Marcus Aurélio Taborda

marcustaborda@uol.com.br 

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná, especialização em Filosofia da Educação pela PUC/PR e doutorado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. É membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas História, Educação, Modernidade, da UFPR. Atua na graduação em Educação Física, junto no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer e ao Centro e Memória da Educação Está vinculado ao Departamento de Ciências Aplicadas da Educação, ao Centro de Estudos e Pesquisas em História da Educação – GEPHE, e ao Programa de Pós-Graduação em Educação e Inclusão Social, da Faculdade de Educação.

Sobre a política: o que pode, afinal, a educação? – exclusivo

Marcus Aurelio Taborda de Oliveira   Apesar de propostas horrendas e claramente retrógradas, como a tal Escola sem Partido que, afinal, queiramos ou não, representa o pensamento de parte da população brasileira, as iniciativas de intervenção do governo golpista são…

Da educação pública e seus defensores (ou o difícil equilíbrio entre ignorância e ideologia) – exclusivo

Marcus Aurelio Taborda de Oliveira Na semana passada acompanhamos um conjunto de manifestações que estranhavam a audiência do ministro da educação com o ator Alexandre Frota e outros dois representantes do “movimento” Revoltados Online, que defende, entre outras coisas, a…

Era uma vez, no reino encantado da tecnocracia, um ministro que não gostava da educação… – exclusivo

Marcus Aurelio Taborda de Oliveira A tecnoburocracia não é prerrogativa do atual governo ou dos Partidos que lhe dão sustentação. Mas não deixa de ser chocante como recentemente elesabriram mão de quaisquer princípios históricos – dirão alguns que isso não…

Beto Richa e a violência do estado contra os professores no Paraná: expressão do DNA da cultura política brasileira? – exclusivo

Marcus Taborda de Oliveira Muito se fala sobre a crise da educação e a crise da escola pública brasileira. Assim como muito se fala da falta de qualidade dos trabalhadores brasileiros. Este é um discurso recorrente de grupos governantes –…

Desaprender política: ainda sobre a condenação de Luiz Inácio Lula da Silva

Marcus Aurelio Taborda de Oliveira Alexandre Fernandez Vaz Em março de 2016 escrevíamos neste mesmo espaço sobre a condução coercitiva do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, determinada pelo Juiz Sérgio Moro. Naquela ocasião deixávamos clara uma preocupação: a atitude…

Educação política: pra quê?

Marcus Taborda Na semana passada, em um evento em São Paulo patrocinado por uma corretora de seguros, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso afirmou que o Brasil não pode ser governado por analfabetos. A aparente alusão à Lula, mais do que…

Das lições da grande política: contra a corrupção, com espírito republicano

Alexandre F. Vaz Marcus Taborda A condução coercitiva de Luiz Inácio Lula da Silva, ocorrida na última sexta-feira, foi amplamente noticiada em boa parte do mundo, com diferentes graus de surpresa. Dois dos principais jornais de Turim, região industrializada ao…