Conferência “A cidade e o cenário cultural”

No dia 26 de outubro o Pensar a Educação, Pensar o Brasil realiza debate sobre o cenário cultural na cidade de Belo Horizonte. A conferência faz parte da programação do XI Seminário Anual do Pensar a Educação, Pensar o Brasil que trouxe como tema para o ano de 2017 a Universidade e a Cidade.

Para debater sobre o cenário cultural da cidade de Belo Horizonte, recebemos a professora, pesquisadora, atriz e diretora cênica Maria Beatriz Braga Mendonça (Bya Braga) e o antropólogo Rafael Barros (o Tcha Tcha). A conversa será mediada pelo radialista Elias Santos (Rádio Inconfidência). O debate tem como objetivo discutir sobre o cenário cultural, as ações públicas e institucionais no âmbito municipal e o lugar das ocupações e da produção cultural. Intencionamos, com isso, alcançar um diagnóstico do cenário cultural, assim como refletir acerca das conquistas e dos problemas da vida cultural da cidade, e em como essas leituras se estabelecem a partir de lugares de pertencimento muitas vezes distintos, mas complementares de nossos convidados. O debate se insere no contexto das comemorações dos 90 anos da UFMG e os 120 anos de Belo Horizonte.

A discussão é importante uma vez que nos encontramos em um cenário de disputas de sentido acerca do papel das artes em nosso país, e da função educativa das manifestações culturais e artísticas em nossa sociedade. Essas questões nos levam a refletir qual o papel das instituições pela promoção, incentivo e salvaguarda da cultura em suas diversas manifestações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *