Ana Luiza Jesus Da Costa

anajcosta@gmail.com

Possui graduação em História pela Universidade Federal Fluminense,mestrado em Educação Cidadania e Exclusão – Universidade Estadual do Rio de Janeiro e doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo.

A cultura do golpe em diversas escalas da vida política e institucional em nosso país – exclusivo

Ana Luiza Jesus da Costa ​ O dia 08 de novembro de 2016 ficará marcado na história da Universidade de São Paulo como marco de uma profunda mudança em sua estrutura e tradição de Instituição de Ensino Superior pública. Neste…

Dos juízos sobre a irresponsabilidade – exclusivo

Ana Luiza Jesus da Costa ​ Houve ou não o crime de responsabilidade pelo qual foi julgada a presidenta Dilma Rousseff? Findo o processo, parlamentares que votaram pela cassação do mandato de Dilma afirmaram à imprensa que não houve crime…

Dois mil e quinze: o ano que foi salvo pelos estudantes secundaristas – exclusivo

Ana Luiza Jesus da Costa Chegamos ao final de 2015, um ano extremamente difícil para a educação no Brasil. A (i)racionalidade econômica neoliberal impôs-se mais firmemente sobre os direitos sociais. Para que o “Deus Mercado” não ficasse nervoso, foi preciso…

Em meio à crise na educação, celebrar a história humana que “morrendo nasce e rompendo cria” – exclusivo

Ana Luiza Jesus da Costa A Universidade de São Paulo marcou o dia do professor com protestos. A reestruturação que vem sendo promovida de maneira antidemocrática na instituição não nos deixa muitos motivos para comemorar. Em termos gerais, a condução…

Quando a realidade lancinante invade o seu plano de aula – exclusivo

Ana Luiza Jesus da Costa Sou professora em um curso de graduação em pedagogia. O tema da aula dessa semana seria “o direito à educação”. Na verdade, trata-se de um curso de História da Educação Brasileira em que começamos nos…

Se as pessoas não cumprem as leis é porque não foram bem educadas para isso? – exclusivo

Ana Luiza Jesus da Costa O debate em torno da redução da maioridade penal tem sido bastante acirrado, muito tem sido produzido sobre o tema, desde análises até slogans. A gravidade do momento justifica o máximo de alarde. Esse pequeno…

Formação profissional além das salas de aula e os casos de machismo, racismo, violência sexual no meio universitário – exclusivo

Ana Luiza Jesus da Costa Inicio esta breve reflexão alertando às leitoras e leitores que não falo a partir do lugar de uma pesquisadora ligada aos estudos de gênero, campo bastante prolífico nas ciências humanas e sociais há algumas décadas.…

A secular urgência de uma Educação das Relações Étnico-raciais

Ana Luiza Jesus da Costa Passados dez anos da Resolução nº 1 de 17 de junho de 2014 que instituiu as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-raciais e para o Ensino de História e Cultura Africana e…

Nem ternos comprados em Miami podem cobrir o desnudamento do projeto privatista representado por Alkmin e Nalini

Ana Luiza Jesus da Costa Pode um Secretário de Estado de Educação defender publicamente, na página oficial de sua secretaria, que a educação não deve ser um direito social e um dever do Estado? Podendo ou não, esse é o…

Crise Universitária e a penalização de mulheres e crianças: o caso das creches da USP

Ana Luiza Jesus da Costa Hoje é dia 8 de março de 2015 e, há poucas semanas, profissionais das creches da Universidade de São Paulo, pais e mães de crianças lá acolhidas, estudantes, funcionários e professores foram surpreendidos com o…

As urnas e o saber popular: digressão pelos fios da história – exclusivo

Ana Luíza Jesus da Costa Com a proximidade das eleições – as presidenciais têm sempre maior intensidade – o tema educação ganha centralidade na cena política. Seu significado político em termos mais amplos é inegável. Há muito tempo ela é…

A Greve nas Universidades Estaduais Paulistas: o que está em jogo? – exclusivo

Ana Luiza Jesus da Costa Em uma Universidade que funciona razoavelmente, você encontra pessoas que trabalham o tempo todo porque elas adoram o que estão fazendo. É o que elas querem fazer. Elas recebem a oportunidade, têm os recursos e…