Raquel Speck

Raquel Angela Speck é do Paraná e reside na cidade de Marechal Cândido Rondon. Possui graduação em Pedagogia (2004) pela Universidade Estadual do Paraná (UNIOESTE). Mestrado em Educação (2012) pela mesma instituição. Possui experiência na docência da Educação Básica e na formação docente. É doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (UEM), onde pesquisa a regulação das políticas de gestão escolar. É professora na Universidade Federal do Paraná (UFPR), onde ministra as disciplinas de Políticas Educacionais, Gestão Escolar, Fundamentos da Educação, História da Educação, Legislação e Diretrizes Educacionais.

Os Professores, as tecnologias e a formação

Eliana Santana Lisbôa Raquel Angela Speck A utilização das tecnologias digitais vem se consolidando e assumindo posição de destaque, como ferramentas necessárias do mundo contemporâneo, contribuindo para nos manter informados e em constante comunicação. Elas assumem um papel de grande…

Sobre a escolarização sem aprendizagem, o aprofundamento da desigualdade social e os assuntos proibidos

Raquel Speck Este ano o Banco Mundial publicou o Informe sobre o desenvolvimento mundial 2018, cujo tema central é a crise da aprendizagem verificada em diferentes sistemas educacionais pelo mundo. A premissa essencial do documento é a de que escolarização…

Erros na aprendizagem: como lidar com eles?

Raquel Angela Speck Camila Werle Ao longo da vida adquirimos experiências diversas, algumas bem sucedidas, outras nem tanto. Através das tentativas experimentamos o êxito ou o fracasso. Todos nós sabemos comemorar muito bem o sucesso, vibramos com ele, nos alegramos,…

Necessidades e descompassos no “Novo Ensino Médio”: qual a saída?

Raquel Angela Speck Ana Paula Carvalho do Carmo   Pedro Demo, estudioso contemporâneo, muito bem destacou que a característica emancipatória da educação, exige a pesquisa como método formativo. Segundo ele, somente um ambiente de sujeito é capaz de gestar sujeitos…

Desafios nacionais para os anos Finais do Ensino Fundamental

Raquel Angela Speck   Qual é a situação do Ensino Fundamental nos anos finais, atualmente, no Brasil? Qual a capacidade que o sistema público de ensino tem demonstrado no que diz respeito a produzir uma boa aprendizagem nesta etapa da…

O que temos após três anos de Plano Nacional de Educação? Parte II

Raquel Angela Speck Eliana Santana Lisbôa   Em continuidade à análise sobre a situação do Plano Nacional de Educação (PNE) após os três primeiros anos de vigência, avaliaremos hoje a Meta 3, que diz respeito ao Ensino Médio. A idéia…

O Estágio Supervisionado: reflexões e práticas na formação do professor à luz da Didática

Eliana Santana Lisbôa & Raquel Angela Speck O Estágio Supervisionado constitui uma atividade que propicia ao aluno aplicar os conhecimentos adquiridos no percurso formativo e o confronto desses conhecimentos na sua prática. Para além disso, serve para refletir esta realidade…

O que temos após três anos de Plano Nacional de Educação? – Parte I

Raquel Angela Speck Aprovado em 2014 e com vigência até 2024, o Plano Nacional de Educação (PNE), Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014, está muito longe de ter suas metas concretizadas, inclusive aquelas para as quais o…