IX Seminário Anual Pensar a Educação, Pensar o Brasil

– 2015 –

Das Escolas normais á pós graduação: 180 anos de formação de Professores no Brasil”

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“Configuração histórica, cenário atual e perspectivas para a formação de professores”.
Barnadete Gatti (FCC)
26/03/2015 
A abertura do seminários dedicado aos 80 anos de formação de professores no Brasil recebeu a pesquisadora da Fundação Carlos Chagas Bernadete Gatti para falar sobre o significado da profissão. Ela fala de uma formação que torne o professor alguém incluído na sociedade e qualifique seu trabalho para escolas inclusivas.

 

“Eu escola Normal e eu normalista”
Eliane Marta Lopes (UFMG/UFOP)
30/04/2015 
A escola normal é importante componente na história da formação de professores no Brasil. Uma história tão fragmentada como a da formação de professores precisa de revisões constantes para estabelecer seus rumos.

 

“Das escolas Normais à Pós-Graduação: 180 anos de formação de professores no Brasil”
Anamaria Bueno de Freitas (UFS)
28/05/2015 
Em 180 anos de formação de professores no Brasil foram muitos projetos e metas estabelecido para os cursos de formação e também para a atuação desses profissionais nas escolas. A professora falou da luta constante dos professores por mais direitos, melhores condições de trabalho e salários melhores.

 

“Das escolas Normais à Pós-Graduação: 180 anos de formação de professores no Brasil”
Samira Zaidan (UFMG)
25/06/2015 
A professora mostrou em sua apresentação a percepção que os professores percebem a própria atuação. Ela questiona os projetos de formação de professores que não são compatíveis com uma sociedade de ampliação de direitos como o Brasil.

 

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“Das Escolas normais á pós graduação: 180 anos de formação de Professores no Brasil”
Demerval Savianni (UNICAMP)
27/08/2015
O professor falou sobre as vicissitudes da formação de professores no decorrer da história e as inúmeras e constantes mudanças nas políticas formativas. Este comportamento tão instável nos programas de formação contribui para um não estabelecimento de uma política sólida.

 

“Das Escolas normais á pós graduação: 180 anos de formação de Professores no Brasil”
João Valdir de Souza (UFMG)
24/09/2015
Na confêcia, o professor discutiu a formação de professores no contexto civilizatório da modernidade passando pelas instituições religiosas e os contextos políticos e sociais brasileiros nos últimos 180 anos. O pesquisador buscou explicar o conceito de ensino.

 

“Das Escolas normais á pós graduação: 180 anos de formação de Professores no Brasil”
Carlos Roberto Jamil Cury (UFMG/PUC-MG)
29/10/2015
De alguma maneira tudo que se fez nesses 180 anos teve como referência (ao menos formal) o direito à educação. O professor Cury revisa cada projeto e programa de formação de professores que busca oferecer educação de qualidade à todos os cidadãos.

 

“Das Escolas normais á pós graduação: 180 anos de formação de Professores no Brasil”
Miguel Gonzales Arroyo (UFMG)
26/11/2015
O pesquisador questiona se a formação de professores passa pelas necessidades da escola básica e como foi construído pelos anos o ofício do professor. O professor fala da dedicação dos profissinais da área e o lugar deles na sociedade.