Educação e resistências: Conquistas e desafios em torno da Lei 11.645

O Pensar ao Vivo da próxima quarta-feira, 7 de julho, é sobre o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena no ensino fundamental. A live “Educação e resistências: Conquistas e desafios em torno da Lei 11.645” acontece às 17 horas e reúne professores e pesquisadores envolvidos com as lutas afirmativas. A transmissão será no canal do Youtube do Pensar a Educação, Pensar o Brasil.

O ensino da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena” se tornou obrigatório nos currículos de escolas públicas e privadas a partir da sanção da Lei Nº 11.645, de 10 de março de 2008, que altera a Lei Nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.

A implementação da Lei tem por objetivo difundir as culturas negra e indígena no âmbito da formação da sociedade brasileira, principalmente na educação de crianças e jovens. Para a conversa, os convidados e convidas debatem a importância da Lei 11.645/08 e a sua implantação enquanto uma instância da resistência frente ao colonialismo e racismo ainda presentes na educação brasileira.

Conheça os participantes:

Alessandra Pio é pedagoga formada pela Universidade Federal Fluminense, mestre e doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro com passagem pela New York University. É professora do Departamento de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Gabriel Siqueira é professor de história, capoeirista e doutorando em Políticas Públicas e Formação Humana pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro.

Yaya Ferreira é graduanda de Pintura na Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Nascida e criada em Vicente de Carvalho, Zona Norte do Rio de Janeiro. Artistas visual multimídia que concentra suas pesquisas em retratar pessoas pretas ao que lhes é comum e à sua diversidade e particularidade. Atua através de ilustrações, graffiti e tatuagem.

Michael Baré Tikuna é professor de história formado pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro e pós-graduando em “Ensino de História na Educação Básica”, História Indígena, pelo colégio Pedro II. Em 2009 adentrou no Movimento tamoios dos povos originários, atual Centro Cultural Indígena/Universidade Aldeia Maracanã, onde atuou como professor de história e cultura indígena, atendendo a Lei 11.645/2008.

A conversa terá a medição do Rogério de Castro, professor do Pedro II e de Vanessa Macêdo uma das coordenadoras do Pensar a Educação Pensar o Brasil. A Live “Educação e resistências: Conquistas e desafios em torno da Lei 11.645” será no dia 7 de julho, às 17h, no canal do Pensar a Educação Pensar o Brasil do YouTube (www.youtube.com/pensaredu). Haverá emissão de certificados para os participantes.

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