Christian Lindberg Do Nascimento

Professor do Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Sergipe (UFS), além de compor o corpo docente dos programas de pós-graduação em Filosofia da UFS e da UPFE. Formado em Filosofia (UFS), com mestrado em Educação (UFS) e doutorado em Educação (UNICAMP), faz estágio de pós-doutoramento em Educação na UNICAMP. Desenvolve pesquisas nas áreas: Ética e Filosofia política, Ensino de Filosofia e Filosofia da Educação. Coordena o programa Residência Pedagógica de Filosofia (UFS) e é integrante do Grupo de Trabalho Filosofar e ensinar a filosofar da Associação Nacional de Pós-graduação em Filosofia (ANPOF). É membro da Associação Latino-americana de Filosofia da Educação (ALFE) e integra o conselho fiscal da Sociedade Brasileira de Filosofia da Educação (SOFIE).

Família e poder paterno: (des)construindo conceitos em tempos de projeto Escola sem partido – exclusivo

Prof. Dr. Christian Lindberg L. do Nascimento O texto constitucional é explícito, em seu artigo 205, quando afirma que a educação é um direito de todos e dever do Estado e da família. Por outro lado, a legislação infraconstitucional faculta,…

Escola sem partido: a nova fase do conservadorismo na educação – exclusivo

Christian Lindberg L. do Nascimento A recente aprovação do projeto de lei conhecido como Escola Livre, pela Assembleia Legislativa de Alagoas, gerou certo desconforto entre aqueles que defendem a democracia e, principalmente, o caráter plural da educação. Entretanto, os legisladores alagoanos…

PNE e a expansão das universidades federais – exclusivo

Prof. Dr. Christian Lindberg L. do Nascimento A expansão das universidades federais demonstrou ter sido, do ponto de vista quantitativo, um sucesso. Em 10 anos, as matrículas saltaram de pouco mais de 500 mil para quase 1,1 milhão. Consequentemente, aumentou…