Democratização da educação e cidadania

Democratização da comunicação e seu potencial educativo são tema de debate na FaE

 

 

Na próxima quinta-feira, dia 23 de abril, realizaremos a segunda conferência do XII Seminário Anual do Pensar a Educação Pensar o Brasil. Neste ano de 2018 o projeto apresenta o tema Mídias, espaço público e educação e realizará, até novembro, oito conferências que discutem os processos midiáticos no espaço público sobre a educação.

A segunda conferência de 2018 receberá um debate sobre a democratização da comunicação e a cidadania. Para discutir conosco convidamos a professora Sandra Tosta (UNA) e a Florence Poznanski (FNDC-MG). Nosso seminário vem propondo a problematização da relação entre educação e mídias numa perspectiva dos usos e das possibilidades de comunicação sobre a educação. Com isso objetivamos refletir como a educação é mobilizada no espaço público e quais as perspectivas de democratização do acesso, do debate e da própria constituição da educação.

Sobre as conferencistas:

Sandra Pereira Tosta é graduada em Comunicação Social pela PUC Minas e mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Realizou seu doutoramento em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo e foi professora titular da PUC Minas onde atuou como docente e pesquisadora nas áreas de Antropologia Urbana, Comunicação e Educação. Atualmente é professora do Centro Universitário UNA e vem discutindo os temas culturas e educação, mídias e sociabilidades contemporâneas e contribui no debate sobre a relação entre a escola e as mídias.

Florence Poznanski é cientista política com mestrado em Estudos Políticos pela Escola dos Altos Estudos em Ciências Sociais em Paris. Florence também trabalhou sobre os processos de participação popular no Brasil e na Europa e pesquisou a relação entre participação pública e cultura política. É membro da coordenação do Fórum pela Democratização da Comunicação FNDC em Minas Gerais e diretora da Ong Internet Sem Fronteiras, ela vem discutindo amplamente a democratização da comunicação e do acesso aos meios digitais.

 

A conferência do dia 26 de abril será às 19h no Auditório Neidson Rodrigues, na Faculdade de Educação da UFMG. O debate terá transmissão ao vivo pelo canal do Projeto Pensar a Educação Pensar o Brasil no YouTube. Outras informações no www.pensaraeducacao.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *