Moderno, modernidade e modernização: A educação nos projetos de Brasil – séculos XIX e XX – Vol. 1

Autor(es): Natália Gil, Matheus da Cruz e Zica, Luciano Mendes de Faria Filho (Orgs.)

Sinopse

Os diversos artigos que se seguem evidenciam que o moderno, a modernidade e a modernização em diferentes contextos e em diversificadas práticas e discursos ligados a educação. Conforme o título sugere, nessas pesquisas procuramos “fazer avançar a elaboração de uma teoria sobre o lugar da intelectualidade brasileira na construção da esfera pública e produzir entendimentos sobre as noções de moderno, modernidade e modernização presentes nesses projetos”.

ISBN: 9788571605831

Formato: 16x23cm

Nº de Páginas: 240


Moderno, modernidade e modernização: A educação nos projetos de Brasil – séculos XIX e XX – Vol. 2

Autor(es): Ione Ribeiro Valle, Juliana Cesário Hamdan, Maria das Dores Daros (Orgs.)

Sinopse

Os pesquisadores aqui reunidos procuraram sistematizar e interrogar conceitos, argumentos, intencionalidades presentes em discursos e ações, marcados muitas vezes por profundas contradições, os quais atribuíram à educação, e não apenas escolar, o lugar de instância mediadora dos processos de construção de uma cultura nacional e de racionalização de manifestações culturais, científicas, educacionais e técnicas diversificadas. Este projeto reúne objetos de investigação que se organizam em torno da problematização de processos históricos, mas também teóricos, que engendram processos educacionais, tendo como eixo comum as noções de moderno, modernidade e modernização.

ISBN: 9788571606340

Formato: 16×23 cm

Nº de Páginas: 288


Moderno, modernidade e modernização: A educação nos projetos de Brasil – séculos XIX e XX – Vol. 3

Autor(es): Ilka Miglio de Mesquita, Raylane Andreza Dias Navarro Barreto, Vera Lúcia Nogueira (Orgs.)

Sinopse

Este livro tem uma função que vai além de compor uma série de textos que, de uma maneira ou de outra, tem o moderno, a modernidade e a modernização como objeto de suas análises e/ou conceitos que podem ser operados. Ele reúne pesquisadores(as) que se dedicaram, por meio de suas investigações, a compreender fenômenos que dão a ver páginas específicas da história da educação brasileira e que hoje podem ser lidas graças ao programa de pesquisa que os alicerça. Este projeto reúne objetos de investigação que se organizam em torno da problematização de processos históricos, mas também teóricos, que engendram processos educacionais, tendo como eixo comum as noções de moderno, modernidade e modernização.

ISBN: 9788571606609

Formato: 16×23 cm

Nº de Páginas: 276


Moderno, modernidade e modernização: A educação nos projetos de Brasil – séculos XIX e XX – Vol. 4

Autor(es): Marcus Vinicius C. Carvalho, Rita Cristina Lima Lages, Vera Lúcia Gaspar da Silva (Orgs.)

Sinopse

Os textos reunidos neste volume pretendem expressar o interesse em problematizar a construção da esfera pública e as interpretações sobre as noções de moderno, modernidade e modernização presentes nos projetos de educação para o Brasil nos séculos XIX e XX. De tal modo, com este quarto volume, que se agrega à serie produzida até o momento, encerra-se uma etapa de investigação conjunta que se impôs o desafio de congregar diferentes instituições e pesquisadores em diferentes etapas de formação, a fim de exercitar o diálogo crítico e plural sobre a realidade histórica dos processos educacionais brasileiros nos séculos XIX e XX

ISBN: 9788571606777

Formato: 16×23 cm

Nº de Páginas: 276