Ensino remoto da alfabetização na pandemia

Os desafios e possibilidades da Alfabetização em meio à pandemia de Covid-19 são destaque do PENSAR ao Vivo do dia 2 de setembro, com emissão de certificado 

A pandemia de Covid-19, impacta, entre outros cenários, todos os processos de ensino e aprendizagem. No próximo PENSAR ao Vivo, no dia 02 de setembro, o Pensar a Educação, Pensar o Brasil se junta ao Grupo de Pesquisa em Alfabetização, Linguagem e Decolonialidade da UFSJ (Gpeale) e ao Coletivo Alfabetização em Rede para refletir sobre estes impactos na alfabetização. Como educadoras e estudantes estão vivendo esse momento? Quais as dificuldades e possibilidades encontradas no ensino remoto? 

Esse bate papo contará com Maria do Socorro Macedo, Coordenadora do GPEALE e do Coletivo Alfabetização em Rede,  Adelma Barros Mendes, professora da UNIFAP,  integrante do Coletivo Alfabetização em Rede e Vice-Presidente da Associação Brasileira de Alfabetização (ABAlf), Gabriela Medeiros Nogueira, professora da FURG e Integrante do coletivo Alfabetização em Rede, Rosilene Cunha da Trindade, professora alfabetizadora da Escola Estadual Deputado Mateus Salomé em São João del-Rei/MG e Clotildes Alencar, professora alfabetizadora da Escola Municipal Joelma Cardoso, em Araripe/CE.

Maria do Socorro Alencar Nunes Macedo é pedagoga, mestre e doutora em Educação. É professora da Universidade Federal de São João Del Rey e coordena projetos que investigam práticas escolares de alfabetização contextos escolares e não escolares, em áreas urbanas e no campo. 

Adelma das Neves Nunes Barros Mendes é graduada em Letras, mestre e doutora em Linguística. Atualmente é professora da Universidade Federal do Amapá. Já o Pró-letramento e foi Pró-Reitora de Pesquisa e Pós Graduação da UNIFAP. 

Gabriela Medeiros Nogueira é pedagoga, mestre e doutora em Educação. Já atuou na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, e atualmente é professora da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). É líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Alfabetização e Letramento.

Rosilene Cunha da Trindade é pedagoga e mestre em Educação. Atualmente é professora da educação básica da Secretaria Municipal de Educação de São João del-Rei e da Escola Estadual Deputado Mateus Salomé, em São João del-Rey

Clotildes Alencar Nunes Ramos é Pedagoga, professora alfabetizadora da Escola Municipal Joelma Cardoso em Araripe-CE, além de representante do Sindicato dos Servidores Públicos das Secretarias de Educação e de Cultura do Estado do Ceará (APEOC).

A Live “Ensino remoto da alfabetização na pandemia” será no dia 02 de setembro, às 17h no canal do Pensar a Educação Pensar o Brasil do YouTube. Haverá emissão de certificado para os participantes. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *