Marcus V. Corrêa Carvalho

marcuscarvalho.uff@gmail.com 

Possui Licenciatura em História pela Universidade Federal de Ouro Preto , Mestrado em História pela Universidade Estadual de Campinas , Doutorado em História pela Universidade Estadual de Campinas e Pós-Doutorado em História da Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais . Atualmente, é Professor Adjunto, DE, em nível de graduação e de pós-graduação stricto sensu, na Faculdade de Educação da Universidade Federal Fluminense (UFF), na área de História da Educação.

Da Arte de Organizar o Circo a partir da Jaula dos Macacos: putsch e democracia dos ridículos – exclusivo

Marcus Vinicius Corrêa Carvalho Para Maria do Carmo Xavier, de grata memória. ​ Mahatma Gandhi dissera, certa vez, que a democracia como conhecemos não passa de fascismo diluído. Certamente, a contundência da assertiva exacerba-se na medida mesma em que Gandhi…

Universidade Pública Brasileira nas Rodas de Conversa da FE/UFF – exclusivo

Marcus Vinicius Corrêa Carvalho O olho aberto e curioso, que se esforça por especular contra si, e apesar de si, sobre os problemas em que se enredou, motivou, mais uma vez, ao longo da greve nacional das universidades públicas no…

Universidades: interesse público e limites da crítica – exclusivo

Marcus Vinicius Corrêa de Carvalho   A crise da instituição universitária muitas vezes é tratada como decorrência de diagnóstico melancólico de um mal-estar relativo a certo sentimento nostálgico que se ressente da perda de uma posição enobrecedora, circunspecta e ilustre…

Universidades e espaço público no Brasil: tensões e conexões – III – exclusivo

Marcus Vinicius Corrêa Carvalho As universidades brasileiras, sendo indissociáveis da história das disputas que forjam o espaço público no Brasil, devem, ainda, ser consideradas, para além dessas disputas de livre opinião, no âmbito das tensões que a constituem como coisa…

Universidades e espaço público no Brasil: tensões e conexões – II – exclusivo

Marcus Vinicius Corrêa Carvalho  Continuação do texto elaborado para a mesa redonda de mesmo nome realizada no Seminário “Educação no espaço público: a comunicação pública da pesquisa em educação no Brasil”, FaE-UFMG. Uma vez que educação e saber dissociam-se, a…

Rodas de Conversa: interesse público, acolhimento ético, ação formativa – exclusivo

Marcus Vinicius Carvalho Agir e estar junto definem uma relação especial, dando a ver que a noção de atividade humana abrange os condicionamentos próprios do fato de as pessoas viverem juntas, não sendo possível imaginar quaisquer ações humanas fora da…

Tempo de Crisálida: acolhimento ético, amizade política, ação formativa – exclusivo

Marcus Vinicius Corrêa Carvalho  Uma alegria partilhar este espaço com colegas e leitores, uma satisfação esta oportunidade de intervir neste diálogo amplo e crítico sobre educação. Venho a ele certo de que se posicionar nele implica a assunção da responsabilidade…

Limpeza Total: ação formativa popular, história e educação vistas de baixo

Marcus Vinicius Corrêa Carvalho Meu interesse de intervenção no diálogo crítico promovido neste espaço privilegiado de debate educacional é por em foco e destaque a noção de ação formativa popular, pensada como uma ampla gama de atividades responsáveis pelo fomento…