Educação pelo Brasil, número 323

Unicef: queda de renda e acesso à educação na pandemia prejudica nutrição e aprendizado de crianças e jovens – Jornal da Ciência
Pesquisa mostra aumento de desigualdades nas classes mais baixas e reforça importância de reabertura segura das escolas para saúde física e mental dos mais vulneráveis.

António Nóvoa: aprendizagem precisa considerar o sentir – Revista Educação
O reitor honorário da Universidade de Lisboa alerta que a escola não deve voltar ao que era antes, mas corre o risco de ficar ainda pior se a ênfase na tecnologia e personalização substituir o sentir e o fazer comum.

Na volta às aulas, desigualdade mais uma vez se faz presente – CBN
No momento em que governo estadual e prefeitura discutem a volta às aulas presenciais. Mais uma vez, as prejudicadas são as crianças mais carentes.

1 em cada 3 alunos tem problemas na conexão à internet ao tentar ver aulas on-line, diz Unicef – G1
Outros obstáculos são: falta de tempo dos adultos (para ajudar nas tarefas), ausência de equipamentos tecnológicos adequados e necessidade de cumprir tarefas domésticas para auxiliar a família.

Currículos se abrem a novos temas para apoiar o desenvolvimento de competências – Porvir
Economia, empreendedorismo, saúde e trabalhos manuais reforçam a integração entre objetivos de aprendizagem e competências para o século 21.

Universidade deve adotar direitos humanos como bandeira prioritária, defende professor argentino – UFMG Notícias
Rodolfo Brardinelli, de Quilmes, participou da aula inaugural da Escola de Inverno promovida pela UFMG e pela AUGM.

Menino de 6 anos morre após ser agredido pelo pai por errar lição de casa – Pragmatismo Político
O pai estava ensinando dever de casa ao filho de 6 anos em MG e disse que ‘perdeu a cabeça’. Por não saber resolver uma atividade e errar, a criança foi agredida com tapas, socos, pontapés e uma rasteira.

Mestrado profissional para advogados é articulado entre ESA-CE e fundação ligada à UFC – Diário do Nordeste
A ideia é criar o curso de Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior, com linha de pesquisa em ensino jurídico.

Evasão escolar deixa Brasil atrás de outras economias, mostra OCDE – Estado de Minas
Em 2018, quase metade das pessoas com idades entre 25 e 64 anos não havia concluído o ensino médio (47%), mais que o dobro da média da OCDE, de 22%.

Vacinação deverá impulsionar matrículas no ensino superior, diz estudo – Correio Braziliense
Pesquisa mostra que 39% dos entrevistados que tomaram pelo menos a primeira dose do imunizante contra a covid-19 desejam começar a graduação ainda em 2021, no próximo semestre, e 41% no início de 2022.

Ministério da Educação abandona plano de ampliação do Enem Digital – Folha de São Paulo
Com custo mais alto e abstenção de 70% na última edição, exame no computador não avançou.

Cai número de famílias que defendem fechamento de escolas na pandemia – Agência Brasil
Estudo mostra que 93% das escolas mantiveram atividades remotas.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *