Marcelo S. De S. Ribeiro

marcelo.ribeiro@univasf.edu.br 

Possui graduação em Psicologia pelo Centro de Ensino Superior de Maceió (1994), Especialização em Educação Especial (UFAL/1994) e Educação a Distância (SENAC ? AL/2011), Mestrado em Educação em Pesquisa – Université du Québec (2003) e doutorado em Ciências da Educação – Université du Québec à Chicoutimi / Université du Québec à Montréal (2013). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Vale do São Francisco, lotado no Colegiado de Psicologia, professor do Mestrado em Psicologia (Univasf), professor programa de Mestrado em Formação Docente da Universidade de Pernambuco – UPE (Campus Petrolina) e editor da Revista de Educação do Vale do São Francisco – Revasf.

Aprendendo com a ansiedade e a depressão dos nossos filhos

Marcelo Silva de Souza Ribeiro Este escrito vem a mim na condição de pai, de psicólogo, de pesquisador, de professor e de supervisor de estágio. Contudo, falar de e para os pais¹ que vivem situações onde seus filhos expressam ansiedade…

Bang-Bang: vamos matar crianças?

Marcelo Silva de Souza Ribeiro   É claro que existe uma diferença entre o que é dito e o que se faz, entre o discurso e a ação. Contudo, palavra e gesto não estão dissociados e os processos educativos evidenciam…

Pelo sorriso das crianças: em defesa do brincar

Marcelo Silva de Souza Ribeiro Thiago Silva de Freitas Santos     E a pergunta roda E a cabeça agita Eu fico com a pureza Da resposta das crianças É a vida, é bonita E é bonita (O que é,…

Contextos de desenvolvimento autoritário e a autonomia corrompida das nossas crianças

Marcelo Silva de Souza Ribeiro   O professor do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, Yves de La Taille, considera que os contextos autoritários são menos favorecedores para o desenvolvimento da autonomia das crianças, pois há menos espaços…

Estamos a superar o “desvalor” da educação infantil? – exclusivo

Marcelo Ribeiro ​ Infelizmente há uma inversão perversa em relação a valorização às etapas da educação escolar. Nesse sentido, quanto mais inicial a etapa escolar, menos valorizada ela é. Essa constatação se sustenta sob vários aspectos. Dentre eles é possível…

Os ideais democráticos e a educação infantil – exclusivo

Marcelo Ribeiro ​ Não há nada mais absurdo para não dizer hipócrita do que a ideia de uma educação que não seja de uma ordem política. A grande questão é de que tipo de política estamos falando ou ensejando na…

A “escola sem partido” e a educação infantil – exclusivo

Marcelo Ribeiro ​ Uma das polêmicas discussões que tem sacudido o campo da educação é a controversa “escola sem partido” ou “escola livre”. Em alguns municípios e mesmo em estados da federação, tal proposta está sendo tramitada no poder legislativo…

A difícil tarefa de ser pai / mãe em tempos de consumo – exclusivo

Marcelo Silva de Souza Ribeiro As teorias que versam sobre a categoria identidade, em suas matizes contemporâneas, são convergentes ao tratá-la numa perspectiva processual, ou seja, a identidade estaria sempre em movimento. Nesse sentindo é possível dar conta de como…

Pais que brincam dão mais limites aos filhos – exclusivo

Marcelo Ribeiro Contrariando o senso comum, a brincadeira é uma coisa muito séria, pelo menos em termos de importância para o desenvolvimento infantil e para a relação entre pais e filhos. É relativamente convencionado que a brincadeira é uma distração…

Conta da Educação Infantil – exclusivo

Marcelo Silva de Souza Ribeiro O dia 12 de outubro foi o chamado dia das crianças e recentemente, o dia do professor. Mesmo não sendo afeito a produzir mais mensagens e fotos nos dias comemorativos (porque ao ver tantas mensagens,…

Por que o bônus regional é ilegítimo? O caso Univasf – exclusivo

Marcelo Silva de Souza Ribeiro Antes de mais nada é importante sublinhar que as chamadas políticas reparadoras, portanto, inclusivas em sua perspectiva maior, são necessárias, sobretudo em um pais com marcas profundas de desigualdades, como é o caso do Brasil.…

Pela via da emancipação: educação integral e cidade educadora – exclusivo

Marcelo Silva de Souza Ribeiro   Sem adentrar nos corredores da história, o sentido de “educação emancipadora” assume o entendimento de que o Brasil sairá da situação de precariedade social (desigualdades que tornam o país com enormes fossos sociais, regionais,…

Um Diálogo Sobre o Suicídio

Marcelo Silva de Souza Ribeiro   Confesso que me sinto incomodado ao abordar a temática suicídio, mas não tem nada a ver com o errôneo entendimento que leva o tema a ser, eventualmente, um tabu. Esse meu incômodo passa também…

A relação permissiva não prepara as crianças e adolescentes para vida

Marcelo Silva de Souza Ribeiro   Sem termos uma visão ingenuamente romântica a respeito da educação do passado e os valores culturais outrora estabelecidos, comparar, contrastivamente, o ontem com o hoje nos ajuda a compreender algumas das singularidades que caracterizam…

Estamos a superar o “desvalor” da educação infantil? – Marcelo Ribeiro

Estamos a superar o “desvalor” da educação infantil? Marcelo Ribeiro Infelizmente há uma inversão perversa em relação a valorização às etapas da educação escolar. Nesse sentido, quanto mais inicial a etapa escolar, menos valorizada ela é. Essa constatação se sustenta…

O que pode a educação (democrática) contra um possível “proto-fascismo do século XXI”?

Marcelo Silva de Souza Ribeiro Atualmente, nós brasileiros, estamos sendo assolapados por uma série de acontecimentos que, no mínimo, causam perplexidade, temor e tremor. Embora ainda identifique sentido na classificação entre a esquerda e a direita política, os nossos atores…

A terceirização da educação escolar – golpes no público

Marcelo Silva de Souza Ribeiro Hodiernamente, há uma tendência em creditar a eficiência, e porque não dizer, maior competência, na delegação de gerenciamentos da coisa pública à empresas, organizações e mesmo à terceiros. Essa tendência, que teve sua epopeia já…