VI Seminário Anual Pensar a Educação, Pensar o Brasil

– 2012 –

“Que educação, para que país?”

 

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“Das políticas de governo às políticas de estado: reflexões sobre a atual agenda educacional Brasileira”
Dalila Andrade Oliveira (UFMG)
28/03/2012
A pesquisadora observa as políticas mais recentes que interferiram na educação Brasileira e os desafios atuais trazidos pela nova condição que o País passou a ocupar no cenário internacional. Alila discutiu a proposta de criação do Sistema Nacional de Educação.

“Brasil: que educação, pra que país?”
Carlos Roberto Jamil Cury (UFMG/PUC-MG)
26/04/2012
O professor Carlos Roberto Jamil Cury avalia a questão da educação sob dois aspectos: o destino da educação escolar no Brasil e qual educação é esta que se destina aos brasileiros. Ele lembra o esforço por direitos sociais presentes entre os positivistas no inicio da república.

 

 

“O ensino superior no Brasil”
Simon Scheatzman (Instituto de Estudos do trabalho e Sociedade – RJ)
31/05/2012
O Brasil possui um sistema de ensino superior relativamente grande em termos absolutos, mas ainda carente no atendimento de grande parte da população com renda menor. O pesquisador observa a educação a partir desse entendimento e quais as causas e consequências dessa característica do ensino superior

 

 

“O custo aluno-qualidade inicial como proposta de justiça federativa: um primeiro passo rumo à uma educação pública de qualidade no Brasil”
Daniel Cara (Campanha Nacional pelo Direito à Educação)
28/06/2012 
O pesquisador apresenta o mecanismo do Custo Aluno-Qualidade inicial (CAQi), criado pela Campanha Nacional pelo Direito à Educação, como instrumento de tornar mais equilibrado e eficaz o federalismo brasileiro no tocante à oferta de matriculas na Educação Básica.


Brasil: Que educação, para que país?
Gilmar Soares Ferreira (CNTE)
27/09/2012
A escola tem o desafio de proporcionar o conhecimento na vida das pessoas, para que estas mesmas pessoas possam se antecipar às tragédias que decorem da cultura de vilência do mundo regido pelo dinheiro fácil.


Brasil: Que educação, para que país?
Luiz Eduardo Souza (Campanha Nacional pelo Direito à Educação)
25/10/2012

 

“Da ausência do debate sobre a qualidade da escola publica na agenda política brasileira”
Marcos Taborda (UFMG) e Diogo Puchta (UFMG)
29/11/2012 
Apesar do crescimento econômico o Brasil continua a apresentar baixos índices sociais. Os pesquisadores destacam como a agenda da educação no país ainda encontra inúmeras e graves questões pendentes. Mesmo com a expansão de vagas no ensino fundamental e os bons resultados no IDEB, é impossível fechar os olhos ara questões como a não expansão da educação infantil, as grandes taxas de abandono escolar e a qualidade da educação oferecida.