Sandro V. Sales Dos Santos

sandrovssantos@gmail.com 

Professor adjunto do curso de Pedagogia da Faculdade Interdisciplinar em Humanidades (FIH) e do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Mestrado Profissional: Gestão de Instituições Educacionais da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (PPGEd/UFVJM).

A Universidade “invade” a Escola Básica: o programa Pensar a Educação Pensar o Brasil na Escola Municipal Dinorah Magalhães Fabri – exclusivo

Joaquim Ramos Sandro Santos ​ “A experiência é o que nos passa, o que nos acontece, o que nos toca” (Jorge Larossa).​ ​ A Escola Municipal Dinorah Magalhães Fabri (EMDMF) e as turmas externas da Educação de Jovens e Adultos…

Vai Passar – Chico Buarque e o atual cenário político brasileiro – exclusivo

Sandro Vinicius Sales dos Santos Joaquim Ramos Num tempo Página infeliz da nossa história Passagem desbotada na memória Das nossas novas gerações Dormia A nossa pátria mãe tão distraída Sem perceber que era subtraída Em tenebrosas transações (HOLANDA, Chico Buarque…

Profissão docente: quem cuida e educa aqueles que irão cuidar educar as gerações mais novas em nossas instituições educativas? – exclusivo

Joaquim Ramos Sandro Santos Nos últimos anos, notamos uma crescente preocupação de pesquisadores, de governos e de gestores das políticas públicas, em especial das políticas para a educação, com o atual (e iminente) déficit de professores em todos os níveis…

Desperdícios de infância nos achadouros de Manoel de Barros – exclusivo

Sandro Vinicius Sales dos Santos Joaquim Ramos Acho que o quintal onde a gente brincou é maior do que a cidade. A gente só descobre isso depois de grande. A gente descobre que o tamanho das coisas há que ser medido pela…

Estranhos no ninho: a questão dos professores homens na Educação Infantil – exclusivo

Joaquim Ramos Sandro Vinicius Sales dos Santos Como pesquisadores de questões relacionadas à educação infantil, aproximamos nossas investigações para problematizar o lugar ocupado por professores homens nas instituições contemporâneas de educação infantil. Ambos os estudos (um realizado no Programa de…

A ideologia de gênero e a intervenção política no currículo escolar: “eu quero uma pra viver?” – exclusivo

Joaquim Ramos Sandro Santos Em nível nacional, o país acompanha acirrados debates em torno de diversas questões polêmicas que envolvem a população brasileira. Dentre tantas outras, um dos assuntos debatidos tem sido o da ideologia de gênero no currículo escolar.…

A arte silenciada em tempos de obscurantismo

Diamantina, 29 de setembro de 2017. Querido Joaquim, Como andam as coisas em Colômbia? Digo genericamente “coisas”, posto que me refira às infinidades de dimensões da vida cotidiana que atravessam tua estadia neste país: a pesquisa doutoral, as relações interpessoais,…

VII CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE BELO HORIZONTE: entre a farsa, a fraude (e o êxito?) – exclusivo

Sandro Vinicius Sales dos Santos Joaquim Ramos   A gestão democrática em educação tem sido alvo de muitos debates e discussões tanto no plano acadêmico quanto no plano político de nosso país. Entretanto, ainda é escassa a compreensão acerca dos…

As crianças como cidadãs de direito [de viver] ou… Sobre como se matam crianças – exclusivo

Sandro Santos Joaquim Ramos Chega estampado, manchete, retrato Com venda nos olhos, legenda e as iniciais Eu não entendo essa gente, seu moço Fazendo alvoroço demais (HOLANDA, 1981) Quando Chico Buarque de Hollanda lançou a música “O Meu Guri”,em 1981,…

O lugar dos homens e da profissionalização na Educação Infantil – uma questão para o debate – exclusivo

Sandro Vinícius S. Santos Joaquim Ramos “Homens em creches causam revolta em pais do interior de SP”, esse é o título de uma reportagem da edição de 15 de março de 2015 da Folha de São Paulo. Segundo a reportagem,…

O programa Primeira Escola e as transformações ao longo de sua existência – exclusivo

Sandro Vinícius Sales dos Santos A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) tem sido pioneira na formulação de políticas públicas aplicadas a infância. Exemplo maior dessa afirmação são as políticas construídas na ultima década e que se destinam ao atendimento das…

A Educação Infantil e as eleições: breves reflexões – exclusivo

Sandro Vinicius Sales dos Santos Neste momento decisivo das eleições majoritárias para Presidência da República em nosso país, inúmeras questões relativas ao campo educacional tem sido foco de discussão e debate no âmbito do pleito – dentre elas: aquelas relativas…

A participação das crianças em espetáculos midiáticos: entre ser criança, viver a infância e aparecer na mídia – exclusivo

Joaquim Ramos Sandro Santos A utilização de imagens das crianças feita pela televisão e por outros meios de comunicação, vez em quando, aparece como tema de acirrados debates. Seja participando, esporadicamente, de programas de auditório ou protagonizando enredos como atores-mirins,…

Pequenos apontamentos sobre a banalidade do mal

Joaquim Ramos Sandro Santos Por que mente o homem? mente mente mente desesperadamente? Por que não se cala, se a mentira fala em tudo que sente? Carlos Drummond de Andrade Antologia Poética, 1982 Estamos em uma época de extremismos. A…

As Especificidades da Coordenação Pedagógica da e na Educação Infantil – Sandro Santos

Sandro V. S. dos Santos Quem são as/os profissionais que realizam a gestão pedagógica do trabalho desenvolvido no âmbito das instituições de Educação Infantil? Quais são os saberes e os fazeres constituintes da prática dessa/e profissional que se responsabiliza pela…