EB Nº 077 – 10/04/2015

Informativo semanal do projeto “Pensar a Educação, Pensar o Brasil – 1822/2022”

Ano III – Edição 077 / sexta-feira, 10 de abril de 2015 

Protesto de professores fecha cinco rodovias paulistas e causa lentidãoJornal Folha de S. Paulo

Professores da rede estadual fizeram, na tarde desta quinta-feira (9), protestos em ao menos cinco rodovias paulistas. Todas as estradas, porém, foram liberadas no início da noite.

Unesco: Brasil cumpriu duas das seis metas da Educação estabelecidas em 2000Portal EBC Agência Brasil

O Brasil cumpriu duas das seis metas do Marco de Ação de Dakar, Educação para Todos: Cumprindo nossos Compromissos Coletivos, firmado em 2000 por 164 países. De acordo com o último relatório de monitoramento divulgado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), apenas um terço dos países cumpriu as metas.

Inep contesta dados da Unesco sobre cumprimento de metas do país na educaçãoPortal EBC Agência Brasil

O Inep contestou hoje (9) o documento da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) segundo o qual o Brasil cumpriu apenas duas das seis metas estabelecidas em 2000 para o setor. Segundo o Inep, o país cumpriu cinco das seis metas do Marco de Ação de Dakar, Educação para Todos: Cumprindo nossos Compromissos Coletivos.

Brasil inclui criança, mas perde jovem no ensino médio e mantém analfabetosPortal Último Segundo

O Brasil atingiu a meta de universalizar o ensino fundamental para as crianças brasileiras, tanto para meninos quanto para meninas. No entanto, o País ainda perde alunos no ensino médio, não conseguiu expandir devidamente a educação infantil e mantém 13 milhões de analfabetos acima dos 15 anos de idade.

Projeto quer leitura de livros cearenses como disciplina obrigatória em escolas públicasJornal Tribuna do Ceará 

Disciplina seria chamada de “Conhecimento e Estudo dos Autores Cearenses” e estaria inserida na grade curricular das escolas públicas mantidas pelo Governo do Estado.

Escola atende moradores de rua e alimenta sonhos de mudança pela educaçãoPortal UOL Educação

O sonho dos estudantes da Escola Meninos e Meninas do Parque, localizada no Parque da Cidade, no Distrito Federal, é o mesmo: sair das ruas. O colégio, que existe há mais de 20 anos, atende cem alunos que não têm onde morar. A grade curricular é a mesma de outras instituições de ensino. A diferença, segundo a diretora Amelinha Araripe, é que o ritmo de aprendizado de cada um é respeitado.

Filha de pastor é primeira transexual a usar nome social em escola do ValePortal G1

Ele nasceu Israel, mas escolheu ser Thifany. O novo nome é pronunciado na chamada da escola e também consta na carteirinha estudantil. Filha de pastor evangélico, a transexual de 17 anos mora em Jacareí, e é a primeira aluna a usar o nome social em uma escola da rede estadual no Vale do Paraíba. Em todo Estado, são apenas 44 casos como o dela.

Entrevista Renato Janine Ribeiro: ‘A sociedade é que tem de decidir sobre impostos para a educação’Jornal O Estado de S. Paulo

Para o novo ministro da educação, o Brasil vive um momento de “grande crença” no potencial do ensino. Apesar disso, ele sabe que os desafios do setor são enormes e viabilizar suas metas, que incluem expandir o financiamento da educação, não será fácil.

Governo estadual abre espaço para negociação com professores e apresenta novo plano de carreira para categoriaJornal Diário Catarinense

Após os professores da rede estadual desocuparem a Assembleia Legislativa (Alesc)e realizarem um protesto em frente ao Centro Administrativo, na tarde desta quinta-feira, em Florianópolis, o governo de SC recebeu a direção do sindicato da categoria e sinalizou mais abertura para as negociações com os grevistas sobre o novo plano de carreira.

Banco Mundial vai investir 22 milhões em projetos educacionais no TocantinsJornal Conexão Tocantins

O Banco Mundial vai destinar R$22, 4 milhões ao Programa Estrada do Conhecimento (PEC), que tem o objetivo de promover educação efetiva e integral, com inclusão social de crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social em municípios às margens da BR-153.

Reitores relatam crescimento das universidades com a reestruturação promovida pelo ReuniRevista Gestão Universitária

Alicerces para o desenvolvimento científico e tecnológico do país, as universidades federais passaram, entre 2003 e 2014, por um processo de reestruturação e expansão. Essa expansão teve como bases os princípios da democratização e inclusão e resultou, em 2007, na criação do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *