Luta pela educação no poder legislativo

O Pensar a Educação Pensar o Brasil recebe a Deputada Estadual de Minas, Gerais Beatriz Cerqueira e a vereadora de Belo Horizonte, Cida Falabella para conferência sobre a ação parlamentar na defesa da educação

 

A atuação do poder legislativo no campo da educação é o assunto da 7ª conferência do Seminário Anual do Projeto Pensar a Educação, Pensar o Brasil, que em 2019 aborda o tema “Educação No Brasil: tradições democráticas”. No dia 24 de outubro, o PEPB recebe a Deputada Estadual por Minas Gerais , Beatriz Cerqueira e a Vereadora de Belo Horizonte, Cida Falabella para a conferência “Luta legislativa pela educação”. As parlamentares discutirão sua atuação legislativa em relação às demandas e Minas Gerais e Belo Horizonte, como projetos de cerceamento da liberdade de ensinar, o Financiamento da Educação e demais políticas públicas na área.

Beatriz Cerqueira é formada em magistério pelo Instituto de Educação (IEMG) e em Direito pela PUC/MG. É professora há 22 anos e já atuou como alfabetizadora de crianças, jovens e adultos da rede pública. Assumiu a coordenação-geral do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (SindUTE-Minas) em 2010 e atuou coletivamente em lutas importantes pelo Piso Salarial Profissional Nacional, educação de qualidade na rede estadual entre outras. Em 2012, foi eleita presidenta da Central Única dos Trabalhadores (CUT) em Minas Gerais, primeira mulher a ocupar este espaço e também a primeira professora. Foi eleita Deputada Estadual por Minas Gerais em 2018 pelo Partido dos Trabalhadores (PT). Na Assembleia Legislativa é Presidente da Comissão de Educação, Ciência e Tecnologia e também integra a Comissão de Administração Pública entre outras. 

Cida Falabella é atriz, diretora de teatro e professora, formada em História e mestra em Artes. Foi conselheira municipal de Cultura em Belo Horizonte e em 2016 foi eleita vereadora da Capital Mineira pelo Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) por meio da campanha coletiva da movimentação Muitas. Ao lado de Áurea Carolina (eleita Vereadora de Belo Horizonte em 2016 e deputada Federal em 2018) e Bella Gonçalves, primeira suplente da coligação, elas inauguraram na Câmara Municipal de Belo Horizonte a Gabinetona, uma experiência inédita de mandato compartilhado. É presidente da Comissão de Mulheres na Câmara Municipal de Belo Horizonte e vice-presidente da Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo.

A Conferência “Luta  Legislativa pela Educação” será no dia 24 de outubro, às 19h no Auditório Neidson Rodrigues, na Faculdade de Educação da UFMG. O debate terá transmissão ao vivo pelo canal do Projeto Pensar a Educação Pensar o Brasil no YouTube.


Imagem de destaque: Lula Marques

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *