A instrução politécnica e as escolas Modernas no Brasil

Na próxima quarta, dia 08 de dezembro, faremos no “Pensar ao Vivo” a live “Educação e resistências: A instrução politécnica e as escolas Modernas no Brasil”, série de lives é produzida por Rogério de Castro (Colégio Pedro II) e por Vanessa Macêdo (UFMG/PEPB).

Propomos para esse debate uma reflexão sobre as Escolas Modernas de inspiração ferretiana, organizadas pelos trabalhadores a partir das deliberações dos Congressos Operários do início do século XX, assim como a influência que receberam da concepção politécnica formulada por Pierre-Joseph Proudhon. Para debater tais experiências escolares, convidamos Luciana Eliza dos Santos (USP), Francisco das Chagas Silva Souza (IFRN), Rodrigo Rosa (CCHE/UNESPAR), Leonardo Leonidas de Brito (Colégio Pedro II) e Silverio Augusto Moura Soares de Souza (UFF).

A live acontece às 17h, no canal do Youtube do Pensar a Educação, Pensar o Brasil.

Francisco das Chagas Silva Souza
Possui graduação em História (UFPB), doutorado em Educação (UFRN) e Pós-doutorado em Educação (UFF). É professor titular do IFRN, Campus de Mossoró, e líder do Grupo de Estudos “Trabalho, Educação e Sociedade” (G-Tres),grupo em rede com o Histedbr, da Unicamp. É professor do Programa de Pós-Graduação em Ensino (IFRN/UERN/UFERSA), do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (Mestrado Profissional em Rede Nacional), Polo IFRN/Mossoró e do Programa de Pós-graduação em Educação (IFRN/Natal). Desenvolve pesquisas nas áreas de História e memória, Educação Profissional, formação saberes docente, história da educação, ensino de História.

Silvério Augusto Moura Soares de Souza
Professor Adjunto da Faculdade de Educação/UFF. Doutor em Políticas Públicas e Formação Humana (PPFH-UERJ). Mestre em Educação (UNIRIO). Pedagogo (UNIRIO).

Rodrigo Rosa da Silva
Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (2013). Mestre em História Social do Trabalho pela Universidade Estadual de Campinas (2005). Graduado em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (2002) e Licenciado em Sociologia (2020). Professor Colaborador no Centro de Ciências Humanas e da Educação da Universidade Estadual do Paraná (CCHE/UNESPAR) e no Departamento de Pedagogia da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Deped/UNICENTRO). Atuou como Professor Substituto no Departamento de Administração Escolar e Economia da Educação (EDA) na Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FE/USP) e no Departamento de Estudos Especializados em Educação (EED) do Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (CED/UFSC). Áreas de atuação: História da Educação, Sociologia da Educação, Políticas Educacionais, Organização Escolar, Fundamentos da Educação, Políticas Públicas, Economia da Educação, História Social do Trabalho. Atua principalmente nos seguintes temas: Política e Organização Escolar, Trabalho e Educação, Educação Libertária, Educação Profissional, Sindicalismo, Educação Comparada, Movimento Operário. Membro pesquisador do Grupo de Pesquisa Poder Político, Educação, Lutas Sociais (GPEL) e do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Anarquismo e Cultura Libertária (NEPAN /UERJ).

Leonardo Leonidas de Brito
Doutor em História Social pela Universidade Federal Fluminense. Professor em Regime de Dedicação Exclusiva no Colégio Pedro II (RJ). Pesquisador do Laboratório de Economia e História da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (LEHI-UFRRJ). Professor do Departamento de História do Colégio Pedro II. Docente permanente da Especialização em Ensino de História do Colégio Pedro II Vencedor do prêmio melhores teses do PPGH/UFF 2017. Docente permanente do Programa de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (Mestrado -PROFEPT) Coordenador Institucional Local do PROFEPT- CPII no biênio 2020- 2022.

Luciana Eliza dos Santos
Possui graduação e Licenciatura em Letras pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (2007), mestrado em História da Educação pela Universidade de São Paulo (2009) e doutorado em História da Educação e Historiografia pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (2014). Tem 12 anos de experiência como docente no Ensino Superior, tendo atuado com ensino e pesquisa nas áreas de Pedagogia, Letras e demais Licenciaturas, especificamente no campo da História da Educação. Também desenvolve ações com formações de professores de rede pública de ensino

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