Ação sindical e escolar

Heleno Araujo, Diretor Presidente da CNTE realiza conferência na Faculdade de Educação, dia 26 de setembro, sobre a atual ação sindical

No dia 26 de setembro o Projeto Pensar a Educação, Pensar o Brasil realiza mais uma conferência do seu XIII Seminário Anual que apresenta o tema: “Educação no Brasil, tradições democráticas“. A segunda conferência do semestre recebe o professor Heleno Manoel Gomes Araújo Filho, Diretor Presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) que falará sobre o tema “Ação sindical e escolar”. Atuante na rede Estadual de Educação de Pernambuco, Heleno propõe uma reflexão acerca do movimento sindical na defesa da educação democrática. Ele destaca o que o movimento sindical da educação está fazendo para enfrentar os ataques do (des)governo Bolsonaro a educação e qual orientação da CNTE para desenvolver a democracia, autonomia e cidadania no ambiente escolar.

Como a segunda maior Confederação brasileira, filiada à CUT, somando mais de 1 milhão de associados divididos em mais de 50 entidades, a luta da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação extrapola as questões específicas da categoria, discutindo temas polêmicos como: exploração do trabalho infantil, reforma agrária, emprego, saúde no trabalho, racismo e opressão de gênero, contribuindo para uma maior participação no cenário político-social do Brasil. Além disso é filiada à Internacional de Educação e à Confederação de Educadores Americanos.

A Conferência “Ação sindical e escolar” será no dia 26 de setembro, às 19h no Auditório Neidson Rodrigues, na Faculdade de Educação da UFMG. O debate terá transmissão ao vivo pelo canal do Projeto Pensar a Educação Pensar o Brasil no YouTube.


Imagem de destaque: Tony Winston/ Agência Brasília