Aleluia H. L. Teixeira

aleluiahl@yahoo.com.br

Possui Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais ; Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais ; Especialista no Ensino da Educação Física (PUC-Minas) e graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Minas Gerais . Atualmente é diretora de unidade – Colégio Santo Agostinho – Contagem.

O Tempero de nossas vidas

(A reflexão abaixo foi escrita antes da tragédia, razão pela qual não há nenhuma menção ao episódio). Aleluia Heringer Quem trabalha dentro de uma instituição escolar por décadas tem o privilégio de acompanhar de perto as mudanças cada vez mais…

A lição que nos resta aprender

Aleluia Heringer A instituição escolar é um sistema aberto, portanto, sensível àquilo que está no seu entorno. Muros ou catracas são incapazes de bloquear modos, modas e costumes, que entram e saem, assim como quem por suas portas passa. Seria…

A escola e a lógica do pódio

Aleluia Heringer Lisboa O pódio é, por natureza, um lugar solitário. São apenas três lugares, hierarquicamente estabelecidos por destaque, 1º, 2º e 3º; materialmente representados pelo ouro, prata e bronze, faixas ou coroas. Um dia, em algum lugar, começaram a…

Era uma escola muito engraçada… – exclusivo

Aleluia Heringer Lisboa ​ Lembram-se da música do poeta Vinícius de Moraes – “era uma casa muito engraçada, não tinha teto, não tinha nada”? Pois, então, tentei compor uma paródia, utilizando a palavra “escola” no lugar de “casa”, mas não…

De qual Educação Física estamos falando? – exclusivo

Aleluia Heringer Lisboa ​ No dia 22 de setembro, no anúncio da Medida Provisória (MP) que reestrutura e flexibiliza o ensino médio no país, por algumas horas a Educação Física, Arte, Sociologia e Filosofia “saíram do ar”. Logo, a grande…

Jogar, lutar e estudar como mulher! – exclusivo

Aleluia Heringer Lisboa ​ As atletas brasileiras ganharam destaque na mídia nos Jogos Olímpicos 2016, pela demonstração de força e garra. Lutar e jogar como mulher ganhou um tom imperativo, ao mesmo tempo irônico. No subtexto, um recado para os…

O mundo do “todo mundo” – exclusivo

Aleluia Heringer Lisboa ​ O WhatsApp Messenger alcançou, em fevereiro de 2016, a marca de 1 bilhão de usuários. Mensagens instantâneas ligam (e algumas vezes desligam) pessoas e grupos, estejam eles próximos ou do outro lado do oceano. Esta inegável…

O vento mudou: há algo novo no ar – exclusivo

Aleluia Heringer Lisboa Certos sintomas decorrentes do modo de ser e de viver de uma dada sociedade são notados de forma privilegiada no ambiente escolar. Isto decorre de ser este um lugar social privilegiado com três importantes variáveis: o tempo…

A ética da compreensão

Aleluia Heringer Há um sentimento geral de que mudaram as estações e que, sim, muita coisa mudou. O efeito instantâneo e ruidoso das redes sociais, onde todos têm opinião formada sobre tudo, está amplificado. As pessoas se precipitam, apontam erros,…

Que a escola fale pela escola – exclusivo

Aleluia Heringer Lisboa Causa-nos estranheza saber que um dia, por conta do Decreto Federal n.6.947 de 08 de maio de 1908, o Tiro de Guerra e Exercícios Militares se tornaram obrigatórios no Ensino Secundário do Brasil. A interferência da instituição…

Palavras ou pedras? A agressividade nas redes sociais e a escola – exclusivo

Aleluia Heringer Lisboa Resolver um conflito utilizando a palavra, e não uma pedra, foi um grande avanço na história da humanidade. Esse exercício de autocontenção possibilitou aos homens fazer acordos, parcerias e compartilhar espaços. Afinal, por meio da palavra tornou-se…

Coisa ou alguém?

Aleluia Heringer Lisboa   ─ Aleluia, você poderia nos ajudar? disse a professora do 4º ano do Ensino Fundamental. – É que no livro de geografia consta que o animal é recurso natural renovável. As crianças estão aceitando esta afirmação,…

Homo Sonorus: faço barulho, logo existo – exclusivo

Aleluia Heringer Lisboa Invadiram todos os espaços e os preencheram com sons, ruídos. Não se sabe quem. O sujeito é indeterminado. Em qualquer hora do dia ou da noite, algum som invadirá o seu espaço aéreo e sonoro. Nos centros…

Mobilizar para o Saber – exclusivo

Aleluia Heringer Lisboa No Brasil as estações são pouco demarcadas, ainda assim, a natureza está a todo o tempo nos falando dos ciclos, da renovação e dos eternos e benditos recomeços. É o que contemplo agora no pátio da escola,…

“E o sistema que ruiu” – exclusivo

Aleluia Heringer Lisboa Imaginem uma escola onde fosse possível usufruir da excelência escolar, da cultura, da liberdade, de competentes professores com bons salários, de alto índice de aprovação nos vestibulares, de projeção alcançada na vida adulta, entre outras particularidades! Além…

Paredes que educam

Aleluia Heringer As paredes educam. Esta é uma afirmação de Vinão Frago e Escolano, dois historiadores espanhóis, pesquisadores da arquitetura escolar. Teto alto ou baixo, muros, grades, espaços livres, interdições, luz natural ou artificial, cimento ou área verde. As paredes…

Parques Infantis: seguros, previsíveis e estéreis? – exclusivo

Aleluia Heringer Lisboa Aquele quintal da casa de nossos avós ou pais povoa o imaginário de muitos da minha geração. Guardava tanto a possibilidade de explorar e criar, quanto a ameaça e o perigo. Esse era o espaço, além da…

O cai não cai da educação escolar

Aleluia Heringer Lisboa O jogo Cai Não Cai é muito antigo e, mesmo repaginado, é produzido até hoje. É um tubo de plástico perpassado por varetas, com o intuito de segurar várias bolinhas. O jogo consiste em ir retirando as…

A proteção que desprotege – exclusivo

Aleluia Heringer Lisboa Naquela tarde de 1968, primeiro dia de aula, chorei muito. Não queria ir para a escola. Criança criada no meio do mato tinha medo daquele mundão desconhecido e de gente grande. Agarrei a minha irmã, enquanto a…

Tecnologia Digital e a Educação: do choque à esperança – exclusivo

Aleluia Heringer Lisboa Como transformar a escola em uma rede e o aprendizado em uma conquista? Como explorar a inteligência coletiva e alavancar a colaboração dos alunos? Como utilizar a tecnologia como aliada e envolver família e comunidades? Por fim,…

Quem é o “galo” da escola? – exclusivo

Aleluia Heringer Lisboa Teixeira O que leva as escolas a ensinarem aquilo que ensinam? De onde parte a orientação para que as disciplinas tenham determinada carga horária e não outra?  Qual o motivo de termos currículos que se diferenciam de…

A distância que nos falta

Aleluia Heringer Lisboa Num tempo não muito distante, a forma de se apresentar para as pessoas era, na sua essência, bem diferente da forma como é feita hoje. Para falar algo como comunicar um nascimento, morte, receber os parabéns de…

Uma escola que mereça “Éricas e Larissas”

Aleluia Heringer Lisboa No final de 2015 participei de algumas entrevistas para a seleção de professores. Na ocasião reencontrei uma ex-aluna. Havia se formado em Letras e concluído o Mestrado pela UFMG. Fala três idiomas, além do português, e é…