Museu, saberes e inclusão social

Como parte da programação do Dia Nacional da Ciência, o Pensar a Educação, Pensar o Brasil promove uma live para conversar sobre o papel dos museus e espaços de ciência na circulação e produção de conhecimentos

Reconhecidos como lugar de guarda de patrimônio e memória, os museus também cumprem outros papéis na produção de circulação de conhecimentos. É por isso que o PENSAR ao Vivo do dia 8 de Julho vai reunir pesquisadoras(es) e gestoras(res) de museus mineiros para conversar sobre a atuação dessas instituições na promoção da ciência e da cultura. A live, que integra a programação do Dia da Ciência em Minas Gerais, contará com Silvânia Souza do Nascimento, coordenadora do Laboratório de Estudos em Museus e Educação (LEME), Lídia Maria Meirelles, coordenadora do Museu do Índio (UFU), Letícia Julião, coordenadora da Rede de Museus e Espaços de Ciência e Cultura da UFMG e Eloi Teixeira César, diretor do Centro de Ciências da UFJF.

Graduada em Física, mestre em Ensino de Ciências, doutora em Didática das Disciplinas de Ciências e Tecnologias e com Pós-doutora em Educação, Silvania Nascimento é professora da Faculdade de Educação da UFMG e já ocupou o cargo de Superintendente de Museus da Secretaria de Estado da Cultura de MG e de Diretora de Divulgação Científica da UFMG.

Lídia Maria Meirelles, possui graduação em Ciências Sociais, Mestrado em Educação e doutorado em História. Atualmente é Coordenadora do Museu do Índio da Universidade Federal de Uberlândia. Foi Secretária Municipal de Cultura em Uberlândia, Diretora de Cultura da UFU e Coordenadora do Sistema de Museus da UFU.

Leticia Julião é historiadora, mestre em Ciência Política e  Doutora em História. Atua como professora de Museologia na Escola de Ciência da Informação  da UFMG. Foi diretora do Museu Histórico Abílio Barreto e Superintendente de Museus do Estado de Minas Gerais. 

Eloi Teixeira César é graduado e doutor em Química e professor do Colégio de Aplicação João XXIII da Universidade Federal de Juiz de Fora. Foi representante do Conselho Diretor da Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciência e consultordos Editais de Olimpíadas Científicas e Feiras e Mostras Científicas do CNPQ.

Esse bate papo também contará com Luciano Mendes, Secretário Recional de Minas Gerais da SBPC e um dos coordenadores do Pensar a Educação, pensar o Brasil e Yolanda Assunção, Analista de Comunicação do Pensar a Educação, Pensar o Brasil, como anfitriões.

A live “Museu, saberes e inclusão social” será no dia 08 de julho, às 17h no canal do Pensar a Educação Pensar o Brasil do YouTube

Dia da Ciência

Em comemoração à fundação da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, em 1948, o Brasil celebra no dia 8 de julho o Dia Nacional da Ciência e o Dia Nacional das Pesquisadoras e dos Pesquisadores. Em Minas Gerais um grupo de entidades e pessoas está organizando diversas atividades virtuais com o propósito de reforçar o diálogo das pesquisadoras e dos pesquisadores com a população, especialmente com os jovens. Com o tema CIÊNCIA E CULTURA, as instituições realizarão uma intensa programação com vídeos, oficinas, palestras, mesas redondas, visitas a museus e a centros de ciência e arte. Confira mais informações em www.cienciademinasgerais.com.br e também no YouTube, no Twitter, no Facebook e no Instagram

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *