Mídias, Educação e Espaço Público

O Seminário Anual do Pensar a Educação, Pensar o Brasil apresenta para o ano de 2018 o tema: Mídias, Educação e Espaço Público.

O Seminário se organizará por meio de 8 conferências durante todo ano letivo com o objetivo de refletir sobre como a educação é mobilizada nos diversos meios de comunicação. Com isto, buscamos identificar qual o papel das mídias na construção do espaço público de disputa de sentidos sobre a educação.

Questionamos o papel atribuído à educação como força retórica e argumentativa no processo de construção de justificativas políticas e econômicas dos problemas e soluções para as grandes questões do país. Estas justificativas estão presentes em diversos campos de atuação e encampam diagnósticos de crise, projetos de desenvolvimento, planos de modernização, razões para o atraso do país, etc.

Por outro lado, a educação, em sua dimensão de trabalho e organização, é relegada a posições secundárias nas políticas públicas de estados, municípios e da União, assim como seus atores, professores, gestores, pesquisadores, estudantes, etc. Neste sentido, questionamos o que leva à mobilização retórica da educação e como as mídias têm contribuído para a consolidação de justificativas e argumentos que esvaziam a educação de sua dimensão profissional, intelectual e institucional. Também interrogamos como as mídias comunicam sobre a educação e como o debate sobre a educação se estabelece no espaço público através das mídias.

Assim será possível apresentar algumas das várias disputas que se estabelecem sobre os sentidos da educação no espaço público.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *