A universidade e os espaços para as infâncias na cidade

No dia 30 de novembro o Pensar a Educação, Pensar o Brasil realiza a conferência “Os espaços para as crianças na cidade”. O encontro encerra a programação do XI Seminário Anual do Pensar a Educação, Pensar o Brasil que trouxe como tema para o ano de 2017 a Universidade e a Cidade.

Estarão no debate a professora e pesquisadora Maria Cristina Gouveia (UFMG), a doutoranda e chefe do Departamento de Coordenação de Bibliotecas Fabíola Farias (Biblioteca Pública Infantil e Juvenil – FMC) e a divulgadora científica Débora D’avila (Universidade das Crianças – UFMG). A proposta do debate é apresentar três pontos de vista acerca das experiências com as crianças a partir da produção do saber acadêmico e das práticas estabelecidas no trabalho das conferencistas.

Com isso nos perguntamos como a cidade recebe as infâncias em seus espaços? E qual a relação que a universidade vem estabelecendo para garantir a defesa da infância e o seu pertencimento à cidade?

O debate se insere no contexto das comemorações dos 90 anos da UFMG e os 120 anos de Belo Horizonte. Após o debate, abriremos para a interação com o público presente no auditório e nas redes sociais.

A conferência terá transmissão ao vivo pelo canal do Projeto Pensar a Educação, Pensar o Brasil no YouTube.

Sobre as conferencistas:

Maria Cristina Gouveia é graduada em Psicologia, mestrado em Educação e Ciências Sociais, doutorado em História da Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), pós- doutorado em História pela Oxford University, pós- doutorado em História da Educaçao pela Universidade de Lisboa. É Professora titular da Faculdade de Educação da UFMG, onde atua no Programa de Pós-Graduação. Também é pesquisadora do Centro de Estudos e Pesquisas em História da Educação da UFMG (GEPHE), e do Núcleo de Pesquisas sobre Infância e Educação Infantil da UFMG ( NEPEI/ UFMG).

Débora d’Avila Reis é graduada em Farmácia-Bioquímica, fez Mestrado e Doutorado em Bioquímica e Imunologia pela UFMG. Atualmente é professora do Departamento de Morfologia do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG, pesquisadora do programa de pós-graduação em Biologia Celular e membro do corpo de orientadores do mestrado profissional em Educação e Docência da FaE/UFMG. Foi coordenadora de Ações Educativas do Espaço do Conhecimento – UFMG e é coordenadora do programa/projeto de extensão Universidade das Crianças. É membro da SBPC, da Rede Européia das Universidades das Crianças e da Rede Nacional de Educação e Ciências.

Fabíola Farias é graduada em Letras e mestrado em Ciência da Informação pela UFMG. Doutoranda em Ciência da Informação na UFMG. É chefe do Departamento de Coordenação de Bibliotecas e Promoção da Leitura da Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte e leitora-votante da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil. Coordena a Biblioteca Pública Infaltil e Juvenil da Fundação de Cultura de Belo Horizonte. O espaço, além de manter e disponibilizar um acervo de livros, gibis e produtos audiovisuais, oferece programação com oficinas literárias e de produção de textos, palestras, encontros de formação de mediadores de leitura e autores, além de narração de histórias.

 

Serviço:
Conferência Os espaços para as crianças na cidade com Maria Cristina Golveia, Débora D’Ádila e Fabíola Farias
Data: 30/11/2017
Horário: 19h
Local: Auditório Neidson Rodrigues FaE/UFMG
Endereço: Av. Antônio Carlos 6627 – Pampulha

Outras informações em www.pensaraeducacao.com.brpensar@ufmg.brFacebook  e pelos telefones (31)3409-5355 e (31)  98212-5621

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *