Professoras da educação básica: os desafios da autoria

A edição do Pensar ao Vivo do dia 10 de junho receberá autores e editores da Revista Brasileira de Educação Básica para bater um papo sobre o papel de professora-autora entre docentes da educação básica.

O dia a dia da Escola é um ambiente fundamental para pensar os processos de ensino e aprendizagem. É na sala de aula, no pátio, nos laboratórios, parques, auditórios e etc, que professores, estudantes e toda a comunidade ao redor vivem a experiência de ensinar e aprender. A Revista Brasileira de Educação Básica é um periódico que pretende valorizar o que os professores têm a dizer sobre essa vivência. É na autoria desses professores que a publicação reconhece pessoal, social e politicamente os docentes das escolas espalhadas pelo país.

E a experiência da professora-autora que será o destaque do PENSAR ao Vivo do dia 10 de junho. O bate papo “Professoras da educação básica: os desafios da autoria” com Marcelino Curimenha, Daiana Zanelato e Renata Oliveira, autores de artigos publicados pela RBEB, pretende valorizar e refletir sobre publicações feitas por professoras e professores da Educação Básica sobre suas experiências.

Marcelino Mendes Curimenha é licenciado em Filosofia, mestre e doutorando em Educação. Escreveu uma série de artigos sobre educação angolana para a Revista Brasileira de Educação Básica e desde 2019 é também editor da revista na área de História e Literatura Africanas e Latino-americanas.

Daiana Zanelato dos Anjos é licenciada em matemática, pedagoga e doutora em Educação Científica e Tecnológica, além de ser professora de Educação Básica em Santa Catarina. Ela é uma das autoras artigo “Deficiência visual: Formação docente e inclusão” publicado no número mais recente da RBEB, que compartilha vivências da organização e execução de uma oficina sobre Deficiência Visual oferecida aos estudantes das licenciaturas da UFSC.

Renata Rodrigues de Matos Oliveira é professora de Matemática da Rede Municipal de Contagem-MG, mestre e doutoranda em Educação pela UFMG. Ela é co-autora do artigo “Um laboratório de matemática na escola”, publicada na RBEB nº 7, de 2018. No artigo ela comenta sobre o Laboratório de Ensino de Matemática, “uma sala-ambiente para estruturar, organizar, planejar e fazer acontecer o pensar matemático, é um espaço para facilitar, tanto ao aluno como ao professor, questionar, conjecturar, procurar, experimentar, analisar e concluir, por fim, aprender a aprender.”

A mediação será feita pelas editoras Libéria Neves e Vanessa Macêdo da Revista Brasileira de Educação Básica.

A live “Professoras da educação básica: os desafios da autoria” será no dia 10 de junho, às 17h no canal do Pensar a Educação Pensar o Brasil do YouTube (www.youtube.com/pensaredu). Contamos com sua participação.

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