Edição e Autoria: sentidos da imagem do outro

Pensar ao Vivo é uma live em formato de roda de conversa onde os convidados e convidadas se atravessam e ficam bem livres para estabelecer uma conversação.

Para a live do dia 03 de novembro temos como proposta abordar os temas da Edição e Autoria nos percursos  e sentidos das imagens do outro.

Entendemos a edição, também, como um processo de editoração, de fazer escolhas, modificar, cortar, inventar e criar sentidos nas imagens do outro, sejam elas no cinema, livros, literatura e comunicação, na imagem fotografada ou imaginada.

Nesse sentido o Pensar ao Vivo propõe uma conversa que pense a responsabilidade e a ética da imagem do outro nos processos de criação e comunicação, bem como as fronteiras sensíveis da autoria e do direito do outro diante dos significados de sua própria imagem.

Convidadas
Ana Cláudia
É fundadora da Ave Casa Editora (www.avecasaeditora.com.br), é formada em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais (Licenciatura, Bacharelado e Edição), trabalhou como Supervisora do Laboratório de Edição da Faculdade de Letras da UFMG e é também Pesquisadora do Núcleo de Estudos Judaicos da UFMG. É diagramadora da Editora Margem e realiza trabalhos de preparação, revisão e diagramação para outras empresas.

Camila Macedo
Mestra e doutoranda em Educação pela UFPR e bacharela em Cinema e Vídeo pela Unespar. Junto a Débora Zanatta, coordena o Cineclube Solax e o Núcleo de Audiovisual Sesi-PR. Desde 2018, compõe a equipe de curadoria do Olhar de Cinema – Festival Internacional de Curitiba. Como montadora, participou dos curtas-metragens “Aonde vão os pés” (2020, dir: Débora Zanatta) e “Faço minhas linhas” (2021, dir: Camila Macedo, Evandro Kbu, Jessica Candal e Mano Jhow, documentário).

Cristal Lopes
Multi artista, travesti preta periférica, sou formada em moda. Atualmente sou assessora parlamentar da deputada Andreia de Jesus, sou eleita rainha do Carnaval de rua desde 2013. Sou atriz, performer e escritora.

Thiago Rosado
Interiorano, graduado em Licenciatura em Teatro pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) com período sanduíche na Universidade do Algarve em Portugal. Atualmente é coordenador executivo do programa de extensão Pensar a Educação, Pensar o Brasil (1822-2022). Cineasta atuante na produção e investigação de documentários e no campo do Cinema e Educação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *