PEPB e Minas Faz Ciência lançam e-book sobre divulgação científica

O Pensar a Educação, Pensar o Brasil e o projeto de divulgação científica Minas Faz Ciência, da Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (FAPEMIG), lançam o livro digital Divulgação científica: novos horizontes, dentro da programação da Mostra Inova Minas 2017. O lançamento será neste sábado, 16 de setembro, às 11h, na Cafeteria do Espaço do Conhecimento UFMG, na Praça da Liberdade.

O livro digital é uma publicação da Mazza Edições, com financiamento da FAPEMIG, e integra a Série Diálogos, da Coleção Pensar a Educação Pensar o Brasil, que publica textos voltados para o fortalecimento do intercâmbio entre professores da educação básica e pesquisadores das diversas áreas da educação. O e-book é resultado do trabalho e das discussões realizadas no âmbito do projeto Minas Faz Ciência, entre janeiro de 2014 e dezembro de 2016. Ele é dividido em duas partes. Na primeira, são apresentadas análises sobre os veículos de comunicação e as mídias sociais do projeto, além de um artigo sobre a utilização estratégica do designnas ações de divulgação científica. A segunda parte traz questões mais amplas relacionadas à comunicação da ciência e suas possibilidades em diferentes plataformas, como rádio e internet, por exemplo.

Ao todo, são dez artigos, assinados por 13 profissionais. “Divulgação da ciência é um tema importante, que deve ser discutido não apenas por profissionais da comunicação, mas por todos os envolvidos com a atividade científica. A proposta da publicação é discutir possibilidades e incentivar a reflexão sobre o tema”, comenta Vanessa Fagundes, assessora de comunicação da FAPEMIG e coordenadora do projeto Minas Faz Ciência, que assina como organizadora ao lado de Maurício Guilherme Silva Jr., professor, jornalista e editor da revista Minas Faz Ciência.

O prefácio é assinado por Yurij Castelfranchi, professor do Departamento de Sociologia e Antropologia da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich) da Universidade Federal de Minas Gerais. Segundo o professor “este livro, em sua variedade de abordagens, de temas e de ideias novas, é extremamente útil para o profissional da comunicação e fornece uma contribuição, tão necessária, à literatura acadêmica sobre comunicação pública da ciência e da tecnologia”.

Minas Faz Ciência

Desde 2011, o Programa de Comunicação Científica, Tecnológica e de Inovação (PCCT) da FAPEMIG promove discussões sobre a comunicação da ciência, seus limites e possibilidades, além de contribuir para uma cobertura jornalística de qualidade. Os profissionais envolvidos trabalham na geração de produtos de comunicação diversos (revista e blog Minas Faz Ciência, podcast Ondas da Ciência, pílulas de vídeo Ciência no Ar, peças de design e eventos). O Programa estimula, ainda, discussões teóricas e acadêmicas acerca da comunicação pública da Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I).

Serviço
Lançamento do livro digital “Divulgação científica: novos horizontes”
Organizadores: Vanessa Fagundes e Maurício Guilherme Silva Jr.
Data: 16/9/2017, sábado
Horário: 11h
Local: Cafeteria do Espaço do Conhecimento da UFMG – Praça da Liberdade, 700
O livro estará disponível para download gratuito a partir do dia 19/9, no site da FAPEMIG: www.fapemig.br

 

 

 

Vanessa Fagundes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *