Tiago Tristão Artero

professortiago2000@gmail.com 

É Professor do IFMS-Corumbá, especialista em Neuropsicopedagogia do Desenvolvimento Humano, graduado em Educação Física pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2007), mestrando em Educação na UFMS campus Pantanal e pesquisador do grupo Núcleo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em Políticas Públicas, Direitos Humanos, Gênero, Vulnerabilidades e Violências – NEPI PANTANAL (UFMS/Cpan).

Dia da consciência humana: a mentira de quem não conhece a luta do povo negro, do mestre Moa do Katendê

Tiago Tristão Artero Roger Waters entendeu e deu o recado durante seu show no Brasil: um representante da luta se foi, e fará muita falta, no bojo da violência da extrema direita, durante as eleições presidenciais brasileiras, em 2018. Não…

Criminalização da implantação do estudo da cultura afro-brasileira e indígena (Lei 11.645/08)

Tiago Tristão Artero O estudo sobre a História e Cultura Afro-Brasileira deve ser colocado em prática, está na lei. Os motivos pelos quais ainda não foi efetivado devem ser explicitados em suas origens, para que sejam superados e a caminhada…

Monitoramento total e esgarçamento da “saúde mental”: mais uma maravilha do capitalismo

Tiago Tristão Artero Como nossa sociedade (capitalista) foi capaz de criar mecanismos de monitoramento tão refinados e sofisticados, mas a organização política não permite o direcionamento para a superação das contradições sociais? Refiro-me ao que chamo de Decreto do Monitoramento…

A Arte e a Educação: inimigas do governo

Tiago Tristão Artero Arte e Educação sofrem de um policiamento – pelo “Escola de Todos”, “Escola sem Partido”, Caixa Cultural, BB e pelas mais diversas instituições alinhadas ao governo atual – que visa garantir que somente expressões artísticas ou conteúdos…

O problema não é a Greta, são suas pautas que afrontam o capital e é a violência aplicada aos que se manifestam

Tiago Tristão Artero Comparar Greta à Malala, pode gerar alguns estranhamentos. Exaltar Malala e rebaixar a Greta significa negar a reflexão trazida por esta. Na falta de argumento e embasamento causal para criticar Greta, falam de suas expressões faciais, de…

A fragilidade das informações diante do enfraquecimento da reflexão: a internet não acabou com a ignorância

Tiago Tristão Artero Fenômeno da era da internet, a facilidade em encontrar informações sobre determinado assunto é notável. Mais do que isso, a enxurrada de informações que chegam até as pessoas não permite a devida reflexão necessária, relativa a cada…

Quando a Escola rechaça o Neoliberalismo, caridade e resiliência caem por terra

Tiago Tristão Artero A força do mercado é obscurantista e pode, de tempos em tempos, ser violenta, beligerante, a fim de gerar consentimento. Nega a ciência a fim de satisfazer interesses próprios, fortalecendo mecanismos de opressão. Somos, ao mesmo tempo,…

Por que Glenn teve que dar aula aos jornalistas sobre o que é jornalismo?

Tiago Tristão Artero A atuação dos jornalistas no programa de entrevistas na data de 02 de setembro gerou incômodo aos que, minimamente, conhecem o ofício do jornalismo e a própria Constituição. Muitas das vezes, as perguntas elaboradas denotavam uma defesa…

Ideologia cega e a destruição da Amazônia: um problema da educação

Tiago Tristão Artero Não há de se atribuir à educação a responsabilidade pelo caos social que ora se desenvolve no Brasil, uma vez que ela (a educação) é produto do próprio meio, no entanto, é fundamental entender o aspecto transformador…

A proteção da vida via educação emancipadora e ecossocialismo

Tiago Tristão Artero Em tempos de “MP da Liberdade Econômica”, as questões bizarras parecem naturalizadas em prol de um falso desenvolvimento. É o mesmo princípio que deteriorou as reservas de pau-brasil, as aldeias indígenas e, nesta semana, a vida nativa…