Educação e Música – Joaci Ornelas

O convidado do Educação e Música do dia 25 de março foi Joaci Ornelas.

Joaci Ornelas é cantador, violeiro, compositor e instrumentista. Natural de Salinas – MG, residente em Belo Horizonte desde 1980, estudou teoria musical, harmonia e história da música na Escola de Artes-BH. Estudou violão com os professores Adalberto Santos e Tássio Moreira. Autodidata em viola caipira, e tem como referências os violeiros Tião Carreiro e Renato Andrade, e mestres tocadores do norte de Minas Gerais. Seu trabalho é resultado de dedicação a música, pesquisas e vivências com participações em atividades culturais de tradição de mestres violeiros, tocadores e foliões em comunidade rurais no vale do São Francisco, Minas Gerais.

Possui quatro 4 CDS gravados, “No dizer do sertão” lançado em 2016; “Andejo”, em 2006; “Vivaviola – Viva a Cantoria”, lançado em 2014; e “Vivaviola – sessenta cordas em movimento”, em 2010. Sendo esses dois últimos gravação coletiva

É um dos fundadores do grupo Vivaviola – movimento de valorização e difusão da música de viola em Minas Gerais – com os violeiros Chico Lobo, Pereira da Viola,Wilson Dias, Bilora e Gustavo Guimarães.

Produziu os documentários “Taboquinha da Tapera – Expressão Cultural de um Povo” – 2014, “Mestres da viola” – 2013 pela ANVB, e “I Seminário Nacional de Viola Caipira” – 2008, pela ANVB.Os CDs “Foliões e Tocadores”, na comunidade de Taboquinha, São Francisco, MG em 2013 e “O congado em Bom Jesus de Matozinhos” com as guardas na cidade de Matozinhos, MG.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *