Debates sobre a Universidade e a Cidade

Neste ano de 2017 o Pensar a Educação, Pensar o Brasil – 1822/2022 promoveu discussões e debates em torno do tema “A universidade e a Cidade”. Oito conferências e debates foram realizados com o objetivo de discutir os espaços ocupados pela universidade e como esta proporciona um retorno real para a sociedade. Foram convidados professores e ativistas que, a partir de seus estudos e experiência, contribuíram para a realização dos debates com o público sempre muito enriquecedores.

Na primeira conferência, realizada no mês de março, o professor Franklin Leopoldo (USP) problematizou a relação entre a “Universidade e Educação Republicana”. Foram abordadas pelo professor, questões sobre qual a relação estabelecida entre universidade e cidade e de que forma essa relação acontece. Em abril foi a vez da professora Denise Morado (UFMG), que apresentou a universidade e a cidade como lugares de experimentação do pensamento teórico-prático, o lugar do experimentar o saber pensar e o saber fazer.

O professor Roberto Leher (UFRJ) foi o convidado do mês de maio. Em sua conferência o professor e reitor da Universidade Federal do Rio de Janeiro comentou a relação que grandes instituições, como a UFRJ e a UFMG, estabelecem com as várias realidades das cidades onde se inserem. Para encerrar o primeiro semestre, o mês de junho teve como convidada a professora Heloisa Buarque de Holanda (UFRJ). A professora, que coordena o projeto “Universidade das Quebradas”, discutiu sobre a produção de conhecimento e a criação artística estimuladas pelo encontro e pelo diálogo entre a comunidade acadêmica brasileira e produtores de cultura e artistas da periferia.

O segundo semestre foi marcado por debates, começando com o militante Leonardo Péricles e o professor Sérgio Martins (UFMG). Leonardo é coordenador nacional do Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB) e vem atuando no debate sobre a necessidade habitacional, assim como no enfrentamento a especulação imobiliária ao lado dos movimentos sociais. Sérgio Martins é professor de Geografia Urbana do IGC/UFMG, coordenador do núcleo de geografia urbana. O objetivo deste debate foi discutir sobre o direito a moradia e à cidade, nas ações em torno da elaboração e implementação dessas políticas que tem o espaço urbano centro de tensões e interesses, em especial no âmbito municipal.

Em setembro, o mês em que a UFMG completou 90 anos, foram convidados/as os/as candidatos/as à Reitoria da UFMG para a gestão 2018/2021. Os professores Renato de Lima Santos (Escola de Veterinária), Sandra Regina Goulart Almeida (Faculdade de Letras) e Andrea Mara Macedo (Instituto de Ciências Biológicas) foram convidados para discutir, junto à comunidade universitária, a relação da universidade e seu entorno. Por se tratar de debate eleitoral cada chapa teve um momento para apresentação e o debate se iniciou com perguntas vinda do público presente no auditório. As perguntas representaram os anseios e interesses da comunidade universitária às vésperas da eleição para a administração central da instituição.

Para a realização de uma discussão acerca do cenário cultural belorizontino e as relações estabelecidas com a universidade, o radialista Elias Santos mediou a mesa, que contou com a participação professora Bya Braga (UFMG) e o ativista cultural Rafael Barros. O debate teve como objetivo discutir sobre as ações públicas e institucionais voltadas para a cultura no âmbito municipal e o lugar das ocupações e da produção cultural. Para finalizar o ano de 2017, as infâncias foram tema de debate. Para discutir sobre o “Espaço para as crianças na cidade”, foram convidadas a professora e pesquisadora Maria Cristina Gouvea (UFMG), a doutoranda e chefe do Departamento de Coordenação de Bibliotecas Fabíola Farias (Biblioteca Pública Infantil e Juvenil – FMC) e a professora e divulgadora científica, Débora D’avila (Universidade das Crianças – UFMG). O debate teve como objetivo apresentar e discutir sobre as experiências com as crianças a partir da produção do saber acadêmico e das práticas estabelecidas no trabalho das conferencistas.

Todas as conferência podem ser vistas na integra:

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