Nelson Pretto

Professor Titular (e ativista) da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Doutor em Comunicação (USP, 1994). Bolsista do CNPq. Conselheiro da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Membro da Academia de Ciência da Bahia. Foi diretor da Faculdade de Educação da UFBA (2000 a 2008) e titular do Conselho de Cultura do Estado da Bahia (2007 a 2011). É editor da Revista entreideias: educação, cultura e sociedade (www.revistadafaced.ufba.br). Foi membro da diretoria colegiada do Sindicato dos Professores no Estado da Bahia – SINPRO (1979/1981).

História de um professor: 40 anos de luta

Nelson Pretto No último dia 19 de abril, completei 40 anos como professor da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Minha carteira profissional foi assinada no dia 19 de abril de 1978, mas desde o começo de março daquele ano eu…

Mais promessas para a educação?

Nelson Pretto Tempo de eleição, tempo de promessas, muitas promessas. A educação sempre esteve no foco das campanhas, demonstrando a importância da área. Mas isso não basta. Não esperamos dos candidatos propostas com um profundo nível de detalhamento, mas, sim,…

Empresta a senha do wifi?

Nelson Pretto Não temos… Não dou, não! Essas, seguramente, serão as respostas que mais ouviremos se continuarem as operadoras de telecomunicações insistindo na ideia de limitar o chamado consumo de dados na internet. Para melhor entender a questão, necessário se…

Axé para a Oi Kabum!

Nelson Pretto Em novembro, comemoramos aqui na Bahia os 25 anos do Projeto Axé, com festa e, ao mesmo tempo, preocupação com a sua manutenção, que vem se dando a duras penas. Desde há muito o Axé vem lutando para…

Dia do professor, dia de festa – exclusivo

Nelson Pretto Em 24 de agosto de 1974 tive minha primeira carteira assinada como professor. A escola era uma daquelas conhecidas, na Bahia de ontem, como “fábricas” e ficava ali em Nazaré, bem pertinho do tradicional e púbico Colégio Severino…