faria Filho Lendo esse texto da Folha, fico pensando como são fabricadas as notícias e quais as suas intencionalidades. Tenho acompanhado nos últimos 10 anos a cobertura que os “profissionais” a imprensa fazem sobre a educação. Há…

Formação docente na UFMG: história e memória

O Projeto Pensar a Educação Pensar o Brasil e a Editora Mazza publicam mais um título da Série Diálogos, dentro da coleção que mantêm em parceria. O livro, organizado por Luciano Mendes de Faria Filho, João Valdir de Souza e…

Dia das Crianças/Dia das Professoras: um presente nebuloso!

Por Luciano Mendes de Faria Filho Há um quadro de Klee que se chama Angelus Novus. Representa um anjo que parece querer afastar-se de algo que ele encara fixamente. Seus olhos estão escancarados, sua boca dilatada, suas asas abertas. O…

Farsa e tragédia: o desmantelamento da educação se repete.

A professora Cynthia Greive, da Faculdade de Educação da UFMG, escreveu  uma mensagem aos colegas da Faculdade refletindo sobre a aprovação da PEC 241 na Câmara. O Blog solicitou a ela autorização para publicá-la aqui. O título foi dado pelo…

Trabalhadores/as em educação de Minas Gerais seguem, em caravana, rumo a Brasília para dizer ”Não à PEC 241”

 

Eleições e Educação Política

 Vivemos no último dia 02 de outubro um momento importante de nossa vida política, as eleições de Prefeitos e Vereadores dos mais de 5500 municípios brasileiros. E a cara do Brasil que sai das urnas, na face dos eleitos e…

Posicionamento da Associação Brasileira de Currículo sobre a Medida Provisória 746/2016 sobre o ensino médio.

  A ABdC/Associação Brasileira de Currículo e o GT 12 Currículo  da ANPEd/ Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Educação, representando seus membros associados, apresentam em oito pontos1 o documento: Posicionamento sobre a Medida Provisória 746/2016 sobre o ensino…

O Catecismo da MP do Ensino Médio, segundo o MEC

Por Luciano Mendes de Faria Filho O catecismo é, ao mesmo tempo, um gênero literário e uma metodologia de ensino largamente utilizados, sobretudo pela igreja católica. No entanto, o sucesso pedagógico (e editorial)  da fórmula catequética fez com que a sua…

Sobre o Edital do Ciências Humanas e Sociais do CNPq – Reflexões da ABA

Por Luciano Mendes de Faria Filho Recentemente o CNPq publicou  o Edital  nº 22/2016 – Pesquisa e Inovação em Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas, tradicionalmente chamado de Edital das Ciências Humanas. No entanto, o presente Edital traz mudanças muito…

CARTA ABERTA DA ABRAPEC SOBRE A MEDIDA PROVISÓRIA 746/2016 QUE REFORMA O ENSINO MEDIO NO BRASIL

Perplexos pela divulgação do Ministério da Educação, e publicação no Diário Oficial da União do dia 22 de setembro de 2016, da Medida Provisória 746/2016 vimos a público expressar nosso repúdio por esta medida. A Publicação de uma medida provisória…

Análise da MP do Ensino Médio: onde encontrar?

Por Luciano Mendes de Faria Filho Nas semanas que antecederam a publicação do MP do Ensino médio o assunto já chamava a atenção da mídia especializada. Depois de publicada, há uma profusão de textos e análises sobre o tema. O…

Exposição de Motivos da MP do Ensino Médio

Veja, abaixo, a MP do Ensino Médio acompanhada da Exposição de Motivos.   Aqui  

A MP do Ensino Médio – ponte para o passado.

Luciano Mendes de Faria Filho Enquanto vários movimentos sociais, boa parte deles com forte representação junto aos profissionais da escola básica, protestavam nas ruas contra o  Temer e suas políticas,  o governo  deu mais um golpe na democracia, cerceou o…

Ensino público em questão

[A Sara Rojo publicou na página do Profs. UFMG pela Democracia, do Facebook, um texto sobre o ensino público no Brasil. Como o texto é longo e traz muitas informações importantes, resolvi postá-lo no Blog para ficar mais fácil a…

Portal fora do ar e atraso do Universal – o que está acontecendo no CNPq?

Por Luciano Mendes de Faria Filho Há quase 72 horas a página do CNPq está fora do ar. E, o pior, é que não há nenhuma explicação pública sobre o que está acontecendo. Os problemas criados pela queda da maior…

Ainda sobre o ocaso do PIBID

Por Luciano Mendes de Faria Filho Há alguns meses o Pensar a Educação em Pauta publicou um Editorial em que denunciava o investimento do Ministério da Educação e da CAPES para, a pretexto de reformar, acabar com o PIBID, um…

Independência e Educação

[Editorial do Pensar a Educação em Pauta n. 135] Quando, em 2006, organizamos o projeto Pensar a Educação Pensar o Brasil – 1822-2022, e o associamos explicitamente ao bicentenário da independência do Brasil, o fizemos justamente para chamar a atenção…

Movimento UFMG Centenária

Por Luciano Mendes de Faria Filho   Ao iniciar as comemorações dos 90 anos, fico pensando em como será a UFMG centenária que queremos e como fazer para realizá-la. O centenário, para uma instituição do porte da UFMG, não está…

O dados do Ideb

Por Luciano Mendes de Faria Filho Perguntado, hoje, por um jornalista sobre as razões pelas quais o IDEB mineiro caiu do 2o. em 2005 para 11o, em 2015 (pelo que vi) no ensino médio, chamei a atenção para o fato…

Ameaça ao PNE e rumos da BNCC

No último dia 05 de setembro, duas colegas da UFMG que participaram ativamente da elaboração da BNCC e que têm grande compromisso com a escola pública de qualidade, enviaram aos seus colegas da Faculdade de Educação uma nota de alerta…

Ciência, Tecnologia e Inovação: um elogio às humanidades

Luciano Mendes de Faria Filho Evaldo Vilela No ano passado (2015), o Centro de Ciências Humanas Letras e Artes da Universidade Federal de Viçosa (UFV)  promoveu um Fórum de Pesquisa em que Evaldo  Vilela, um dos autores deste texto, participou…

O impacto da PEC 241 na Educação

Por Luciano Mendes de Faria Filho Nos últimos meses há uma espectro que ronda os pesadelos de todos(as) aqueles(as) que defendem  uma escola pública de qualidade no Brasil: a PEC 241. Muito já se falou e discutiu esse assunto, inclusive…

Estamos de luto

[Editorial do jornal Pensar a Educação em Pauta n. 134] Porque a Presidenta da República foi violentada por um bando de delinquentes que tomou de assalto o Congresso Nacional. Porque nossos mais de 54 milhões de votos foram sequestrados pela…

Presente para a cidade: a propósito das comemorações dos 89 anos da UFMG

Luciano Mendes de Faria Filho A UFMG está comemorando os seus 89 anos e se preparando para os 90. Uma intensa programação está sendo organizada para ocorrer ao longo dos próximos 12 meses. O Boletim da UFMG no. 1955 é…

Os coletivos do/no Golpe

Por Luciano Mendes de Faria Filho Para o Luiz Carlos, a Maria Carmen,  a Ana Claudia,  a Maria Angélica e, naturalmente,  a Andrea. Esse texto foi inspirado por um comentário da minha amiga de longa data, Andrea Rena, postado hoje(31/08),…

A anatomia do Golpe: a atuação do empresariado

Os textos abaixo, publicados nos blogs Cafezinho e GGN  em conjunto nos ajudam a entender melhor as articulações do golpe em curso e que não se encerrará com a deposição da Presidente Dilma. 1. Como as federações empresariais se articularam…

A PEC 241 e o presente/futuro da educação brasileira

Nesses dias em que vivemos o período mais sombrios de nossa história recente, em que a Constituição da República é rasgada e a democracia violentada, os defensores dos interesses da minoria da população seguem seu curso de agressão ao direitos…

Para que serve a história da educação?

Por Luciano Mendes de Faria Filho Na semana que passou, por razões diversas, participei de três aulas de história da educação em que, em conjunto com outros colegas, alunos(as) e  professores(as),  tive que enfrentar a terrível pergunta “para que serve…

A hora do Ensino Médio, mais uma vez!

[Editorial do Jornal Pensar a Educação em Pauta n. 132[] Virou lugar comum entre os políticos, profissionais da imprensa, ativistas, pesquisadores e movimentos sociais que lidam com a educação, a afirmação de que o Ensino Médio, quando comparado com o…

Dilma: íntegra da carta ao povo brasileiro

AO SENADO FEDERAL E AO POVO BRASILEIRO Brasília, 16 de agosto de 2016 Dirijo-me à população brasileira e às Senhoras Senadoras e aos Senhores Senadores para manifestar mais uma vez meu compromisso com a democracia e com as medidas necessárias…

Golpes na Educação: o presente nefasto para as novas gerações

Por Luciano Mendes de Faria Filho Coincidência ou não, nos mesmos dias em que o Senado da República aceitou a denúncia contra a Presidenta da República, mesmo que contra ela não tenha sido apontado nenhum crime de responsabilidade, como estabelece…

Como ensinar introdução à sociologia na graduação?

[De blog pra blog – Direto de A VIDA PÚBLICA DA SOCIOLOGIA] Fui convidado por Carlos Benedito Martins e pela querida amiga Helena Bomeny para escrever um texto sobre ensino de sociologia na graduação para uma coletânea. A iniciativa é ótima,…

As Caras do Brasil na Imprensa Brasileira

Por Luciano Mendes de Faria Filho O jornal Estado de Minas é daqueles jornais que é a cara da chamada grande imprensa brasileira: católico, liberal-conservador, aecista  de corpo e alma e profundamente dependente das publicidades oficiais para sobreviver,  pois, segundo…

O social na fronteira das ciências

Por Luciano Mendes de Faria Filho Com as reformulações anunciadas no programa Ciências Sem Fronteiras no final do mês passado, temos visto várias manifestações a respeito dessa importante iniciativa de internacionalização da formação dos(as) jovens brasileiras(as). Algumas reflexões já haviam…

Chile: OPECH divulga documento

O Observatório Chileno de Políticas Educativas – OPECH – divulga documento que mostra o panorama da privatização do ensino superior no Chile. O documento procura revisar quatro pilares … Fonte: Chile: OPECH divulga documento

Escola pública: são suas qualidades, e não suas mazelas, que preocupam nossas elites.

Por Luciano Mendes de Faria Filho Nunca  houve um monumento da cultura que não fosse também um monumento da barbárie. E, assim como a cultura não é isenta de barbárie, não o é, tampouco, o processo de transmissão da cultura.…

Sobre “Claudios” e “Vejas”

O artigo de Claudio Moura Castro na Veja, destilando de novo seus dogmas de fé sem evidência empírica nenhuma, é típico da aliança que cada vez mais existirá no país entre parte da grande mídia e c… Fonte: Sobre “Claudios”…

O desmonte do Estado e das Políticas Públicas se realiza por meio da demissão de ótimos profissionais.

A Rita Coelho é, certamente, uma das grandes autoridades brasileiras na área de educação infantil. Alia o conhecimento da área com rara sensibilidade política na articulação de pessoas e instituições na defesa e promoção dos direitos das crianças pequenas ao…

Ensino Superior Público: garantir e expandir!

Por Luciano Mendes de Faria Filho A cada crise econômica que vivemos, ou a cada grande universidade  pública que entra em dificuldades, os arautos da privatização bradam mais alto seus clamores pelo fim da gratuidade nessas instituições. Não foram poucos…

Na Economia da Educação não há lugar para amadores como Alexandre Frota!

Por Luciano Mendes de Faria Filho Primeiro foi a Pátria Educadora, apresentada pela Presidenta Dilma, cuja operacionalização ficou a cargo do Mangabeira Unger. Gastamos muita tinta e tempo para mostrar o quanto o projeto era um desastre para a educação brasileira.…

Em defesa da universidade pública, #somosuerj!

Por Luciano Mendes de Faria Filho Esse é um país muito louco mesmo! Em qual outro lugar do mundo haveria um investimento tão pesado dos poderes públicos para acabar com uma universidade de qualidade como está ocorrendo, no Rio de Janeiro,…

Em Defesa da Escola Republicana: mais uma vez convocados(as)!

Por Luciano Mendes de Faria Filho Desde que se consolidou o movimento golpista pelo impedimento da Presidenta Dilma Rousseff e pelo desmonte do Estado e das políticas públicas voltadas para a maioria da população, um grupo de docentes da UFMG vem…

ANPED: os “novos reformadores” e a disputa pela escola

Durante a abertura da ANPED sudeste fizemos uma exposição sobre o pensamento dos chamados “novos reformadores”. O termo “reformadores empresariais da educação” foi proposto pela pesquis… Fonte: ANPED: os “novos reformadores” e a disputa pela escola

Mestres e Doutores – 2015: as faces da elite acadêmica brasileira.

Por Luciano Mendes de Faria Filho Como já tivemos ocasião de comentar em nosso Facebook, o CGEE acaba de lançar um importante estudo sobre os Mestres e Doutores no Brasil. Dando continuidade a estudos já realizados pela mesma instituição, a…

A AVALIAÇÃO DA EAD NA UFMG

Por Otavio Henrique Ferreira da Silva No dia 06 de julho de 2016 foi realizada na UFMG uma reunião com a comunidade acadêmica para tratar sobre a situação da Educação a Distância-EAD na Universidade. O encontro foi uma iniciativa da…

Pós Graduação e Pesquisa:  como superar a avaliação como política?

Por Luciano Mendes de Faria Filho Durante essa semana ocorreu, na UFES, em Vitória/ES, a 12ª Reunião Científica Regional Sudeste da ANPED. Na abertura, no domingo à noite,  o prof. Luiz Carlos de Freitas nos brindou com uma esclarecedora  conferência…

¿Por qué la educación no ha sido un tema relevante en las últimas elecciones españolas?

Por Antonio Viñao –  Universidad de Murcia (España) Una lectora de Pensar a Educação ha dirigido un correo a Luciano Mendes de Faria Filho preguntándose por qué la educación no ha sido una cuestión polémica, objeto de debate o un…

Posse dos novos integrantes do CNE: educação de qualidade não combina com autoritarismo.

Por Luciano Mendes de Faria Filho Tomaram posse hoje (11/07), sob protestos,  os novos membros do Conselho Nacional de Educação nomeados pelo Presidente Interino e por seu Ministro da Educação, Mendonça Filho. É um fato preocupante e que pode ter…

A violência policial aos homo sacer da contemporaneidade

Por Pedro Castilho[i] É sempre chocante a imagem de qualquer ser humano sendo agredido por outro. Na contemporaneidade estas imagens ocupam as mídias com uma frequência cada vez maior produzindo um grande efeito na população. Na última quinta feira, dia 07…

Movimentos Escola Sem Partido e Educação Doméstica se encontram: que rumos tomará a educação brasileira?

Por Luciano Mendes de Faria Filho Em 1980, o prof. Miguel Arroyo publicou na revista Educação e Sociedade, um texto cujo título era Operários e educadores se identificam: que rumos tomara a educação brasileira?  Nele, o pesquisador, de maneira bastante otimista,…

Educadores vão ao STF contra Temer para retomarem cargos em conselho

Reação dos Conselheiros destituídos pelo Ministro da Educação é muito salutar. O questionamento à decisão do Ministro, no STF, é legítima e necessária. Para entender o caso. [Informações de Mônica Bergamo, da Folha] 08/07/2016 02h00   NÃO ACEITO Educadores que…

Políticas do MEC: mais do mesmo*

[Reedição – esse texto foi publicado, originalmente, no Boletim da UFMG, Nº 1780 – Ano 38 18.6.2012] Por Luciano Mendes de Faria Filho “Adestremos os candidatos ao professorado nas materias que deverão ensinar um dia, por meio de ensaios theoricos e…

A Ciência e a Política – reflexões sobre os legados da ditadura.

Por Luciano Mendes de Faria Filho Confesso que fiquei contente com as vaias e os gritos de golpista  com os quais o Ministro de Temer, Gilberto Kassab, foi recebido na abertura da 68ª Reunião Anual da SBPC, evento que acontece, durante toda essa…

Em defesa da liberdade de expressão em sala de aula

[O texto abaixo foi produzido para subsidiar a exposição do prof. Fernando Penna na audiência pública na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) do Senado marcada para a quinta-feira (7), às 10h30, quando estará em debate sobre o tema liberdade…

Carta da viúva de Paulo Freire ao vice-Presidente Michel Temer

Prof. Dr. Michel Temer ASSUNTO: PAULO FREIRE: Wikipidia e SERPRO Na qualidade de viúva, estudiosa e sucessora legal da obra do Educador PAULO FREIRE, quero, através dessa carta, estabelecer um diálogo cordial e franco com V.Exa., mesmo estando nós dois,…

Como fazer uma escola de qualidade para todos? Debatendo com Claudia Costin

[O meu amigo e colaborador do Pensar a Educação, Prof. Isaac Roitman, me solicitou um texto para o site do Movimento 2022, o Brasil que queremos. Escrevi, então, o texto abaixo, que copio aqui no Blog a na mesma versão…

A violência e a educação de nossas (in)sensibilidades

Por Luciano Mendes de Faria Filho Tenho acompanhado, sempre com renovado interesse, a produção intelectual do meu colega da UFMG, o prof. Marcus Taborda. Tanto em seus textos no jornal Pensar a Educação Pauta, quanto naqueles divulgados em veículos acadêmicos,…

Avaliação da Pós Graduação: questões, dilemas e sugestões

Por Luciano Mendes de Faria Filho A avaliação da pós-graduação, agora quadrienal, acontecerá num ambiente conturbado. Por um lado, a crise política e o golpe impetrado pelas forças conservadoras e reacionárias, com o mais amplo apoio e incentivo das empresas midiáticas,…

Ciências Sem Fronteiras como Política de Estado – desafios para as humanidades.

Por Luciano Mendes de Faria Filho Em post recente neste Blog expressamos que a defesa que fazíamos do “Volta MCTI” não significava uma concordância com as políticas levadas a cabo pelo Ministério. Um dos exemplos de nossa discordância referia-se ao…

Ainda sobre as novas regras de Financiamento da CAPES

Por Luciano Mendes de Faria Filho Ao final do post anterior, As regras das CAPES e o desmonte das humanidades, indagamos:  “Será essa uma política dirigida da CAPES ou apenas mais um dos efeitos perversos das decisões  tomadas pelos nossos…

As regras da CAPES e o Desmonte das Humanidades

Por Luciano Mendes de Faria Filho Conforme adiantado neste espaço semana passada, as novas regras de financiamento dos programas de pós graduação em educação adotadas pela CAPES ferem de morte os principais programas de pós-graduação em educação. Nessa área, os programas, ao…

30 dias de desgoverno Temer: 10 ações que pavimentam a volta ao passado obscuro e violento

Por Luciano Mendes de Faria Filho Os acontecimentos que culminaram na famigerada votação do impedimento da Presidenta Dilma Rousseff naquele 17 de abril, deram lugar, também, a um governo não apenas golpista, mas inepto, corrupto e adepto da violação da…

Do “Volta MCTI”  ao  “Volta Democracia”: os cientistas na cena política

Por Luciano Mendes de Faria Filho No  último dia 08,  como parte das mobilizações contra o desmonte do Estado Brasileiro,  pela democracia e pela volta do MCTI, os professores, alunos e funcionários da Faculdade de Educação da UFMG  organizaram um…

POR QUE CALAR OS PROFESSORES?

Por Luciano Mendes de Faria Filho Observa-se nos últimos tempos um grande investimento dos grupos conservadores em apresentar, apoiar e fazer aprovar legislações que visam restringir a ação dos professores na sala de aula. As diversas “leis da mordaça”, como…

CAPES começa a desconstruir a Pós Graduação

Por Luciano Mendes de Faria Filho Uma a uma vão se confirmando as sombrias previsões publicadas aqui no Blog há alguns dias.  Depois dos descalabros tornados públicos nas ultimas semanas – da afronta com a recepção ao Frota à articulação…

A educação no coração do Império: convite à leitura de um livro inexistente

Luciano Mendes de Faria Filho (Texto publicado originalmente no jornal Pensar a Educação em Pauta n.124 NOTA: Em 2014 a professora Mirian Warde, uma de nossas maiores referências no estudo da história da educação brasileira, reuniu um conjunto significativo de…

As Esquerdas e a Base Curricular: suturar e combater!

“Que o perigo comum nos sirva pelo menos para sacudir nosso entorpecimento, e nos fazer retomar o gosto pela ação!” (Émile Durkheim. O individualismo  e os intelectuais. 1898) Por Luciano Mendes de Faria Filho O jornal  Pensar a  Educação em…

Pesquisas em educação: divulgar é preciso!

Reedição do Editorial do Jornal Pensar a Educação em Pauta, no.85, de 03 de junho de 2015 A propósito do lançamento da chamada de artigos para o primeiro número da  Revista Brasileira de Educação Básica, o Blog reapresenta ao leitor…

Cuidado meninas, os homens são perigosos! Somos? Questões para a educação!

Por Luciano Mendes de Faria Filho Há uma representação amplamente disseminada socialmente de que a masculinidade é naturalmente violenta e que, portanto, os homens são perigosos. Tal representação encontra eco e é realimentada cotidianamente por homens e mulheres no conjunto…

A educação em tempos sombrios: perspectivas para a educação no governo Provisório de Temer

Por Luciano Mendes de Faria Filho Como tem sido amplamente noticiado, parte significativa dos ministros escolhidos por Temer para compor seu governo provisório não tem afinidade nenhuma com a pasta que vai dirigir. No caso da Educação, não bastasse essa…

O governo Provisório e o desmonte da educação

Por Luciano Mendes de Faria Filho Outro dia o Sakamoto já havia adiantado que o governo Provisório já havia escolhido seu alvo: o combate às políticas que atendiam às camadas mais pobres. Após o “ajuste” de ontem, 24/05, Daniel Cara…

Fim da CAPES da Educação Básica?

Por Luciano Mendes de Faria Filho Parece estar passando despercebido para a comunidade acadêmica, sobretudo da parcela ligada à educação e à formação de professores, que o Decreto 8752, assinado pela Presidente Dilma no último dia 09 de maio, reduz…

O entulho autoritário e a seletividade da polícia no Brasil

Por Luciano Mendes de Faria Filho Outro dia, participando de uma banca de doutoramento na área de educação, a candidata, professora de direito, nos disse que, em certos aspectos, se desejássemos e fosse necessário, poderíamos mobilizar a primeira lei imperial…

Entrevista de Jean Wyllys à EBC e o lugar da comunicação pública nas democracias

Por Luciano Mendes de Faria Filho Assisti, ontem à noite (17/05), a uma entrevista ao vivo do Deputado Federal pelo PSOL(RJ) Jean Wyllys ao Programa Espaço Público da EBC. Foi, para mim, uma entrevista esclarecedora por vários motivos: primeiro, pela…

O Golpe e o fortalecimento da ação conservadora: o caso da educação

Por Luciano Mendes de Faria Filho Há muitos meses temos discutido no Projeto Pensar a Educação Pensar o Brasil, e em diálogo com colegas de várias partes do Brasil, sobre os possíveis impactos das articulações em torno do golpe que…

Comunicar a Educação: por uma Rede Nacional de Comunicação da Educação!

Por Luciano Mendes de Faria Filho Todos nós que temos acompanhado a construção e o desenrolar do golpe em curso temos observado o peso muito significativo das mídias, sobretudo da chamada “grande mídia” capitaneada pela Globo e cia, nesse processo.…

MEC: novos (des)caminhos e novas parcerias?

Por Luciano Mendes de Faria Filho Os novos ocupantes do MEC, como já é amplamente sabido, vão encaminhar as políticas educacionais para outros caminhos, sobretudo no que se refere àquelas ações de reconhecimento de direitos e das diferenças. Mas, o…