Isaac Roitman

Doutor em Microbiologia, professor emérito da Universidade de Brasília, coordenador do Núcleo de Estudos do Futuro (n.Futuros/CEAM/UnB), presidente do Comitê Editorial da Revista Darcy/UnB e membro tiular de Academia Brasileira de Ciências. Ex-decano de Pesquisa e Pós-Graduação da UnB, ex-diretor de Avaliação da CAPES, ex-coordenador do Grupo de Trabalho de Educação, da SBPC, ex-sub-secretário de Políticas para Crianças do GDF. Autor, em parceria com Mozart Neves Ramos, do livro A urgência da Educação.

Primeira Infância: Carta ao Governador – exclusivo

Isaac Roitman No dia 07 de dezembro de 2015 o Governador do Distrito Federal,  no Palácio do Buriti, assinou o Projeto de Lei da Primeira Infância em uma solenidade onde a maioria dos presentes tinha menos de sete anos.  Na…

Políticas de estado para a Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação – exclusivo

Isaac Roitman O Brasil, ao contrário dos chamados países centrais, não tem a tradição de elaborar e desenvolver projetos de longo prazo. Em algumas dimensões como energia, habitação, recursos hídricos, competitividade, educação, ciência, tecnologia e inovação é fundamental o estudo…

Pedagogia dos avós – exclusivo

Isaac Roitman Antigamente a expectativa de vida não permitia que muitos avós pudessem acompanhar o desenvolvimento de seus netos. A maior longevidade dos seres humanos tem modificado de forma importante as configurações familiares e os laços entre as gerações. Hoje,…

Plano Nacional de Educação: Primeiro ano – exclusivo

Isaac Roitman Em 25 de junho de 2014 a Presidenta da República sancionou a lei nº 15.500, o Plano Nacional de Educação (PNE) que estabelece as diretrizes, estratégias e metas na área da Educação no período 2014-2024. Essa é a…

Não podemos desperdiçar nossos talentos – exclusivo

Isaac Roitman Howard Gardner define talento “por um arranjo complexo de aptidões ou inteligências, habilidades instruídas e conhecimento, disposições de atitudes de motivações que predispõem um indivíduo a sucessos em uma ocupação, vocação, profissão, arte, ou negócio”. O talento é…

Ocupação das escolas

Isaac Roitman Os jovens no Brasil têm contribuído ativamente na construção de um país melhor, sendo protagonistas de transformações importantes e defendendo sempre os direitos da sociedade. O primeiro registro histórico desse protagonismo é de 1710, quando mais de mil…

Estudar e aprender

Isaac Roitman Há alguns anos visitei as unidades em Natal e Macaíba do Centro de Educação Científica do IINN-ELS cujo principal objetivo é promover a educação científica para alunos do ensino fundamental II da rede pública que não está ao…

A educação científica no Brasil – Isaac Roitman

Isaac Roitman O ensino de ciências na educação básica do Brasil carece de qualidade devido a múltiplos fatores: 1. Formação deficiente dos professores e ausência de meios e estímulos em sua atualização; 2. Material pedagógico desatualizado; 3. Ausência de laboratórios;…

A educação é a única solução

Isaac Roitman O título desse artigo foi dito pela jovem paquistanesa de 17 anos, Malala Yousafzai ao saber da concessão  do prêmio Nobel da Paz de 2014 dividido com o ativista do direito às crianças, o indiano Kailash Satyarthi.  Ela…